Fazer uma análise de concorrência e do mercado que se atua é uma prática muito comum e que pode ser feita de diversas maneiras para identificar pontos a serem melhorados em seu próprio negócio.
Observar outras empresas do mesmo porte e segmento que o seu pode trazer um ar de competitividade que vai te impulsionar a implementar melhorias na sua empresa.
Essa análise não tem o objetivo de fazer com que você se compare, se frustre ou copie o que outras marcas estão fazendo, mas sim destacar os pontos fortes e evidenciar pontos que precisam ser melhor desenvolvidos dentro da sua própria marca.
Vantagens de analisar a concorrência
- Entender as práticas de mercado
- Descobrir as diferenças de posicionamento
- Encontrar oportunidades de ganhos e pontos de melhorias
- Novos desafios
Como fazer análise de concorrência?
1. Quem são os seus concorrentes diretos
Aqui você precisa listar quem são os seus principais concorrentes. Ou seja, aqueles que oferecem produtos e soluções iguais às suas. E aqui, você deve considerar tamanho da empresa (porte), por exemplo, se você é esteticista e trabalha em casa, não pode se comparar com uma clínica de estética de última geração. É desleal quase haha
2. Quem são os seus concorrentes indiretos
Os concorrentes indiretos são aqueles que não oferecem produtos ou serviços iguais ao seu. Contudo, podem sim disputar a preferência do seu público alvo. Por exemplo, se você trabalha com venda de pizza e o consumidor preferir um hambúrguer.
3. Entenda os objetivos
Antes de começar a analisar você precisa ter um objetivo muito bem definido. O que quer com essa análise? Com objetivos definidos você conseguirá nortear a sua pesquisa.
Exemplos:
- Ter uma posição referente a preços
- Conhecer os pontos fracos do seu concorrente e oferecer soluções na sua empresa para o público-alvo
- Melhorar posicionamento nas redes sociais
4. Determine os critérios a serem analisados
Agora você vai listar os dados que devem ser coletados durante a pesquisa. Quais dados você precisa para chegar ao objetivo dessa análise? Quais pontos deve ver? Alguns critérios que normalmente aparecem nas pesquisas:
- Dados sobre histórico da empresa
- Número de funcionários
- Faturamento no último ano
- Produtos principais e serviços que oferta
- Preços e descontos
- Estratégias de marketing, comunicação e atendimento
- Market Share (é a porcentagem de vendas pela qual uma empresa é responsável dentro do seu nicho. Ou seja, a fração do mercado controlada por ela.)
5. Realize uma análise dos pontos fortes e fracos (Análise de SWOT)
A análise SWOT é basicamente identificar os pontos fortes e fracos (vantagens e fraquezas internas), e as oportunidades e ameaças (vantagens e fraquezas externas).
Quais são os pontos fortes da sua empresa? (vantagens internas)
- Quais as suas melhores atividades e processos?
- E os seus melhores produtos?
- Quais são os seus melhores recursos?
- Qual a sua maior vantagem competitiva?
Quais são as fraquezas da sua empresa? (fraquezas internas) Aqui você precisa ser honesto, identificando suas fraquezas será possível evoluir.
- O seu pessoal está devidamente capacitado?
- As suas matérias-primas são de qualidade?
- Seus processos são confiáveis?
- Conhece sua concorrência?
Quais são as forças externas que influenciam positivamente o seu negócio? (oportunidade externas)
- Alguma política pública de ampliação de crédito que possa alavancar as vendas?
- Alguma redução temporária de impostos que possa nos beneficiar?
- Algum evento na região que possa aproveitar para divulgar sua empresa?
- Crescimento da área que você atua?
- Incentivo governamental?
- Quais tecnologias podem ser favoráveis para o seu negócio?
Quais são os aspectos negativos e com potencial de comprometer a vantagem competitiva da sua empresa? (ameaças externas)
- Alguma grande concorrência entrando no mercado?
- Flutuações no mercado financeiro
- Crises econômicas e sociais
- Mudanças de leis ou regulamentações
6. Perfil de fornecedores
Aqui você vai analisar qual o perfil, quem são, quais os pontos positivos e negativos dos fornecedores dos seus concorrentes e dos seus também. Não esqueça que os produtos, tantos os seus quanto os dos seus concorrentes são o foco do seu negócio. É o que faz a empresa existir.
7. Analise os resultados
Após coletar todos os dados é hora de analisar. Organize tudo em planilhas ou de alguma forma que funcione para você analisar e entender o que esses dados estão dizendo.
Quais são as conclusões? O que você precisa melhorar após essa análise? No que pode se diferenciar? O que de algo novo e diferente você pode ofertar para o público-alvo?
Ferramentas que podem te ajudar na análise de concorrência
Google Alerts: permite que você cadastre termos relevantes para seu negócio e receba notificações por e-mail assim que uma nova notícia sobre o tema for publicada na rede. Você pode cadastrar o nome da sua maior concorrente e qualquer notícia que sair sobre ela você será notificado.
Reclame Aqui: site que vai permitir você identificar os maiores erros e problemas dos seus concorrentes. O que, de solução, você pode ofertar na sua empresa para esses problemas?
Análise de redes sociais: esteja por dentro do que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais diariamente.
Ubersuggest: permite verificar o desempenho de seus concorrentes quando o assunto é tráfego orgânico, aquelas visitas ao site que começam a partir de uma pesquisa no Google.
Google Trends: é uma ferramenta que analisa tendências de busca para uma determinada palavra ou termo-chave.
SEMRush: é uma plataforma de gerenciamento de visibilidade e marketing de conteúdo online. Você pode analisar o site de algum concorrente, ver número de acessos, quais palavras chaves que ajudam ele a rankear e os anúncios que ele criou.
SimilarWeb: você consegue ter um ranking dos sites mais acessados do país, além de poder analisar tráfego de sites concorrentes.
O que eu devo analisar?
- Preços
- Estratégias de promoção
- Desempenho de marketing e comunicação
- Pesquisa no Google
- Site, redes sociais e qualquer outro canal
- Reclamações e elogios
- Processos
- Tendências
- Erros que você pode evitar
- Fornecedores
Conclusão
Agora chegou a hora de você colocar em prática e fazer a sua análise de concorrência. Com isso, você conseguirá ver o seu diferencial, seus erros e acertos, e claro, o que pode e deve ser melhorado para entregar o melhor produto/serviço para o seu público-alvo.
Mantenha-se atualizada sobre tudo o que acontece no seu mercado e nicho. Além disso, você pode fazer essa análise sempre que sentir necessidade de se atualizar e ver o que seus concorrentes estão fazendo.
Aproveite também para pegar mais dicas em nosso instagram @sejaceo | E para entrar em nosso canal do Telegram.