Baldur’s Gate 3 conquistou o mundo dos jogos depois de liberar o acesso antecipado no dia 3 de agosto, tornando-se um dos lançamentos de jogos para PC de maior sucesso na atualidade. O jogo também estará disponível no PlayStation 5 em breve. Entretanto, o grande sucesso de Baldur’s Gate 3 me fez refletir sobre outra plataforma para a qual o jogo viria originalmente: Google Stadia.
Acredite ou não, o anúncio de Baldur’s Gate 3 aconteceu durante uma apresentação do Stadia Connect em junho de 2019. Ele foi desenvolvido para ser o aplicativo que acabaria com o serviço de streaming em nuvem, mas o Stadia estaria não duraria tanto assim. Agora que o jogo foi lançado e é um grande sucesso, não posso deixar de pensar em como os dois poderiam ter se complementado se o Google não tivesse lidado com o Stadia tão mal.
Desde o tamanho grande do arquivo até o apelo de não ter que sentar em uma área de trabalho para jogar este jogo de 100 horas, uma versão em nuvem do Baldur’s Gate 3 não parece uma má ideia agora. O sucesso crítico e comercial de Baldur’s Gate 3 mostra que o Google poderia ter um sucesso em suas mãos se tivesse se concentrado em vender uma biblioteca de grandes jogos que se beneficiaram da tecnologia em nuvem, em vez da própria tecnologia. O sucesso de Baldur’s Gate 3 não é apenas uma prova do sucesso da Larian Studios, mas também do fracasso do Google.
Stadia poderia ter feito Baldur’s Gate 3 melhor?
Baldur’s Gate 3 cativa de uma forma que poucos jogos conseguem. Com uma excelente escrita e liberdade de escolha que permitem contornar cenários inteiros matando um chefe como Minthara cedo ou deixando Nere sufocar em uma caverna.
Embora dê para jogá-lo no Steam Deck, muitos usuários estão hesitantes em instalar o Baldur’s Gate 3 nele por causa de seu enorme tamanho de arquivo – 123,4 GB é uma grande parte da memória interna do Steam Deck e não é algo para se gastar com apenas um jogo. Esse foi outro problema que uma versão do Google Stadia do jogo poderia ter resolvido. A capacidade de salvar Baldur’s Gate 3 nessa plataforma e jogar lá se fosse preciso abrir espaço no PC teria sido útil.
Depois, há os prometidos recursos exclusivos do Baldur’s Gate 3 da Stadia que nunca viram a luz do dia. Crowd Choice teria adicionado uma opção multijogador divertida para streamers que permitem que seu público influencie as escolhas de seus personagens e funções de dados. O Stream Connect permitiria aos jogadores ver o que seus amigos estavam fazendo em suas telas no modo multijogador. Por fim, o State Share, um recurso destacado do Stadia que permitia aos jogadores salvar o estado do jogo com um link e entregá-lo a outras pessoas, teria tornado muito divertido trocar de personagem ou ver como as escolhas e os mundos de seus amigos diferiam dos seus. ,. Juntamente com o salvamento cruzado, seria fácil tentar salvar o jogo de qualquer pessoa em qualquer plataforma em que Baldur’s Gate 3 estivesse disponível.
Baldur’s Gate 3 ainda é um jogo fantástico sem todas essas coisas ao jogar no PC. Mas ser capaz de economizar algum espaço no disco rígido, ter um pouco mais de versatilidade onde é possível jogá-lo e usar alguns recursos legais como o State Share teria feito milhões de usuários considerarem fazer do Stadia a plataforma preferida para jogar Baldur’s Gate 3 se o serviço ainda estivesse disponível. hoje. Infelizmente, nunca houve uma chance dessa possibilidade se concretizar, e ainda não vimos quais “soluções alternativas de streaming” o Larian Studios tem reservado para o jogo.
Baldur’s Gate 3 poderia ter melhorado o Stadia
Baldur’s Gate 3 estava em acesso antecipado no Google Stadia antes do desligamento do serviço e não necessariamente chamou muita atenção lá. Mas se tivesse acesso antecipado no PC e Stadia simultaneamente, isso teria sido um grande benefício para o serviço de jogos em nuvem, pois estaria disponível antes de qualquer porta de console. Mesmo obtendo um décimo daquela enorme contagem de 814.000 jogadores simultâneos do Steam provavelmente o tornaria um dos jogos Stadia de maior sucesso.
Ao longo de sua vida útil, o Stadia não teve um sucesso que parecesse intimamente associado à plataforma. Baldur’s Gate 3 definitivamente teria sido esse jogo, então o Google foi sábio em apoiá-lo desde o início e começar a comercializá-lo junto com a plataforma. Infelizmente, outros aspectos do gerenciamento do Stadia pelo Google não estavam à altura. Agora que o Stadia está fechado há mais de meio ano, é fácil olhar para trás e ver tudo o que deu errado.
Não é segredo que o Google Stadia foi lançado muito cedo e sem muitos jogos atraentes. Seus únicos exclusivos eram indies que falharam em criar muito burburinho e portas que tendiam a ficar para trás de outras plataformas. Mesmo a versão de acesso antecipado do próprio Baldur’s Gate 3 não foi lançada até quase um ano de vida útil do serviço. Se o Google tivesse mantido o Stadia nos estágios de teste ou beta por mais um ou dois anos, em vez de comercializar o lançamento de novembro de 2019 como um lançamento amplo, poderia ter sido lançado com mais jogos ou pelo menos oferecer exclusividades fortes de forma mais consistente.
Não é difícil imaginar um mundo em que o timing do Stadia fosse um pouco melhor, com o lançamento mais próximo de jogos como The Quarry, High on Life e a versão de acesso antecipado de Baldur’s Gate 3. Em vez disso, lançou-se em um período de seca de software que condenou a plataforma desde o início. O sucesso que Baldur’s Gate 3 viu nos últimos dias serve como outro lembrete do fracasso do Google Stadia.
O Google anunciou e até lançou em acesso antecipado um jogo aclamado pela crítica e muito jogado que poderia ter sido um ótimo exemplo do potencial dos jogos em nuvem. Em vez disso, é uma nota de rodapé extinta no desenvolvimento de Baldur’s Gate 3 da qual o Google não verá benefícios. Baldur’s Gate 3 poderia ter salvado o Google Stadia, mas o Google nunca levou o Stadia a um lugar onde este jogo pudesse fazer isso.
Baldur’s Gate 3 já está disponível no PC. Chegará ao PS5 em 6 de setembro.