O Underdark ocupa uma enorme quantidade de subterrâneo do primeiro ato de Baldur’s Gate 3 – por isso separamos as quatro maneiras de chegar ao Underdark em Baldur’s Gate 3.
O primeiro ato de Baldur’s Gate 3 ocorre em torno do local do acidente do Nautiloid e do Druid Grove em um cenário que é tão verde e vibrante quanto repleto de conflitos. Os jogadores podem já estar sobrecarregados com o escopo do jogo quando atingem 10 horas no Baldur’s Gate 3 e percebem que não estão nem na metade do Ato 1.
A superfície do Ato 1 de Baldur’s Gate 3 é enorme e densa, mas espreitando logo abaixo de sua superfície está uma rede de cavernas ainda mais hostil, ainda mais exuberante e colorida. Chamado de Underdark, é um lugar que muitas das raças do jogo chamam de lar, e outras chamam de armadilha mortal. Existem apenas algumas entradas do Underdark que os jogadores podem encontrar, nenhuma das quais é particularmente fácil de acessar.
Embora o Subterrâneo seja um local importante no Portão 3 de Baldur, encontrar uma das indescritíveis entradas do Underdark pode ser relativamente difícil. Duas das entradas têm chefes que devem ser vencidos ou evitados para obter acesso. Os outros dois exigem a conclusão de um quebra-cabeça ou a passagem por um esconderijo de bandidos com os poderes de Carisma e Percepção. Antes de decidir qual das entradas do Underdark você deseja usar para chegar a essa extensa zona subterrânea, considere onde cada entrada realmente termina no Underdark. O Mapa do Subterrâneo é quase tão grande quanto o mapa do mundo superior para o Ato 1, e cada uma das quatro entradas para o Subterrâneo leva a áreas com níveis variados de perigo – como uma armadilha mágica ou um Minotauro.
Mapa e entradas do Subterrâneo / Underdark
A partir do lançamento completo de Baldur’s Gate 3, há um total de quatro entradas para o Underdark que os jogadores podem encontrar, durante o primeiro ato especificamente. O elevador Zhentarim Hideout, o quebra-cabeça do Templo Corrompido no Acampamento Goblin, o fosso atrás da Phase Spider Matriarca e o círculo de cogumelos da tia Ethel levam a partes muito diferentes do Subterrâneo.
O local onde cada entrada do Underdark leva é destacado no mapa do Underdark acima. Os círculos vermelhos correspondem às entradas abaixo de cima para baixo – com Zhentarim Hideout no círculo mais ao norte, e o Mushroom Circle encontrado na área inferior destacada.
- O elevador Zhentarim Hideout leva a uma área a nordeste da Myconid Colony.
- A Phase Spider Matriarca leva a uma área com vista para o Subterrâneo perto dos Minotauros.
- O quebra-cabeça do Templo Corrompido leva ao Posto Avançado Selunita protegido por magia.
- O Círculo de Cogumelos da Tia Ethel leva a uma plataforma acima da Torre Arcana.
Uma quinta entrada para o Underdark / Subterrâneo também está tecnicamente disponível através do Grymforge. Depois que os jogadores já tiverem entrado no Subterrâneo e chegado à Grymforge, eles desbloquearão um Waypoint perto das docas de Gwymforge. Ao viajar para este Waypoint e pegar o barco de volta para a Praia do Subterrâneo, os jogadores podem usar esta quinta entrada do Subterrâneo. Também é possível, é claro, entrar no Underdark por meio de qualquer Waypoint descoberto lá apenas viajando até ele – abra o mapa e selecione um dos locais desbloqueados de viagem rápida do Underdark no menu do lado direito.
1. Elevador no Esconderijo Zhentarim
O Elevador no Esconderijo Zhentarim é encontrado ao norte do Waukeen’s Rest Waypoint, que por sua vez é encontrado na área mais a noroeste do mapa do Ato 1. Depois de salvar as vítimas presas de um prédio em chamas, os jogadores podem entrar em uma cabana na rua a oeste, onde serão surpreendidos por um feiticeiro.
Se os jogadores não matarem o Sorcerer e puderem usar testes de habilidade para abrir caminho sem causar alarme, eles podem chegar ao esconderijo com relativa facilidade, depois de convencer mais alguns personagens. Atrás de uma parede ilusória, no nordeste do esconderijo, a Percepção passiva dos jogadores pode revelar uma sala escondida. Um Elevador Secreto para o Subterrâneo é encontrado nesta sala, mas para usá-lo, os jogadores devem desbloqueá-lo com Lockpicking ou roubar uma Chave Mecânica de um guarda próximo.
2. Queda de Penas na Fase Caverna da Aranha
Uma das entradas do Underdark que os jogadores podem encontrar está localizada atrás – e abaixo – de uma Fase Aranha Matriarca. A habilidade Feather Fall nega o dano de queda ao pular muito alto, e há um poço nas Profundezas Sussurrantes que os jogadores podem pular para chegar ao Subterrâneo.
The Whispering Depths é o lar de uma Phase Spider Matriarca e outros inimigos aracnídeos. É um chefe quase impossível de evitar e tem muita saúde (e aliados). Mate os inimigos menores primeiro, então vá para a Matriarca quando ela for a única ameaça. No final do túnel, há um fosso que a Matriarca estava patrulhando.
No poço em Whispering Depths, os jogadores devem dar Feather Fall a todos os membros do grupo e, em seguida, ativar o modo baseado em turnos. Faça cada personagem pular no poço para cair suavemente nesta entrada do Subterrâneo.
3. O quebra-cabeça de Selune no Templo Corrompido
No Templo Corrompido, uma área que pode ser acessada por uma porta no Shattered Sanctum ocidental, o QG do Goblin Camp onde os jogadores matam (ou fazem amizade) três True Souls para salvar o Druid Grove. Tranque a porta para fazer a transição para o Templo Corrompido, onde uma ogra vagueia. Mate a Ogra ou passe em uma Verificação de Diálogo para prosseguir.
Siga os corredores para encontrar uma sala com quatro círculos giratórios no chão, cada um com alguns espaços vazios e preenchidos. Os jogadores devem girar essas plataformas interligadas para que os quatro slots vazios fiquem todos no círculo inferior, onde a luz brilha de cima. Depois de concluído, vire a alavanca na outra extremidade da sala e avance para o Subterrâneo, especificamente o Posto Avançado Selunite.
4. Máscaras sussurrantes, uma bruxa e um círculo de cogumelos
A quarta e última – e sem dúvida a mais perigosa – maneira de encontrar uma entrada no Subterrâneo é através de um Círculo de Cogumelos abaixo da Casa de Chá da Tia Ethel, no sudeste da zona do Ato 1. Aqui, os jogadores descobrem que tia Ethel é de fato uma bruxa e podem interagir com sua lareira para descobrir um covil escondido que fica no subsolo.
Antes de pegar esta rota para o Underdark, pegue uma Whispering Mask em uma mesa na sala do caldeirão. A mesa fica ao lado do rosto em forma de árvore que bloqueia a passagem para a sala cheia de Cultistas. Não a coloque até que o grupo tenha derrotado Tia Ethel, porém, o que é possível por volta do nível 4 a 5. Caso contrário, colocar a máscara deixará o usuário sob o controle da Bruxa (sem outros efeitos protetores como Proteção contra o mal e o bem). , aquilo é).
Depois de derrotado, encontre o caminho pelo covil (sem ativar armadilhas, se todos os membros do grupo tiverem uma máscara equipada) e procure outro rosto semelhante a uma árvore. Usar a máscara revela que esta também é uma entrada secreta, que esconde um círculo de cogumelo que leva a uma plataforma logo acima da Torre Arcana no Subterrâneo, com outro círculo de cogumelo que leva para baixo.
Baldur’s Gate 3 está disponível para PC e deve ser lançado no PlayStation 5 em 6 de setembro de 2023.