Uma das maiores dificuldades das blogueiras é se verem como empreendedoras e assim, tratarem seus blogs de maneira profissional. Apenas quando começam a surgir os primeiros trabalhos e parcerias que elas começam a se perguntar se são blogueiras ou empreendedoras e começam a estruturar o blog como uma empresa.
O que por um lado é bom, por que geralmente os blogs surgem a partir de hobbies, de maneira leve e descontraída. No entanto, por outro lá é muito ruim, pois o trabalho que dá colocar as coisas em ordem podem desestimular muitas pessoas.
Hoje eu trouxe para a mesa um assunto polêmico, mas antes de iniciar, eu quero fazer uma pergunta para vocês e quero que me respondam com toda sinceridade do mundo:
Você é blogueira ou empreendedora?
Você deve estar se perguntando, por que eu quero saber se você é uma blogueira ou empreendedora. E a razão da minha pergunta é muito simples: por que eu percebo grande dificuldade nos blogueiros em se verem como empreendedores.
E eu entendo que muita gente começa um blog por hobbie, o motivo inicial raramente é ganhar dinheiro, no entanto, no meio do caminho, conforme o projeto vai ganhando forma, os objetivos mudam e o blogueiro, muitas vezes fica nadando aleatoriamente no oceano vermelho sem saber o que fazer.
Esse post, tem o intuito de te ajudar a entender, primeiro:
- Se você quer ganhar dinheiro com seu blog
- Se você quer ter flexibilidade e mais liberdade para trabalhar de qualquer lugar do mundo
- Se você quer seguir seus sonhos, ao invés de seguir ordens
Mas se você entender que empreender NÃO É PRA VOCÊ, tudo bem. O mundo do empreendedorismo exige muito e às vezes trabalhar como CLT ou Servidor Público podem ser opções muito mais confortáveis e estáveis.
Mudança de Mindset: blogueira ou empreendedora?
Antes de se aventurar no mundo do empreendedorismo, você precisa mudar o seu mindset (mentalidade) ou seja, você precisa SE ENXERGAR COMO UM EMPREENDEDOR. Se você não fizer isso por você, ninguém o fará e você passará toda a sua vida correndo atrás do rabo. Com o discurso de que “bloga por hobby“, mas com o desejo interno de tornar isso sua principal fonte de renda.
Exercício de Mindset 1:
Vamos fazer um exercício: Você vai parar 3 minutos na frente do espelho e REPETIR pra si mesmo:
EU SOU UMA EMPREENDEDORA(O). EU VOU TRANSFORMAR O MEU BLOG (HOBBY) NO MEU TRABALHO.
Repita isso como um mantra, várias vezes ao dia, até que sua mente absorva essa informação de tal maneira que será automático quando alguém perguntar: “- O que você faz?” você responderá: “-Eu trabalho escrevendo sobre coisas que gosto”.
Exercício de Mindset 2:
NÃO TENHA VERGONHA DE DIZER QUE VOCÊ É UM BLOGUEIRO.
As pessoas precisam entender que apesar de ser uma profissão muito recente e haver uma grande guerra com os profissionais de comunicação, ser blogueiro não é uma vergonha. Você não é menor do que ninguém por que faz algo que ama. Estamos no século 21. Os jornais impressos estão acabando – se já não acabaram todos.
Um jornalista que escreve para um site, assim como você se preocupa com: SEO, MARKETING, POSICIONAMENTO DE MARCA. Por que estamos na era dos multi-profissionais, onde – infelizmente – uma pessoa assume várias funções. Então por que você, que tem tanto trabalho quanto ele, deveria se envergonhar disso?
E gente, eu particularmente tenho vergonha de colegas de profissão que têm esse tipo de atitude: desdenhar de blogueiros, sejam eles de quais nichos forem. Eu cursei Comunicação Social, minha especialização era em Jornalismo, AMO A MINHA PROFISSÃO, mas os tempos são outros.
Se antes eu sonhava em ser Editora-chefe de uma grande revista de moda, por exemplo, hoje eu sonho em ter a minha própria revista online.
Ser blogueiro, significa que você tem um blog e escreve nele, não tem nada além disso. Apenas aceite e siga o barco.
Agora que já mudamos o nosso mindset e estamos muito seguros do que estamos fazendo, que tal se fazer algumas perguntas para entender se você tem estômago para continuar trilhando o caminho para a realização do seu sonho?
Vamos lá?
1. Você está pronto para confiar em si mesmo?
Você precisa entender que é o único responsável pela sua vitória. Então se você não acordar cedo, criar uma rotina e hábitos de trabalho saudáveis, todo o esforço que empregar no seu negócio terá um total de zero resultados.
Confie no seu potencial, mas aceite que você terá sim dias ruins e que eles não significam que você é uma pessoa ruim. Apenas respire, beba uma água e volte ao trabalho. Você precisará fortalecer a sua auto estima, para arrebentar nos dias bons e sobreviver aos dias ruins, pois eles passarão.
2. Você tem jogo de cintura?
Empreender não é fácil e se você não tiver reservas, ou se investiu toda a sua grana no seu negócio, precisará rebolar para conquistar seus objetivos, mas não desanime! Empreender é matar um leão por dia e às vezes, vender o almoço para comprar a janta – pelo menos inicialmente. Brincadeira à parte, tenha certeza que tudo será muito gratificante no final.
Agora, se você tem ou pretende ter uma equipe, comece a desenvolver seu lado mais flexível. Trabalhar com pessoas é um desafio. Crie uma cultura forte e tudo será menos doloroso.
3. Você sabe fazer networking?
Eu já trabalhei com muitas pessoas e em alguns momentos elas foram muito sinceras e disseram: “Nós não temos dinheiro”. Isso vai acontecer algumas vezes e você precisará dar um sorriso amarelo, respirar fundo e seguir o barco.
Por que aquela pessoa pode não ter dar um retorno financeiro imediato, no entanto ela pode agregar ao seu negócio de inúmeras formas, como: te apresentando a pessoas que tenham dinheiro. Sendo um propagador, um fã do seu negócio, te ajudando a alavancar as vendas, com o famoso boca a boca. Te abrir portas para novas oportunidades de negócios entre outras coisas.
Então, preocupe-se em fazer uma boa rede de contatos, pois um bom amigo, com outros bons amigos, às vezes pode ser muito mais valioso, do que um contrato com prazo determinado.
4. Você tem visão de futuro?
Uma das características que diferenciam os empreendedores é ter uma visão além do que se pode ver. Você precisa estar antenado, ser criativo e se antecipar as tendências. Empreendedores que têm visão do futuro, vivem o hoje com foco no amanhã!
Avante!
5. Você conhece o mercado?
Por mais conhecimento empírico que você tenha sobre determinado assunto, SEMPRE ESTUDE O SEU MERCADO. Você se surpreenderá com a quantidade de conhecimento e insights que você vai adquirir estudando o mercado.
6. Como é a sua relação com o dinheiro?
Quando eu tomei a decisão de empreender, precisei reavaliar a minha relação com o dinheiro. Sempre fui do tipo que gastava de forma descontrolada, sem anotar os gastos, e sem saber onde meu dinheiro estava indo. A sensação que eu tinha era que ele estava indo para o ralo.
A verdade, é que não somos ensinados a economizar, nem sabemos fazer isso, por isso o começo é sempre o mais difícil.
Mas reavaliar sua trajetória com as finanças, reorganizar, redistribuir, criar novas fontes de renda, é fundamental para quem quer se jogar de cabeça no mundo do empreendedorismo.
7. Você é adaptável?
E por último, uma questão importantíssima, você precisa ser um camaleão!
O mercado está em constante mudança, então não fique estagnado no mesmo lugar. Mude-se! Sempre, esteja aberto a novas possibilidades. Aprenda com o novo e se surpreenda!
Já foi-se o tempo em que as empresas seguiam regras de conduta conservadoras, os tempos são outros e o mercado pede que sempre nos transformemos. Esteja atento e pronto para agir, seja em qual direção for!
Se você gostou desse post, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude esse blog a crescer.
Faça parte do nosso Grupo no Whatsapp e siga-nos no Instagram para acompanhar todas as novidades.