Quer saber algumas dicas para evitar ter o whatsapp clonado? É muito importante saber disso pois inúmeras pessoas têm caído em golpes e tendo seus números roubados por criminosos.
Além de ter o prejuízo de perder a conta do Whatsapp, seus contatos também acabam tendo o risco de serem vítimas dos golpistas. Por isso, é fundamental estar atento e descobrir formas de se proteger quanto a esse tipo de ação.
Abaixo separamos alguns pontos importantes para você colocar em prática e evitar esse tipo de situação.
Como evitar ter Whatsapp clonado 2023?
Nos noticiários frequentemente se vê casos de pessoas caindo em golpes usando o Whatsapp como meio para esta ação. Atualmente clonar o Whatsapp é muito mais comum do que você imagina e não dá para ficar tranquilo nem mesmo nas redes sociais.
A segurança virtual também tem sido um assunto importante a se abordar, já que nem por meio da internet estamos longe de sofrer ações criminosas.
Não é necessário ter o celular roubado mais para que bandidos tenham acesso a sua conta. Isso porque através do código que foi disparado para o número através da SMS, já é o suficiente para o ladrão tomar sua conta.
E muitas pessoas ingênuas acabam passando esse código de 6 dígitos acreditando que o aplicativo do Whatsapp fez essa solicitação sozinho. Uma vez que esse código é colocado em outro aparelho, você perde o acesso da conta.
Para aplicar o golpe geralmente o criminoso faz uma ligação se passando pela sua operadora e vai guiando a pessoa até que ela acredite naquela conversa. Assim, quando o indivíduo passa o código que vem por SMS, a pessoa perde o número do Whatsapp.
Uma vez que o Whatsapp foi clonado, uma série de tentativas de golpe aconteceram. Para se proteger, use algumas dicas que indicamos:
1. Ative o confirmação em duas etapas
Isso é algo simples de fazer e que pode te garantir uma segurança maior. A confirmação de duas etapas implica em colocar o código enviado e a senha que você escolheu para proteger seu aparelho.
Então, ainda que o criminoso tenha seu código, é necessário que ele tenha também a sua senha. Para ativar essa ferramenta você precisa entrar em configurações, conta e depois clicar em confirmação em duas etapas.
Você apertará em ativar e assim você colocará uma senha de 6 números. Essa senha será a sua chave de acesso e por isso só você deve sabê-la. Portanto, guarde-a bem.
Por último, você colocará um e-mail para que possa recuperar essa senha caso você a perca. Tente vincular um e-mail que você não use geralmente, pois os hackers quando se apropriam das contas geralmente hackeam também o e-mail para que a pessoa não tenha chance de mudar a senha.
Vinculando um e-mail diferente, as chances de hack acontecerem acaba sendo menor.
2. Prive sua foto
Às vezes algum número mal intencionado pega sua foto e vai mandando para seus contatos, mensagens como se fosse você. Para que não tenham acesso a isso, prive sua foto para que só as pessoas que você tenha adicionado as vejam.
3. Cadastre sua digital ou rosto para acessar o app
Uma medida para que você consiga proteger seu Whatsapp GB atualizado é fazer o cadastro da biometria ou do reconhecimento facial. Assim, só você pode acessar as suas mensagens.
Para fazer esse tipo de cadastro no IOS vá até: ajustes> conta> privacidade> bloqueio de tela> ativar biometria ou FaceID. Já no android basta ir em: ajustes> conta> privacidade> bloqueio por impressão digital.
4. Use biometria no Whatsapp web
Ao usar a biometria para o whatsapp web, sempre que você quiser fazer contato com outras pessoas será necessário verificar sua digital. Dessa maneira, outras pessoas acabam sendo impedidas de usar sua conta.
5. Não ofereça informações pessoais a ninguém
Muitas vezes os bandidos chegam até o indivíduo se passando por uma operadora ou por algum profissional importante que geralmente está presente na vida dessa vítima.
Assim, em uma conversa casual e com um tom até profissional, os bandidos induzem a pessoa a passarem informações pessoais e com isso acabam se aproveitando dessas informações para aplicar um golpe.
Então sempre desconfie de qualquer atividade suspeita e que nunca lhe ocorreu anteriormente para que você se mantenha precavido de qualquer situação que possa colocar você ou outras pessoas em risco.
Conclusão
Por fim, vimos aqui 05 dicas para evitar ter whatsapp clonado e se manter mais seguro dentro do seu ambiente virtual. Tomar essas medidas e ficar sempre alerta é a primeira coisa que você deve fazer.
Infelizmente hoje em dia não se pode relaxar e confiar em ninguém até no mundo virtual, onde esse tipo de crime acontece a todo momento. Então se você achar interessante compartilhar esse tipo de informação com mais pessoas, faça isso.
Quanto mais gente alertar, melhor será! Nos conte aqui se este conteúdo te ajudou também e não se esqueça de ver mais conteúdos semelhantes a esse em nosso blog.