Se você chegou nesse post, sei que você é uma pessoa que gosta de viajar e gostaria de poder fazer das viagens uma coisa bem mais presente na sua rotina; mas ainda não sabe como, correto? Imagina poder simplesmente fazer as malas, se arrumar e viajar? Parece um sonho! Então hoje eu quero trazer uma lista com dicas para quem quer viajar mais.
Seja uma viagem nacional ou internacional, qualquer seja o seu destino, quando se seguem essas dicas é possível aproveitar muito mais e se organizar financeiramente para viajar muito mais vezes.
Acompanhe essas dicas se você quer viajar mais e aproveitar muito mais o seu tempo e dinheiro quando estiver viajando:
1. Corte gastos excedentes
A primeira dica que eu dou é para você cortar todos os gastos excedentes do seu orçamento. Faça uma lista, uma planilha ou um quadro no Trello. Seja como for a forma que você se sente mais confortável se organizando, coloque todos os seus gastos mensais nessa lista: conta de água, luz, telefone, cartão, lanches no ifood, comprinhas pela internet, roupas, planos de assinatura de serviços de streaming… Cheque tudo!
Depois, veja se você realmente precisa e usufrui de tudo aquilo que você está comprando. Será que não vale mais a pena trocar a operadora do seu cartão de crédito para não precisar pagar a anuidade? Que tal escolher apenas um dia do mês para pedir comida em aplicativos de comida como ifood, rappi e uber eats? Cortar as comprinhas pela internet (que a gente sabe que não precisa da maioria das coisas!) e diminuir as comprinhas de roupas durante o planejamento de viagens.
Outra coisa importante de ressaltar: será que você assiste MESMO todos os serviços de streaming que você paga? E se a resposta for sim: por que você ainda paga pela TV por assinatura? Repense esses gastos e veja quais são as suas prioridades. O que não for importante para você, corte do orçamento.
ATENÇÃO: Não é pra cortar esses gastos e inventar gastos novos não, hein? Coloque num investimento ou mesmo na poupança, mas deixe esse dinheiro que você gastaria mensalmente em um outro lugar para juntar e montar sua viagem dos sonhos!
2. Planeje com antecedência
Existe uma vantagem espetacular em fazer planos com antecedência e eu vou te explicar os motivos deles agora.
Quando fazemos o planejamento com antecedência temos tempo de montar um roteiro eficiente (mas vamos falar disso mais tarde), conhecer os melhores pontos turísticos do local e pesquisar também alguns passeios pouco conhecidos pelos turistas… Mas principalmente, temos tempo para encontrar os melhores preços e várias ofertas de passeios, entradas, ingressos e muito mais.
Se você tem tempo para planejar, consegue conhecer muito melhor o clima, passeios e detalhes do lugar que vai viajar. Seus planos ficam muito mais certeiros. Imagine se você escolhe um destino com poucas semanas de antecedência e acaba não sendo um lugar que combina com você e sua família? Por isso é tão importante conhecer o lugar que está indo! Quanto mais tempo e informação tiver, melhor! Senão é dinheiro jogado fora.
Em viagens nacionais, planejar com 6 meses de antecedência é suficiente, enquanto que viagens internacionais o ideal é planejar com 1 ano de antecedência. Pode ter certeza de que essas dicas vão te ajudar a viajar muito mais!
Uma outra coisa que eu faço quando começo a pensar em algum destino (e tenho tempo hábil para buscar) é seguir várias páginas no instagram sobre o lugar que eu quero ir! Gosto de acompanhar as dicas, mandar perguntas no direct para os blogueiros e salvar vários posts para encontrar lugares legais para visitar.
3. Faça as malas de forma inteligente
Essa dica é extremamente importante e complementar ao tópico anterior. Conhecendo o destino, conhecemos o clima, se tem chuvas, se é frio, calor, etc.
Organize bem sua mala e tenha em mente as atividades que você vai fazer lá. Separe a quantidade correta de roupas, monte os looks antes de sair de casa e otimize suas combinações. Uma calça pode combinar com 3 a 4 blusas, idem para shorts, bermudas etc. Se levar vestidos, certifique-se de que eles combinam com casacos, blusas por baixo, transforme o vestido em saia, etc.
Além disso, escolha sapatos confortáveis e evite levar sapatos de salto alto, até porque geralmente saltos serão usados apenas um ou dois dias da sua viagem. Leve calçados que combinam com diversos looks. Lembre-se de levar também itens de higiene pessoal.
Lembrando que se você for fazer uma viagem de avião precisa ficar atento às dimensões e peso da bagagem. Claro, o ideal é sempre usar a mala que você já tem para economizar, mas se você não tem nenhuma ou está pensando em investir numa nova, a melhor é a mala com senha e preferencialmente rígidas.
4. Tenha uma planilha e organize muito bem seu orçamento
Ter uma planilha ajuda a visualizar seu dinheiro e direcionar para onde vai cada ponto do seu orçamento. Porque se você, por exemplo, juntou 5mil reais para uma viagem, mas não organizou o seu dinheiro, pode ser que isso confunda seu orçamento ou faça você gastar demais em alimentação e acabar ficando sem dinheiro suficiente para compras ou passeios.
Com a planilha você sabe exatamente quanto gastar em cada tópico do seu roteiro e não se perde. Além disso, dessa forma é possível rearranjar o orçamento e definir suas prioridades da melhor forma de acordo com o roteiro. Assim talvez você consiga até economizar para a próxima viagem!
5. Monte seu roteiro
Minha dica favorita, confesso! Pesquisar nos blogs de viagens, olhar dicas dos destinos, organizar o que fazer em cada dia e ter um compilado de atividades e atrações bem organizadas para se fazer!
A maior vantagem de todas, na minha concepção, é que quando montamos um roteiro, geralmente organizamos as atividades de acordo com o tempo gasto em cada uma das atrações, portanto é fácil otimizar o tempo e conseguir encaixar mais coisas para se fazer ou então incluir todos aqueles programas que você pesquisou com antecedência e queria muito fazer.
Eu recomendo sempre colocar dois dias pesados e um dia de descanso/ um dia leve para se recompor das atividades se você está indo para um destino que é muito recheado de atrações (como o Rio de Janeiro ou Nova York, por exemplo!).
Em destinos mais tranquilos, separe pelo menos um dia para fazer um passeio bem diferente (como fazer o nado com cilindro em Maragogi ou um fazer um tour numa vinícola em Portugal, bem chique).
Mas principalmente, indico muito que você leia nosso post de como criar um roteiro de viagens perfeito! Vale muito a pena e você vai tirar dicas maravilhosas desse post, eu te garanto. Se você é apaixonada, assim como nós, por viagens, empreendedorismo e marketing digital, não deixe de nos seguir no Instagram @sejaceo que lá compartilhamos diariamente conteúdos incríveis sobre o assunto!