Quando comecei a buscar por praias sem aglomeração, o principal problema que encontrei foi que todo mundo te mandava para os cafundéis de Judas.
“Primeiro você pega um avião pra Groelândia, anda 1000km de carro, 5 horas de trilha e você chega em uma linda praia deserta.”
Não sei para vocês, mas isso soa ridículo para mim que viajo sozinha, com pouca grana e sem dirigir. Na minha realidade, e acredito que seja a da maior dos brasileiros, se o ônibus não chega, não tem como ir!
Por isso, criei uma lista de praias sem aglomeração e acessíveis de transporte público para todo mundo poder curtir na quarentena!
Praias sem aglomeração no estado do Rio de Janeiro
Use o menu de cidades para navegar ?
Praias sem aglomeração na cidade do Rio de Janeiro
Praia do Perigoso, Barra de Guaratiba, RJ
Se localiza no Parque Estadual da Pedra Branca, na zona Oeste do Rio de Janeiro bem pertinho da Barra de Guaratiba. O parque tem trilhas para várias praias selvagens e mirantes, incluindo a pedra do telegrafo(essa está sempre lotada).
Para chegar especificamente à Praia do perigoso, você vai precisar pegar uma trilha de nível moderado de aproximadamente 1h?♀️?. Não se esqueça da levar água, lanches e protetor solar!??
Como chegar à Praia do Perigoso de ônibus ?
Vá até o BRT – Alvorada, embarque em uma das linhas abaixo e desça na estação BRT- Ilha de Guaratiba.
- Parador – Alvorada x Santa cruz
- Expresso e parador –Alvorada x Mato Alto
Caminhe até o ponto de ônibus, embarque na linha 874A – Marambaia x Estação Ilha de Guaratiba e desça no ponto final da linha, logo após a guarita da Restinga de Marambaia.
Na volta, o ônibus (874A Pontal) não passa na Estação Ilha de Guaratiba, mas deixa próximo, pois sobe a serra da Grota Funda. Desça na altura do posto de gasolina e caminhe até a estação. A linha 854A Mato Alto (variante do 854A Campo Grande) passa ao lado da estação do BRT-Ilha de Guaratiba.
Praia da reserva, Barra da Tijuca, RJ
Localizada entre a Barra e o Recreio, possui 8km de extensão, portanto não tem como você não encontrar um lugar isolado para aproveitar o mar. Essa praia fica separada da área habitada por conta de um lago que fica bem próximo da faixa de areia, tornando-a ainda menos movimentada.
Como chegar de transporte público à praia da reserva?
Desça na estação de BRT -Alvorada, vá para a plataforma onde param os ônibus e espere pela linha 302 – Rodoviária (via Saens Penã). A praia é bem perto, apenas dois pontos a frente, solte na Gran Parrilha Steakhouse e escolha onde quer ficar na enorme faixa de areia.
Praias sem aglomeração em Niterói, RJ
Praia do sossego, Piratininga
Recebeu esse nome justamente por ser bem menos frequentada que suas vizinhas, Piratininga e Camboinhas. O acesso, que precisa ser feito por uma trilha curta, o fato de não ter quiosques, tão pouco estacionamento, afasta visitantes mais preguiçosos.
O percurso é leve, apenas 5 minutos em escadas com degraus padronizados, próprio para fazer com crianças. Na encosta, próximo à escada alguns moradores vendem porções e bebidas, mas lembre-se que precisa trazer seu lixo de volta, não há lixeiras na praia.
Como chegar na praia do sossego de transporte público ?
Pegue as barcas ou qualquer ônibus que te deixe no terminal de ônibus de Niterói. Na primeira plataforma do terminal, você procure pela linha OC1 – Piratininga ou pela linha 39A – Piratininga.
Para soltar é um pouco mais complicado, pois você precisa descer na primeira rua transversal à Avenida Doutor Arcúcio Torres.
Acredito que perguntar pela trilha para a praia do sossego para o motorista, vá ser mais eficiente do que falar o nome da Rua. Porém, Google maps e moovit estão ai pra isso, né?
App seguro para descobrir qual ônibus pegar e onde soltar
O app moovit é uma dica de ouro para andar de transporte público busão no Rio de Janeiro e arredores.
Ele vai dizer exatamente a linha que você precisa pegar , quanto precisa andar a pé , onde descer para trocar de ônibus e quantos minutos falta para o próximo ônibus passar.
Até hoje ele nunca errou comigo e basicamente é só o que eu uso quando quero conhecer um lugar novo no Rio.
Funciona em quase todas as capitais do Brasil, mas só testei mesmo no Rio e em São Paulo, ambos funcionaram excelentemente. De inicio até conferia a rota em algum outro site só pra ter certeza, mas depois de tanto tempo acertando, nem me dou mais ao trabalho.
Praia de Itacoatiara, Itacoatiara
É a queridinha de todos os niteroienses, porém é uma ótima opção para correr da aglomeração meio de semana. Mesmo antes da pandemia, não me lembro de ter visto a praia lotada nem mesmo fins de semana.
Pertinho do ponto de ônibus e não precisa de trilha. Porém, se você quiser uma vista incrível do Rio e de Niterói, pode subir a trilha do Costão de Itacoatiara.
A faixa de areia é extensa e larga, e até a trilha aberta e arejada, evitando assim aglomerações. (se é que uma rocha gigante e inteiriça pode ser chamada de trilha)
O Costão só é íngreme em pedaços pequenos do trajeto e a trilha é no máximo modera (e olhe lá). Sou uma bela de uma sedentária e mesmo assim consegui subir facilmente de chinelo, apesar de recomendar pelo menos um chapeuzinho e sapatos mais confortáveis.
A única observação a ser feita é que o costão é só uma rocha nua! Não tem sombra, é só você, a pedra e o sol.
Apesar de ser uma trilha que pode ser feita com crianças, não é para idosos que não estão acostumados com atividades físicas. Entretanto, uma vez topei com uma senhorzinho sinistro que subiu correndo, passou por mim (e por todos os outros “jovens”) e quando cheguei no topo, ele estava lá fazendo abdominais e terminando a malhação (cada um faz o que pode nessa vida???).
Como chegar na Praia de Itacoatiara de transporte Público?
Para nossa alegria e felicidade geral da nação, existe a linha 770D – Itaipu que custa R$ 8,20 e te deixa a poucas quadras da praia partindo do terminal Acre perto da candelária.
Outra rota seria ir de barca ou de ônibus até o Terminal de ônibus de Niterói e pegar a linha OC2 – Itaipu .
Praias sem aglomeração em Rio das Ostras, RJ
Como é o transporte público em Rio das Ostras?
Transporte público em Rio das Ostras se resume basicamente a vans, lotadas (carros ilegais que transportam passageiros irregularmente) e alguns ônibus pouco frequentes.
- Vans brancas com uma faixa colorida são as municipais legalizadas que custas R$2,80 e podem te levar a quase todos os lugares da cidade
- As vans azul escuro com detalhes em roxo são as intermunicipais legalizadas, que variam muito de preço e podem te levar a quase todas as cidades turísticas da região dos lagos, como: Búzios, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Friburgo.
- Os ônibus são caso raro, mas também podem te levar pela avenidas principais da cidade e as cidades vizinhas, como: Casimiro de Abreu, Cabo Frio e Macaé
Nunca, nunca, nunca pegue uma lotada
Quando você estiver no ponto esperando lindamente pela sua van, dezenas de carros vão parar gritando diversos destinos, buzinando e piscando faróis. A tentação é grande, principalmente depois que de ver várias pessoas entrando nesses carros, mas não arrisque sua vida por bobeira!
Não tem legislação controlando esses motoristas, você não tem como saber quem são, o estado do veículo, muito menos como dirigem. Em caso de acidente você não tem respaldo para exigir nem do governo, nem do motorista, fora a possibilidade de encontrar um lunático psicopata ou estuprador.
As vans tem controle, fiscalização, não podem andar com excesso de passageiros, ultrapassar limites de velocidade e estão sempre com a manutenção em dia. Custam exatamente a mesma coisa e são muito mais seguras!
Praia das Areias Negras, Costa Azul
Caminhando 10 minutos partindo da base do mirante da baleia, ao lado da famosa praça da baleia, você encontrará uma praia reclusa, com areias escuras e excelente para banho.
Se subir no mirante da Baleia e descer à direita, na direção do monumento natural dos costões rochosos, você também chega na praia. A caminhada dura meia hora, bem mais longa que a anterior, mas acaba virando uma grande aventura.
A maior parte dos turistas nem sabe que essa praia existe, portanto não costuma encher e tem muitas árvores fornecendo uma ótima sombra.
Praia Virgem, Costa Azul
Essa é uma das praias mais bonitas de Rio das Ostras, mas não é boa para banho pois bate muito. Por esse motivo está sempre deserta, o que faz dela perfeita para tirar fotos incríveis!
Seguindo até o fim da faixa de areia e caminhando mais 10 minutos pelas pedras, você chegará à praia da Joana, uma das mais bonitas e populares (vulgo, aglomeradas) da cidade.
O passeio vale muito à pena, por conta do lugar fantástico, das praias diferentes no caminho e pela trilha leve e fácil.
Como chegar de transporte público à praia das Areias Negras e à praia Virgem em Rio das Ostras?
Basta pegar a linha 2 (Ramo C) – Nova Cidade x Circular via Costa Azul e pedir para soltar perto da Praia das Areias negras. Você vai descer a três quadras dá praia e caminhar uns 5 minutos.
Caso queira seguir para a Praia virgem, basta descer no mesmo lugar, seguir até a entrada da praias das Areias Negras e virar a direita. Não tem erro, pois seguindo alguns poucos metros na rua você já encontra a entrada para a praia.
Praia de Costa Azul, Costa azul
Essa praia é tão grande que é impossível que aconteça alguma aglomeração!
Em uma das pontas fica a praça da Baleia, onde se encontra uma estátua em tamanho real de uma jubarte, que dá nome tanto a praça quanto ao trecho de praia logo em frente.
Na outra ponta, se localiza a famosa lagoa do Iriry ou lagoa da Coca cola, para os íntimos (foto acima⬆). Recebeu esse nome devido a minerais que dão uma cor escura à agua, lembrando o famoso refrigerante.
No meio dos seus 2,5km de extensão fica o emissário submarino, uma passarela que leva até alguns metros mar à dentro.
A passarela garante lindas fotos para os turistas e um lugar calmo para pescar com a família para os locais.
Como chegar a praia de Costa Azul usando transporte público ?
Basta pegar a linha 08 ou 08A- Village, soltar no último ponto da Avenida Roberto Silveira e caminhar uns 10 minutos.
Ou pegar a mesma van das praias anteriores, Linha 02 – Ramo C – Circular (Circular via Costa Azul) e pedir para soltar no emissário. Nessa opção, você passará mais tempo na van, mas andará menos a pé.
Praia de Mar do Norte, Mar do Norte
É uma praia muito gostosa, mas sem nenhum grande diferencial! Por isso não é muito popular entre os turistas e é mais visitada pelos moradores do Bairro.
O bairro se localiza entre Macaé e Rio das Ostras, isolado por uma longa área de reserva e fazendas, portanto nem mesmo moradores de outros bairros se dão ao trabalho de visitar.
Lá você vai encontrar uma faixa de areia extensa e, águas claras e agradáveis, principalmente no canto direito, atravessando uma pequena formação rochosa.
Como chegar na Praia de Mar do Norte em Rio das Ostras usando transporte público?
Basta pegar a van linha 04 – Mar do Norte x Cidade Praiana sentido Macaé e soltar no ponto final.
A entrada para a praia fica dentro de um condomínio, porém qualquer um pode entrar, basta atravessar a portaria e caminhar algumas quadras.
Praias sem aglomeração em Búzios, RJ
Olha, essa vai ser difícil, porque é uma cidade muito requisitada por turistas de vários lugares do mundo. Não tem como garantir uma praia vazia, no máximo uma menos cheia.
Praia do Canto, Centro
Apesar de ser bem no centro, os turistas não costumam curtir essa praia e muita gente nem nota que existe uma faixa de areia ali, justamente porque os comércios do centro bloqueiam a maior parte das passagens a não ser por alguns becos que são muito bonitos, por sinal.
Portanto, essa acabou sendo a principal escolha para a lista de praias sem aglomeração, junto com sua vizinha, praia dos amores, que pode ser acessada por uma trilha curta na lateral esquerda da praia do canto (15 à 20 minutos).
Praia da Tartaruga, Vila Caranga
O acesso é um pouco mais complicado, pois exige uma caminha de uns 20 minutos partindo do ponto de vans na principal.
Por isso e por não ser tão famosa nos roteiros turísticos, acaba sendo uma praia menos movimentada até nas férias. Portanto, mesmo que você tope com algumas pessoas, vai encontrar seu espaço seguro e conseguir manter o devido distanciamento social.
A enorme pedra que vista de cima lembra uma tartaruga, acabou , por fim, batizando a praia. Pegando um trilha fácil de 10 à 15 minutos no canto direito, você pode conhecer a praia das virgens, a menor da cidade, com apenas 2 metros de faixa de areia.
Mesmo com pouco espaço, você provavelmente não vai topar com muita gente, pois quase ninguém fica por lá.
Como chegar na Praia do Canto e da tartaruga em Búzios usando transporte público ?
Independente do lugar que você estiver hospedado na cidade, basta pegar a van municipal, pois todas elas passam pela entrada de ambas as praias.
Partindo de Rio das Ostras, pegue a van Intermunicipal, solte no ponto final e espere uma van municipal no ponto do outro lado da rua.
Já se estiver em outras cidades próximas, como Cabo frio e São Pedro, basta pegar um ônibus búzios.
Praias sem aglomeração em Angra dos Reis
Ilha Grande
Angra dos reis está repleta de notícias de areias lotadas, entretanto na Ilha você encontrará muitas praias sem aglomeração.
Quase todas as praias são acessíveis apenas por trilha, algumas pequenas outras de dias. Com certeza, você vai encontrar lurares paradisíacos e vazios. Vou deixar algumas fotos aqui só para dar um gostinho?
Já preparamos um roteiro de 5 dias na Ilha Grande completo e super econômico.
Praia de Dois Rios
Lopes mendes
Praia do Caxadaço
Praias sem aglomeração em Paraty
Assim como Búzios e Arraial, Paraty é uma cidade mais complicada com relação a aglomerações. Entretanto, acredito fortemente que meio de semana, você vá conseguir curtir sem encontrar tumulto, evitando lugares lotados óbvios, como feiras e restaurantes.
Se você puder, evite passeios de escuna lotados com desconhecidos e alugue uma traineira particular. Quando visitei, custava 200 reais a hora, mas estávamos em família e dividindo ficou quase o mesmo preço da escuna.
Fora isso, não tenho recomendações de praias específicas, porque a melhor parte de Paraty são as Ilhas e a própria cidade.
Praias sem aglomeração em Maricá, Jaconé e Saquarema
Apesar de não possuírem ligação, essas cidades estão juntas, porque a questão delas é a mesma e não vale a pena repetir a mesma coisa duas vezes.
Todas pussuem uma longa faixa de areia com mar muito forte que privilegia surfistas, mas é péssimo para banho. Se a sua parada é banho de sol e se molhar no baldinho, com certeza vai encontrar muitas praias sem aglomeração.
Mas se curte um banho de mar, lamento te informar que essas não são as cidades para isso, mas vou deixar algumas alternativas interessantes nesses mesmos locais :
Lagoa de Jaconé – Banhos de lagoa não são para qualquer um, mas quem não se importa com um solo um pouco lamacento pode curtir bastante alugando um air Bnb na beira da Lagoa ou visitando alguns pontos para banho.
Canal de Ponta Negra, Maricá – Amava esse lugar quando era mais nova! É um canal artificial que liga a lagoa ao mar, mais é excelente para banho e muito bonito.
Lagoa de Maricá – Essa pode aglomerar um pouco, principalmente fins de semana, mas são tantos pontos para banho que você com certeza vai encontrar algum mais vazio.
Gruta de Ponta Negra – Meio que conta como praia, né? Super instagramável, essa gruta pode ser sua próxima aventura! (A única que não tenho certeza se dá para chegar de transporte público)
Conclusão
Queria ter explorado mais cidades do Estado do Rio, mas ainda não conheço muito da região Norte Fluminese que abrange Campos, São João da Barra, Quissamã, etc.
Mas acho que deu pra escolher um lugar legal para desestressar do isolamento, não é mesmo?
Se você conhece mais alguma praia sem aglomeração no estado, comente o nome ou mande um email (leticiabastosazevedo@gmail.com) com uma foto e uma breve descrição do lugar, mas lembre-se que tem que dar para chegar de transporte público!
Dois beijinhos??e até a aventura da semana que vem!