As empresas de sucesso de hoje se preocupam com seus funcionários e com que eles tenham uma atitude positiva diariamente. Mas às vezes é muito sério o que precisa ser feito para conseguir isso.
Geralmente, os seres humanos têm uma atitude positiva quando tudo está indo bem e quando nos sentimos felizes no local de trabalho e satisfeitos com o trabalho que fazemos. Além disso, sentir que nosso trabalho é valorizado e que somos importantes para a empresa nos faz querer fazer melhor a cada dia.
Por sua vez, a Organização Mundial da Saúde afirma que as organizações podem implementar muitas medidas eficazes para promover a saúde mental no local de trabalho e assim aumentar a produtividade. Para cada 1 dólar investido na extensão do tratamento de distúrbios mentais comuns, há um retorno de 4 dólares em saúde e produtividade melhoradas.
Uma atitude positiva dos funcionários é a chave para o sucesso de um negócio e há uma série de estratégias que podem ser seguidas para se conseguir isso. Estas estratégias de bem-estar no local de trabalho podem ajudar a motivar seus funcionários e aumentar sua produtividade.
Ambiente de trabalho e integração
Cuidar do nível de adaptação de um novo funcionário é muito importante. Portanto, proporcionar um acolhimento adequado, um espaço de trabalho confortável e um bom ambiente de trabalho os fará sentir-se motivados e com uma atitude positiva para se integrarem melhor, sem que eles precisem recorrer ao uso de estimulantes em excesso, como café, chás, tribulus terrestris, remédios, etc.
Além disso, a inclusão de reuniões fora do trabalho para que os funcionários se conheçam melhor promoverá a melhoria e o aumento do bem-estar no trabalho.
A maneira mais eficaz de manter o ambiente agradável é com diversão, humor e entretenimento. Organizar reuniões, jogos, viagens, etc. de vez em quando quebra padrões e incentiva a criatividade para encontrar mais e melhores soluções para os problemas.
Reconhecimento do trabalho
Quando seus funcionários ou sua equipe alcançarem metas ou objetivos, o reconhecimento de seus esforços aumentará o sentimento de satisfação e também os motivará e os tornará mais comprometidos com a empresa.
Se a equipe sente que os objetivos estão sendo alcançados, o sentimento de satisfação cresce e, portanto, crescem também a motivação e o compromisso. É por isso que é importante que eles sejam claros e que haja objetivos a curto, médio e longo prazo.
Condições e qualidade do trabalho
A remuneração justa e os incentivos são especialmente importantes. O direito é algo básico, mas o reconhecimento do esforço cria uma força de trabalho que está engajada e se sente valorizada. Estes podem ser dias de folga, pagamento extra, presentes, viagens, etc.
Além disso, proporcionar a seus funcionários um espaço de trabalho confortável, limpo, digno e agradável melhora seus dias no escritório e, portanto, sua produtividade, ajudando até na vida pessoal: mais felicidade, desejo e libido.
Feedback
A avaliação constante, tanto individual quanto em grupo, ajudará a atingir os objetivos, e os erros podem ser identificados, o que permitirá a criação de métodos para corrigir processos ou atitudes.
Além disso, fomentar o crescimento de seus funcionários, encorajando-os, treinando-os e apoiando-os, os tornará funcionários mais capazes e com um vínculo mais forte com a empresa.
Último passo: férias!
Está provado que tirar um tempo livre traz muitos benefícios para a saúde dos trabalhadores, especialmente no aspecto emocional. Vivemos em um mundo que sofre de estresse crônico, tirar férias é necessário para manter a produtividade. Vamos te apresentar a importância das férias para uma boa saúde:
Reduz o estresse
Um dos efeitos positivos à saúde de tirar férias é a diminuição dos níveis de cortisol no corpo, também conhecido como o hormônio do estresse. A produção desta substância durante o período de descanso diminui significativamente e permanece em níveis adequados, favorecendo os níveis de sono, memória, entre outros… Um excesso de cortisol tem consequências negativas para a saúde.
Diminui a probabilidade de depressão
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin, que analisou o comportamento de 1500 mulheres, verificou-se que as mulheres que tiravam férias duas vezes por ano, em comparação com as que as levavam a cada dois anos, tinham um risco menor de sofrer de depressão.
Atividades relacionadas ao lazer e descanso produzem pensamentos positivos, que levam a uma diminuição dos problemas de saúde mental.
Diminui o risco de doenças cardiovasculares
Poucos dias de folga e muito trabalho é um estilo de vida que promove o estresse e aumenta o risco de problemas cardiovasculares. Segundo Bryce Hruska, professor da Universidade de Syracuse, Nova York, tirar férias reduz a possibilidade de sofrer de Síndrome Metabólica (um grupo de fatores que aumentam o risco de doenças cardíacas). Nas palavras do especialista, alguns dias de descanso podem fazer toda a diferença.
Mais férias, mais vida
Um estudo de 40 anos realizado pela Universidade de Helsinque na Finlândia e apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia mostrou que as pessoas que faziam pausas e férias tinham uma vida útil mais longa.
Os números do estudo indicaram que aqueles grupos com períodos mais curtos de férias e descanso aumentaram a probabilidade de morrer em até 37%, em comparação com aqueles que descansaram por um período mais longo.