A pandemia de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, impactou a vida das pessoas no mundo inteiro.
Aqui no Brasil, onde todos os problemas tendem a ser potencializados, não foi diferente, com as implicações da pandemia impactando diversos aspectos do funcionamento da sociedade.
Dentre os processos que mais foram afetados pela doença, pode-se citar o processo de habilitação, que é um pouco burocrático e, com as restrições sanitárias, ficou ainda mais maçante e demorado.
Tirar a habilitação 2022 pode ser um tanto quanto diferente dos outros anos. As mudanças nesse sentido aconteceram muito rápido e tudo isso tende a gerar dúvidas nas mentes das pessoas.
Entretanto, esse artigo foi criado justamente para sanar essas dúvidas. Abaixo você saberá tudo sobre a CNH 2022 e as mudanças ocorridas no processo de habilitação por causa da pandemia.
Tirar CNH na pandemia: o que mudou no processo?
Antes de tudo, vale ressaltar que o processo geral e as regras preestabelecidas do processo de habilitação não sofreram mudanças.
Na verdade, as únicas modificações vistas dizem respeito a prazos, respeito a protocolos sanitários e outros pormenores.
Continue lendo e entenda melhor o que mudou em cada uma das etapas para tirar a CNH 2022.
Curso teórico
O curso teórico é a primeira fase do processo de habilitação, que se inicia imediatamente após o pagamento das taxas do DETRAN e a aprovação no exame psicotécnico.
Composto de, em média, 45 horas/aula, o curso é ministrado nas dependências da autoescola escolhida pelo candidato e tem em sua grade as disciplinas que compõem a prova teórica do DETRAN.
Para se adequar ao contexto pandêmico, algumas autoescolas adotaram o sistema EAD, em que os alunos assistem às aulas de forma remota.
Outras autoescolas, no entanto, mantiveram as aulas presenciais, mas adotaram medidas de distanciamento nas salas de aula, reduzindo o número de alunos, e tomaram medidas que favorecem a livre circulação de ar.
Porém, o processo de preparação para o exame teórico permanece o mesmo, exigindo do aluno uma rotina de estudos e a preparação por meio do simulado detran ce.
Aulas práticas
Diferentes das aulas teóricas, as aulas práticas de condução e pilotagem precisam ser feitas de forma presencial.
Para evitar que haja contágio de instrutores e alunos, as autoescolas disponibilizam álcool em gel, álcool 70% e máscaras dentro dos carros e acoplados nas motos que são usadas nas aulas.
Além disso, tanto os instrutores quanto os outros funcionários das autoescolas são instruídos a limparem constantemente maçanetas, volantes, guidões e outras peças de contato dos veículos com álcool 70% para evitar a propagação do vírus. O uso de máscaras por alunos e funcionários também é obrigatório.
Prova teórica
A prova teórica, que pode ser feita por alunos que passam por todo o curso teórico, é feita nas dependências do DETRAN e também recebeu algumas adequações.
Os locais de prova são constantemente higienizados com álcool e regras de distanciamento foram impostas para evitar contato entre candidatos e funcionários do órgão público.
Prova prática
Para a temida prova prática, as regras são semelhantes àquelas vistas nas aulas práticas.
Antes do exame, uma pessoa autorizada higieniza bancos, volantes, maçanetas, guidões e outras peças. Além disso, durante o teste o candidato a condutor precisa permanecer usando máscara.
Agendamento de provas
O agendamento tanto da prova teórica quanto do teste prático continua funcionando da mesma forma, podendo ser feito de forma online.
Contudo, quem deseja tirar a habilitação 2022 precisa estar atento aos prazos. Devido a eventuais restrições causadas pela pandemia, alguns prazos podem ser estendidos e as provas demorarem muito para acontecer.
Esse fato tem aborrecido muitos candidatos que precisam esperar meses para realizar uma prova teórica, por exemplo, o que afeta a preparação.
Qual o prazo para tirar CNH na pandemia?
Antes da pandemia, o prazo médio do processo de habilitação variava entre três e cinco meses, no máximo. Porém, tirar CNH na pandemia pode demorar até 12 meses, a depender da situação.
Candidatos que estejam planejando tirar CNH 2022 precisam ter em mente as possíveis mudanças de prazos e paralisações de serviços que possam ocorrer no período, o que com certeza afeta o tempo de duração final do processo.
Conclusão
Com esse artigo, os candidatos à primeira habilitação podem tirar todas as suas dúvidas em relação às mudanças implementadas no processo de habilitação durante a pandemia.