A Tecnologia vem evoluindo a cada dia, a ponto de não conseguirmos sequer acompanhá-la, com tantas inovações e possibilidades surgindo constantemente.
Certamente, nossos bisavós nem acreditarão em tudo que já podemos fazer hoje em dia, com a ajuda da tecnologia. O que antes só víamos em filmes de ficção científica, daqueles mais absurdos, hoje já é realidade.
De drone como método de entrega, nossos celulares com aplicativos para tudo, de pessoas conectadas virtualmente, bancos, para pedir comida, pedir um transporte, mercado, solicitar um serviço, ou até saber o gás 24 horas mais próximo , tudo na palma da nossa mão. Passando por carros autônomos, viagens pelo planeta vermelho, robôs fazendo muitos serviços de casa até um mundo centrado no metaverso… como considerar possível isso tudo há pouco tempo atrás?
O fato é que novas tecnologias vêm surgindo a cada dia e parece que só o céu é o limite, ou nem mesmo ele, ficando difícil prever em que patamar da evolução tecnológica estaremos daqui a 50 anos, ou mesmo 10.
Nesse exato momento, por exemplo, já tem alguém descobrindo alguma tecnologia voltada para resolver alguma necessidade.
A verdade é que a nossa relação com a tecnologia vem se estreitando cada vez mais, a ponto de não conseguirmos mais, sequer imaginar, viver sem nossos celulares que, por sinal, oferecem inúmeras tecnologias em um mesmo dispositivo.
Pensando em toda essa potência tecnológica que estamos experimentando atualmente, separamos aqui 3 tipos de novas tecnologias para o futuro, que prometem ainda dar muito o que falar!
3 tipos de tecnologias que veremos muito no futuro
1. Tecnologia de Inteligência artificial
Se de um lado há quem considere a tecnologia artificial como uma grande ameaça aos empregos, por outro lado, há quem defenda que ela trará muitas possibilidades e mais facilidades para o nosso dia a dia.
O fato é que a inteligência artificial, ou IA, é um campo da ciência da computação voltado à criação de máquinas capazes de pensar e de aprender, criando mecanismos para automatizar uma série de tarefas, ou seja, a inteligência artificial implementa e desenvolve dispositivos que podem realizar tarefas sem a necessidade de intervenção humana.
Portanto, polêmicas à parte, realmente, com o tempo, a probabilidade das máquinas substituírem o trabalho do homem é enorme, e ainda com menos chances de erros e falhas comuns em trabalhos executados por humanos.
Dentre uma série de possibilidades, a inteligência artificial consegue perceber, raciocinar, solucionar, segmentar, distribuir, identificar, o que para as empresas, especialmente as indústrias, pode representar muita economia de tempo, recursos e dinheiro.
E é preciso se preparar para a Inteligência Artificial, que já faz parte de nossas vidas, mesmo sem percebermos, por exemplo, ela está em aplicativos como Google Maps e Waze, nas buscas do Google, em toda a logística dos e-commerces, em canais de streaming como Netflix, enfim, e a tendência é que ela se torne ainda mais presente e indispensável.
No mais, a IA é um conceito bem amplo, com diversas aplicações, como Machine learning, ou aprendizado de máquina Deep learning, Processamento natural de linguagem, Visão computacional
2. Impressão 3D
Outra tecnologia que vem sendo muito explorada e que ainda tem muito a oferecer é a de impressão 3D, que a cada dia vemos novas formas de ser aplicada.
Da possibilidade de fabricar peças sob medida, até projetos mais complicados, como chassi de automóveis, ou mesmo na medicina, na produção de próteses dentárias, tratar problemas de coluna, ou fabricar aparelhos auditivos.
Como podemos ver, as possibilidades são infinitas e cabem em todos os setores e, conforme as impressoras vão ficando mais poderosas e baratas, novas aplicações surgem para essa tecnologia.
3. Internet das coisas
E não tem como falar em tendência tecnológica sem citar a internet das coisas, nome que se refere à conexão de objetos e dispositivos com a internet.
Ou seja, a internet das coisas permite que muitos objetos do nosso dia a dia, assim como de empresas, se conectem à internet e entre si, agindo de modo inteligente e sensorial.
Como bons exemplos dessa tecnologia podemos citar as nossas geladeiras de última geração, ou televisões e relógios que têm acesso a internet e já fazem parte de nossa rotina.
Agora pense em muitas outras possibilidades que esse tipo de tecnologia pode trazer futuramente!
E é isso, como podemos ver, fica difícil acompanhar tanta evolução e até dar-nos conta de que já fazem parte de nosso dia a dia, agora, portanto, só nos resta esperar para ver o que está por vir e que, certamente, nos surpreenderá.