fbpx

Nos dias atuais, em algum momento do seu dia a dia certamente você já ouviu falar de aromaterapia, não é mesmo?

Se até o dia de hoje você não sabia o que era aromaterapia e para que ela serve, pode ficar tranquila (o) que iremos passar tudo para você por aqui. 

A aromaterapia é uma terapia alternativa ainda pouco conhecida e levada a sério aqui no Brasil. Muitas pessoas que não entendem dessa arte a vêem como charlatanismo, o que não é nem um pouco verdade. 

Os povos mais antigos, como os egípcios, chineses, indianos, gregos e romanos, usavam óleos, incensos e demais perfumes para proporcionar rituais de cura pelo cheiro.

Era muito comum que os cheios fossem usados para estética e para os seus rituais de cura.

Já em meados do século XX, a aromaterapia nasce como uma verdadeira vertente medicinal, sendo reconhecida como uma forma de terapia válida. 

Para se ter uma ideia da sua importância, segundo a própria Associação Brasileira de Medicina Complementar, a aromaterapia é definida como um poderoso tratamento de cura que é feito por meio do olfato, com o auxílio de óleos específicos e essenciais. 

A aromaterapia, resumidamente, fornece a ajuda de cura pelo ato de cheirar. A aromaterapia é considerada como:

  • Medicina natural;
  • Medicina alternativa;
  • Medicina preventiva;
  • Medicina curativa. 

No link a seguir, o que é aromaterapia e para que serve você pode verificar maiores informações acerca da aromaterapia. 

AROMATERAPIA

Porque usar óleos essenciais?

Os óleos essenciais fazem parte fundamental do processo de aromaterapia. Eles são substâncias químicas derivadas das plantas (exemplo: flores, folhas, frutos e raízes). 

Os óleos não são gordurosos, eles são líquidos que se solubilizam na fase oleosa e não na água. A composição dos óleos orgânicos é muito completa.

Eles são produzidos pelas plantas essencialmente para protegê-las de parasitas, luz solar e doenças, e também para ajudá-las a fertilizar e também a polinizar. 

Para que uma aromaterapia seja eficaz, é muito importante que o óleo essencial utilizado na mesma seja de extrema qualidade, o método de aplicação seja feito corretamente e que o aromaterapeuta, profissional que trabalha com aromaterapia, seja experiente e saiba realizar o procedimento e conheça a qualidade dos óleos.

No link a seguir óleos essenciais você encontra uma ampla variedade de óleos essenciais de primeira qualidade para serem usados nas sessões de aromaterapia. 

Alguns benefícios dos óleos essenciais na aromaterapia

A aromaterapia com óleos essenciais ministrada corretamente por um aromaterapeuta, pode afetar positivamente o humor das pessoas que recebem o tratamento. 

A aromaterapia serve também para: 

  • Combater a insônia;
  • Ajudar na diminuição do estresse;
  • Combater a ansiedade; 
  • Aliviar dores;
  • Trabalha contra a depressão;
  • Possui propriedades bactericidas;
  • Propriedades antifúngicas 
  • Propriedades antivirais; 
  • Penetra com facilidade na membrana celular das pessoas. 

Considerações finais sobre a aromaterapia e os óleos essenciais

Como vimos acima, a aromaterapia é um processo terapêutico que traz muitos benefícios para quem a utiliza, não fazendo nenhum mal para a saúde das pessoas. 

E você? Já fez algum experimento relacionado à aromaterapia? Nos conte por aqui o que você achou e como foi a sua experiência. 

Comente a sua dúvida

%d blogueiros gostam disto: