O 5G da Claro está prestes a chegar às capitais brasileiras oferecendo o máximo de velocidade que a tecnologia pode oferecer para celulares iPhone ou Samsung.
A operadora anunciou esta semana como será a oferta do serviço. E promete que vai abusar do que tem de mais valioso: uma grande quantidade de espectro, que será direcionado para aumentar a qualidade e velocidade do novo serviço.
O serviço será lançado inicialmente em Brasília, quando a Anatel autorizar seu funcionamento, já na próxima semana, e com agregação de portadores, que vai unir as frequências de 3,5 GHz com a de 2,3 GHz, adquiridas via leilão no ano passado.
“Estamos dando um salto, com uma rede bastante superior, para ampliar a experiência do cliente”, afirmou Paulo César Teixeira, presidente da Unidade de Consumo da companhia. Segundo ele, a decisão da empresa é a de otimizar investimentos, e , por isso, em todas as cidades onde a Claro vai lançar o 5G, deixará de investir na rede legada, a de 4G, unindo as duas frequências para a tecnologia mais moderna.”
Pioneira na implementação de todas as gerações de internet no Brasil, desde o 3G, a Claro disparou na frente das concorrentes e está ansiosa pela liberação do 5G – que deve acontecer nesta quarta-feira (6).
A nova era da conectividade terá início em Brasília (DF) e será ampliada para outras capitais aos poucos.
“Acreditamos na consistência da experiência, no investimento que foi feito ao longo de muitos anos e na nossa capacidade e velocidade de implementação do 5G+ para chegar em mais lugares. Cidade a cidade, onde for liberada a frequência, estaremos lá para implementar o 5G+” – disse o diretor de Marketing da Claro, Marcio Carvalho.
A Claro entende essa implementação envolve outros aspectos do negócio. De acordo com o diretor, há a expectativa de um aumento no consumo de energia com a expansão do 5G+, em função da utilização de um novo rádio na torre, o que consumirá mais potência. Por isso, estão trabalhando em alternativas para minimizar os impactos dessa demanda, a operadora focará em questões de sustentabilidade, intensificando os investimentos na geração de mais energia por meio de fontes renováveis, como a solar, a eólica e o biogás.