Ter um celular da Apple vai muito além de apenas ter um aparelho telefônico para se comunicar, eles vendem benefícios intangíveis aos usuários tão poderosos que justificam os valores exorbitantes. Contudo, tais “exclusividades” podem abrir portas para praticar preços abusivos nas vendas dos acessórios.
Tendo isso em vista, a a União Europeia passou a obrigar a Apple a usar a entrada USB-C nos iPhones, e o Brasil pode estar considerando seguir pelo mesmo caminho.
A Anatel, agência reguladora brasileira, acaba de abrir uma consulta pública em seus portais a respeito deste tema.
Esta consulta utiliza praticamente a mesma base da decisão tomada na Europa, visando assim a conveniência dos consumidores e a diminuição de resíduos eletrônicos (por causa do reaproveitamento dos carregadores).
O texto também especifica que a obrigatoriedade valeria apenas para dispositivos que precisam ser carregados por meio de cabo. Portanto, a produção de um celular que carrega apenas por bases (sem fio), também estaria dentro das normas.
A consulta pública também menciona o desejo de padronizar os protocolos de carregamento. Além disso, as embalagens de adaptadores e celulares precisariam indicar claramente a potência de recarga, entre outras informações técnicas.
Aqui no Brasil, a consulta visa que a mudança seja realizada apenas em celulares. Diferentemente do que aconteceu na União Europeia, onde foi exigido que a padronização também acontecesse em outros aparelhos, como leitores de e-books, fones de ouvido, alto-falantes portáteis e outros.
Apesar das diretrizes não serem diretamente voltadas para a Apple, a marca poderá ser a mais impactada, por causa da interface Lightning de seus aparelhos eletrônicos. Todavia, alguns produtos da Apple, como iPads e Macbooks já possuem portas USB-C para recarregar a bateria ou transferência de dados.
iPhone poderá ter entrada USB
Essa proposta indica que a obrigatoriedade do cabo USB-C seria exigida a partir de 1° de julho de 2024,ou seja, às vésperas do lançamento do suposto iPhone 16. Entretanto, há rumores de que a Apple esteja planejando adotar este padrão já no lançamento do iPhone 15, em 2023.
Inclusive, a marca já estaria realizando seus primeiros testes com protótipos, porém ainda não há nenhuma confirmação sobre quando os novos dispositivos com entrada USB-C serão lançados.