Ben Silbermann, CEO do Pinterest, renunciou ao cargo – após ocupá-lo por mais de 10 anos – para assumir um cargo criado especialmente para ele, de Presidente Executivo. O co-fundador da plataforma abre as portas para a entrada triunfal de Bill Ready, um executivo que já liderou empresas como Google e Paypal.
A notícia caiu como uma luva no mercado e fez as ações do Pinterest aumentarem significativamente na Bolsa de Nova York. E essa mudança evidencia o novo olhar (e propósito) da plataforma.
Agora, muito provavelmente, o Pinterest concentrará ainda mais seus esforços no e-commerce. A empresa fundada em 2010, fatura cerca de US$ 2,6 bilhões por ano e, em 2021, registrou um lucro de US$ 316 milhões.
O fim de uma era
Essa mudança na liderança da plataforma marca o fim de uma era de mais de uma década de Silbermann como CEO, que ajudou a consolidar o Pinterest como um serviço de busca e compartilhamento de ideias positivas.
Agora, a empresa veleja por novos mares, buscando se consolidar em um novo mercado. Nos últimos anos, o Pinterest vem desenvolvendo uma divisão de e-commerce, para que lojistas possam vender através da plataforma, atraindo assim mais anunciantes para a rede social.
Com essa nova estratégia em vista, a escolha de Ready como seu sucessor faz todo sentido, já que o executivo de 42 anos trabalhou por anos para a gigante de pagamentos online PayPal.
“É um novo capítulo, estamos focados em ajudar os Pinners (como são chamados os usuários da plataforma) a comprar, experimentar e usufruir de todas as grandes criações que eles veem” – afirmou Silbermann no comunicado onde anunciou sua renúncia.
Ready é um grande líder para esta transição. Ele entende profundamente do comércio e pagamentos” – concluiu em nota.
Ainda que tenha crescido expressivamente, durante a pandemia, o Pinterest registrou uma queda de 9% dos usuários ativos, comparado ao mesmo mês do ano anterior. Além de colecionar uma série de polêmicas em sua bagagem.
Parece que o novo CEO terá muito o que resolver assim que assumir o cargo.