Esteja você trabalhando com vídeos, fotos, áudios ou outros tipos de arquivos, preservar a segurança de seus dados deve estar no topo de sua lista de prioridades. A segurança de dados pode parecer uma proposta desafiadora, mas seguindo apenas algumas dicas, torna-se uma tarefa simples e fácil de realizar.
Tanto para profissionais experientes quanto para aqueles que estão começando, as práticas que recomendaremos a seguir devem ser implementadas e revisitadas regularmente.
Acreditamos que ao seguir essas práticas, independentemente de qual software, serviço ou dispositivo de armazenamento de dados específico você usa, você garantirá que todas as suas mídias e outros dados sejam mantidos seguros.
Mantenha várias cópias de seus arquivos
Muitos profissionais atualmente já estão familiarizados com a estratégia 3-2-1 ao manter cópias de seus dados (vídeos, fotos, etc.). Seguir uma estratégia 3-2-1 significa simplesmente que você deve sempre ter pelo menos três cópias de seus dados ativos – duas locais e pelo menos uma em outro local.
Lembre-se, isso é para dados ativos, ou seja, arquivos e outros dados nos quais você está trabalhando no momento e deseja fazer backup em caso de acidente, roubo ou falha de hardware.
Use softwares e hardwares confiáveis
Quando se trata de suas mídias digitais, é importante utilizar equipamentos confiáveis. Isso significa usar cartões de memória, unidades HDD e SSD, software e serviços em nuvem de primeira linha.
Para dispositivos de hardware e software, é sempre útil ler comentários ou conversar com outras pessoas que usam os dispositivos para descobrir como eles funcionam. Já para armazenamento em nuvem, é preciso encontrar um fornecedor com um forte histórico de confiabilidade e estabilidade de custos.
Você não deseja usar um serviço de nuvem ou outro fornecedor de SaaS que tenha um histórico de dificultar ou cobrar caro o acesso/download de seus dados.
Um fornecedor de serviço de primeira linha será transparente em suas práticas de negócios, informará quando houver interrupções em suas janelas de manutenção e tentará ao máximo consertar as coisas se ocorrerem problemas.
Sempre use criptografia
Criptografar seus dados oferece vários benefícios. A criptografia protege suas informações, não importa onde estejam armazenadas. Além disso, é importante criptografar seus dados enquanto estão em movimento – potencialmente a exposição mais vulnerável que seus dados terão ao realizar um backup.
Uma boa solução nesses casos é a utilização de uma Rede Virtual Privada.
Os dados criptografados não podem ser alterados ou corrompidos sem que as alterações sejam detectadas, o que oferece outra vantagem. A criptografia também permite que você atenda aos requisitos de privacidade e conformidade de segurança e acompanhe as mudanças nas regras e regulamentos ao redor do mundo.
Automatize sempre que possível
Não confie apenas em sua memória ou disciplina pessoal para se lembrar de fazer backup de seus dados regularmente. Embora sempre comecemos com a melhor das intenções, estamos ocupados e muitas vezes deixamos as coisas de lado (como resolver fazer exercícios regularmente).
É melhor ter uma programação regular com a qual você se comprometa. Melhor ainda se os backups acontecerem automaticamente. Muitos aplicativos de backup e arquivamento permitem especificar quando ocorrem backups, sejam eles incrementais ou instantâneos.
Normalmente, você pode definir quantas cópias de seus dados manter e se os backups são acionados pela data e hora ou quando os dados são alterados.
Automatizar seus backups e arquivamentos significa que você não esquecerá de fazer backup e resultará em uma maior probabilidade de que seus dados não sejam apenas recuperáveis após um acidente ou falha de hardware, mas também estejam atualizados.
Esteja atento à segurança em seu fluxo de trabalho
Ninguém quer se preocupar com segurança o tempo todo, mas se isso for ignorado, mais cedo ou mais tarde essa desatenção o alcançará. A melhor maneira de aumentar a segurança de seus dados e reduzir o estresse em sua vida é ter um plano e implementá-lo.
Em sua forma mais simples, o conceito de atenção plena à segurança significa que você deve estar ciente de como lida com seus dados durante todas as etapas do seu fluxo de trabalho.
Estar atento não deve exigir que você pense demais, se estresse ou se preocupe, mas apenas esteja ciente dos possíveis resultados de suas decisões sobre como você está lidando com seus dados.
Se você seguir as quatro primeiras práticas dessa lista, esse quinto conceito deve fluir naturalmente.