Nós fomos conferir a exposição A Tensão, de Leandro Erlich, no Centro Cultural do Banco do Brasil no Rio de Janeiro e vamos te contar um pouco do que você vai encontrar por lá.
Essa exposição tem chamado a atenção dos cariocas que estão ansiosos para conferir de perto aquela piscina maravilhosa disposta no centro do CCBB.
Tanto que as vagas para conferir a exposição no mês de janeiro já estavam esgotadas na segunda semana.
Muitos amigos ficaram chateados por eu não ter avisado que iria, no entanto, eu meio que fui de penetra. Uma pessoa que eu conheço tinha conseguido reservar uma vaga, mas o namorado dela não poderia ir por questões profissionais. Então ela pensou em me chamar para ir no lugar dele.
E claro que eu não poderia deixar de ir nessa exposição que está dando o que falar.
A mostra A Tensão tem curadoria de Marcello Dantas.
Swimming Pool – Piscina (Rotunda)
A principal atração da exposição A Tensão é a piscina que tem capacidade para 4 pessoas por vez e nos permite ficar “submersos” de roupa.
A piscina possui dois ambientes, um na superfície, onde podemos ver uma piscina comum, com água de verdade na borda. E dentro da piscina, onde entramos em um grande vazio, que nos dá a sensação de estarmos realmente dentro de uma piscina.
É importante ter atenção ao tempo, pois a permanência só é permitida por cerca de 3 minutos por pessoa.
É difícil não brigar com alguns visitantes que perdem a noção de que todo mundo quer tirar fotos e acabam excedendo seu tempo e do coleguinha.
Mas a estrutura chama atenção por sua grandiosidade e ilusão, de que estamos em um ambiente com uma piscina real.
Nuvem – A Tensão
Ja imaginou segurar uma nuvem nas mãos?
Uma das primeiras salas do segundo andar nós mostra, em uma perfeita ilusão de ótica, como seria ficar de frente para um nuvem.
Hair Saloon (Salão de Beleza)
Uma das salas que mais curti, no segundo andar, sem dúvidas, foi o Hair Saloon. Também conhecido como Salão de Beleza.
O espaço que pode ser nada mais que a representação de um salão de beleza comum, nos confunde com uma brincadeira de espelhos impressionante. E nos deixa atentos ao que estamos olhando.
Óbvio que eu paguei o mico de mexer nos materiais disponíveis na mesa e percebi que eles estavam grudados, a prova de curiosos como eu.
Mas ninguém resiste ao poder que uma exposição interativa tem, não é mesmo?
O salão tem capacidade máxima para 16 pessoas, mas não tem graça tirar foto com tanta gente assim
Classroom – Sala de Aula
A Sala de Aula é uma sala escura que nos transporta para uma outra dimensão.
Confesso que não me senti muito confortável dentro dela, quis sair correndo. A sensação que tive era que eu estava em algum filme antigo sobre salas de aula mal assombradas.
Essa sala tem capacidade para 5 pessoas e o tempo de permanência permitido é de até 5 minutos – se você aguentar ficar até o final.
As Janelas – A Tensão
Outros ambientes que gostei muito também de conhecer foram as janelas do avião e a janela do que parecia ser um trem em movimento.
A Janela que mostra a vista de um avião a noite, deixou um pouco a desejar por gerar muito reflexo, então na foto, era óbvio que dava pra ver que não era um avião de verdade – a baixa qualidade do meu celular não ajudou muito também.
Ja a janela do dia, nos permitiu fazer uma representação quase perfeita de quem está pronto para uma nova aventura.
Inclusive, algumas pessoas me perguntaram se eu estava indo viajar quando postei a foto.
Quem é Leandro Erlich?
Leandro Erlich é um artista conceitual argentino. Já esteve em diversas edições da Bienal pelo mundo. E agora trás para o Brasil uma obra estruturada na dúvida.
A exposição “A Tensão”, faz uma brincadeira com lugares que são tidos como comuns e nos faz ficar atentos a conceitos que se descolam da normalidade.
Dúvidas Frequentes
Quanto custa ver a exposição A Tensão no CCBB?
A exposição é gratuita. Você só precisa reservar seu ingresso na internet.
Até quando a exposição A Tensão estará no CCBB?
A exposição, que teve início no dia 05 de janeiro, ficará disponível no Centro Cultural do Banco do Brasil até o dia 07 de março.
Precisa mostrar o comprovante de vacinação para entrar no CCBB?
Sim, ainda que você esteja com o ingresso, sua entrada só será permitida mediante a apresentação do comprovante de vacinação.
Você pode apresentar a versão impressa ou através do aplicativo Conect Sus.
Também é obrigatório o uso de máscara.
Como chegar ao CCBB?
O CCBB está localizado na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro do Rio de Janeiro.
Para chegar até o Centro Cultural, você pode pegar o metrô e descer na Uruguaiana e andar por aproximadamente uns 5 minutos até o CCBB.
Qual horário de funcionamento do CCBB?
De quarta a segunda, das 9h às 20h (o Centro Cultural do Banco do Brasil não funciona terça-feira)
Quer mais dicas de passeios pelo Rio de Janeiro? Siga-nos no Instagram @camissantss, pois lá compartilharemos os nossos passeios e viagens em tempo real.