Se você é uma influenciadora digital ou uma marca e quer descobrir como conseguir parceria veio ao lugar certo.
Uma das profissões mais desejadas dos últimos anos é ser influenciadora digital. Recebidos, viagens para lugares paradisíacos, restaurantes caros e roupas bonitas. É o que todo mundo quer ganhar através do seu trabalho.
Apesar de parecer um pouco utópico, é possível que com muito esforço e dedicação você também chegue lá.
Por isso, resolvemos desenvolver esse Guia Passo a Passo de como conseguir parceria para você arrasar como a blogueirinha que sempre quis ser.
Em primeiro lugar, antes de você continuar essa leitura, sugiro que você ouça o nosso podcast sobre como conseguir parceria e tire algumas dúvidas básicas.
Além disso, eu preciso te alertar de algumas coisas.
Ser blogueira ou influenciadora digital, apesar de ser incrível não é a profissão mais fácil do mundo. Ao contrário do que as pessoas pensam, compartilhar conteúdo na internet diariamente pode ser algo extremamente desgastante.
Por isso, é importante que você tenha planejamento e organização para que você tenha um resultado a longo prazo.
Também é imprescindível você entender que nada acontece por acaso e que por mais que as pessoas romantizem a fama e o sucesso, eles não acontecem do dia para a noite.
O que mudou na forma de se fazer propaganda?
Antes de te ensinarmos como conseguir parceria no instagram queremos falar um pouco sobre quem pode ser uma influenciadora digital.
O Marketing de Influência existe desde que surgiu a publicidade. Por que ele consiste em utilizar pessoas influentes em determinado segmento para divulgar determinados produtos e/ou serviços. Só que antes era utilizada a televisão como canal principal de veiculação destas propagandas.
Com o advento da internet tudo mudou, principalmente e fundamentalmente a forma de se fazer a propaganda de produtos e/ou serviços.
Com isso, foram surgindo novos tipos de profissionais. Alguns não tão bem compreendidos quanto outros, mas a verdade é que eles vieram para ficar.
Quem pode ser influenciadora digital?
Hoje, qualquer pessoa que tenha um celular e acesso à internet pode se tornar uma influenciadora digital.
Alguns surgem do nada e explodem em uma ação viral, como é o caso de quem começa fazendo polêmica ou humor.
Outros, começam já de maneira profissional. Estudando, conhecendo mais sobre esse mercado. Fazendo networking.
A verdade é que não existe uma maneira certa de começar a expressar a sua opinião na internet – claro, desde que a sua opinião não fira ninguém.
Você só precisa ter a vontade e a disposição para começar.
No caso de influenciadores mirins (público infantil) eles precisam também da autorização e do acompanhamento dos pais.
Você vai gostar também: Como ganhar dinheiro no Instagram: Guia e Passo a Passo.
Quais canais de comunicação uma influenciadora usa?
Uma influenciadora digital pode ter vários canais de comunicação ou apenas um.
No início dos anos 00’s era uma febre ter um blog com aqueles gifs brilhantes e o cursor da hello kit.
Hoje, é muito mais rápido e fácil se tornar uma influenciadora digital, por que necessita de muito menos do que precisava quando as primeiras blogueiras começaram a surgir.
E isso é um assunto que causa polêmica porque durante muito tempo os influenciadores foram deslegitimados por não terem efetivamente um blog. Que era o que garantia a “carteirinha de blogueira real oficial”.
Mas alguns foram totalmente disruptivos evitando escrever demasiadamente em um blog e recorrendo a outros canais como: Youtube, Instagram, Linkedin e outras mídias sociais.
Youtube – quando se começou a falar sobre a próxima era da tecnologia, os vídeos não saíam da boca dos usuários da internet. Apesar de ser um mundo inexplorado na época, algumas pessoas foram visionárias o suficiente para dedicarem todos os seus esforços à plataforma de vídeos online chamada Youtube. E muitos fizeram fortunas, como é o caso do:
Felipe Neto – o que começou com vídeos extremamente polêmicos sobre assuntos que estavam em evidência na mídia se tornou uma empresa altamente rentável. Felipe Neto começou lá em 2010 e ficou “famoso” após publicar um vídeo criticando o livro Crepúsculo da autora Stephanie Meyer. Na época o livro estava estouradíssimo nas listas de mais vendidos e Felipe ganhou haters por todo Brasil.
Ainda assim, Felipe bateu recordes impressionantes, como ganhar 1 milhão de inscritos em um único dia e criou a Paramaker, a primeira network dentro do próprio Youtube para agenciar outros canais.
Instagram – com o Instagram não foi diferente. As blogueiras de moda dominaram a plataforma e até hoje contam mais milhões de seguidores. O Instagram é atualmente a plataforma preferida das influenciadoras digitais. Por ser mais dinâmica, rápida. Por ter a possibilidade de alcançar milhões de pessoas em frações de segundos, entre outros motivos.
Camila Coutinho – um bom exemplo a ser citado é a Camila Coutinho, que é considerada a primeira blogueira brasileira. Camila criou seu blog em 2006, o “Garotas Estúpidas” e já entrevistou celebridades globais. Eleita, em 2015, pela Forbes como um dos trinta jovens brasileiros mais influentes com menos de 30 anos, Camila conta hoje com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram.
Como conseguir parceria
Antes de descobrir como conseguir parceria, você precisa se fazer a seguinte pergunta:
Por que eles vão querer trabalhar comigo?
Essa é uma das principais perguntas que me faço antes de propor qualquer tipo de parceria para qualquer pessoa e/ou empresa. O que eu posso gerar de valor para o parceiro que seja tão significativo que ele queira de forma espontânea trabalhar comigo?
E aqui se engana quem acha que eu estou falando de números. Esqueçam os milhares de seguidores que você ainda não tem, hoje nós vamos falar de geração de valor.
As pessoas geralmente compram por dois motivos:
- Primeiro por necessidade
- Depois por desejo
E quando você começar a estudar marketing e técnicas de vendas você começa a entender os motivos pelos quais elas compram de maneira mais profunda.
As compras por necessidade são aquelas essenciais, compras que você não pode deixar de fazer para sobreviver, como: comida, água, produtos de higiene, entre outras coisas.
E existem as compras por impulso, por desejo ou status. Veja esse exemplo:
“Uma pessoa precisa de um telefone celular para se comunicar com seus amigos, parentes, colegas de trabalho, então ele vai até uma loja e compra um aparelho que faça ligações. Isso supre a necessidade dele, por que o objetivo é se comunicar. “
Agora…
“Quando uma pessoa vai em uma loja de telefonia e escolhe o modelo mais atual, mais bonito e o mais caro é por que ela está comprando por status, ou seja, por que ela tem o desejo de mostrar para a sociedade que ela tem poder aquisitivo para ter aquele telefone, ou por que é o modelo da moda, enfim… Existem uma série de motivos.“
E é neste momento que o marketing de influência tem um papel importantíssimo na comunicação dos produtos.
As pessoas estão fartas do consumismo desenfreado. Elas querem continuar comprando, mas elas querem ter um motivos para isso. Um propósito.
E pode vir a ser uma das tarefas da influenciadora fazer com que as pessoas enxerguem valor no produto e/ou serviço que ele está divulgando.
Como conseguir parceria: conselhos para influenciadoras
Se você quer saber como conseguir parceria com empresas a resposta é muito simples: aja de maneira profissional. E isso não quer dizer trabalhar insanamente, fazer loucuras pelo job, perder horas de sono. E se matar de tanto trabalhar. Nem gastar rios do dinheiro que você não tem, com equipamentos que você não vai usar.
Quando eu digo trabalhar profissionalmente é você ter o mínimo necessário para desempenhar um bom trabalho, respeitando a si próprio e ao outro.
Exemplo:
Algumas influenciadoras entram em contato com as marcas de maneira totalmente despreparada. Elas nem consideram um trabalho de verdade o seu blog, instagram, seja lá o que for que ela tenha. Ela leva como um “hobbie”, mas quer fazer parte do hall das influenciadoras que ganham mimos e são convidadas como vips em eventos.
Para você não fazer feio para o mercado, separamos alguns conselhos fundamentais que vão te ensinar como fazer parceria e ainda ter sucesso em toda sua vida profissional.
Tenha um subnicho muito bem definido
Eu sei, de novo esse papo de nicho. Mas nós falaremos sobre isso até ficar tatuado na mente de mentes.
Conhecer o nosso subnicho de forma muito profunda nos ajuda a ser mais certeiros em nossa comunicação.
E porque eu estou falando de subnicho e não nicho?
Por que quanto mais específico melhor. Falar de moda, viagem, humor. São temas muito amplos. E você vai ficar perdido no oceano vermelho da concorrência. Você não vai ter a menor chance!
Por isso é importante você subnichar o seu conteúdo e especificá-lo bem. Por exemplo: “moda sustentável plus size”, “viagem de autoconhecimento para mulheres”. Essa especificação vai torná-lo único. Fazendo com que a sua audiência e a sua conversão, embora pequena seja muito mais qualificadas.
Como conseguir parcerias: Conheça bem o seu público
Para você ter sucesso em suas estratégias de comunicação, você precisa conhecer minuciosamente o seu público-alvo. Definir a sua persona. E não apenas quantos anos ela tem, onde mora e qual profissão ela exerce.
Você precisa fazer uma pesquisa um pouco mais profunda para entender que tipo de conteúdo a sua persona consome. Ou que tipo de sentimentos ela sente dentro de si. Ou quais os valores inegociáveis ela carrega.
Entenda quais são os maiores traumas e maiores vitórias da sua persona.
Como conseguir parceria: Tenha um mídia kit
Sério, se eu fosse uma empresa tentando contratar uma influenciadora digital, um dos critérios de eliminação seria não ter um mídia kit.
As pessoas podem achar que é bobeira, ainda mais na era em que todo o contato é feito via direct do instagram ou pelo whatsapp.
Mas ter um mídia kit diferencia as influenciadoras que estão realmente comprometidas com o seu trabalho das que estão apenas surfando na onda.
Por que imagina se você está procurando um emprego e chega na entrevista sem antes ter mandado o seu emprego? Minimamente o entrevistador vai te mandar voltar pra casa – ou se ele for muito bonzinho vai deixar você enviar o currículo na hora por e-mail, mas acredite isso não será bem visto.
Mesmo que a empresa não leia, mesmo que você tenha poucos seguidores. Ter um mídia kit vai te trazer para o topo dos e-mails lidos.
Negocie com quem decide
Não tem nada pior na área de vendas do que você perder tempo. Porque tempo significa dinheiro.
O seu tempo é o bem mais precioso que você tem, por isso não o desperdice.
Antes de começar a negociar qualquer parceria, faça uma busca minuciosa para entender quem é o tomador de decisão da empresa.
Seja a responsável pela área comercial ou pelo marketing, isso vai economizar muito tempo e agilizar o processo de negociação.
Além do mais, se a pessoa que você está conversando não é a pessoa que decide se vai fechar a parceria ou não, você muito provavelmente vai tomar um belo NÃO!
Ofereça contrapartidas
A parceria precisa ser uma via de mão dupla, ou seja, precisa ser bom para os dois negócios e não apenas um. Por isso, antes de você solicitar qualquer parceria, precisa entender quais as contrapartidas está disposta a oferecer.
E isso é algo muito simples de fazer;
- Enumere as ativações que você fará da marca (ex: vou criar conteúdo no site, no insta e nos stories).
- Determine um prazo de entrega (ex: temos um prazo de 30 dias após a efetivação da parceria para finalizar todo o material).
- Deixe bem claro os seus termos (ex: se você fizer uma viagem patrocinada e tirar fotos do resort que ficou hospedada, deixe claro se vai permitir ou não a utilização e reprodução das suas fotos nos canais da empresa).
- Sinalize tudo por e-mail (para que você tenha como comprovar o que foi acordado entre as partes. Em alguns casos, é importante até fazer um contrato de parceria. Podemos trazer esse assunto mais para frente).
Mostre os resultados
Uma parte importantíssima da parceria que muitos influenciadores esquecem é mostrar os resultados daquela ação.
Ainda que os resultados não tenham sido como o esperado, é de suma importância que você os mostre para a empresa que lhe contratou.
Isso vai mostrar que você leva o seu trabalho a sério e age com profissionalismo. Além disso, vai te possibilitar conversar francamente com o seu cliente e explicar porque aquela campanha não funcionou. Para isso, você vai precisar entender bem o seu mercado e o seu negócio.
Se os resultados forem positivos, o parceiro ficará muito contente e pode adicioná-la ao topo da lista de influenciadores sempre que ele fizer uma nova ação.
Como conseguir parceria: conselhos para as marcas
Agora, se você é uma marca e quer entender melhor como trabalhar com influenciadores digitais, também separamos uma série de dicas que vão te ajudar a escolher de maneira consciente a influenciadora correta para o seu tipo de campanha
Entenda o seu caixa
Antes de fechar qualquer parceria seja paga ou permuta, você precisa entender o caixa do seu negócio.
Por que não adianta investir em uma ação que vai trazer mais prejuízo do que lucro. É burrice.
Para isso, você precisa conversar com o seu financeiro para entender se é possível ou não fazer essa ativação.
Você vai precisar:
- Estipular metas de gastos
- Estipular prazos e quantidades (ex: esse mês eu consigo fazer duas campanhas com influenciadoras digitais por xx valor).
Ainda mais se você vende produtos, precisa redobrar a atenção com relação aos gastos com a campanha. Por que eles geralmente vão envolver gastos como: frete, embalagem, logística e etc.
Defina os objetivos das campanhas
Uma das etapas mais importantes é definir os objetivos da sua campanha e entender que nem todas as ações com influencers terão o objetivo de vendas.
A sua campanha pode ter dois objetivos:
- Branding – quando você quer ampliar o reconhecimento de marca e se associa a blogueiras para conquistar esse objetivo. Essa ativação pode ser feita online, com materiais de publicidade específicos e/ou presencial, em eventos, por exemplo.
- Vendas – quando você quer aumentar as suas vendas a partir daquela campanha.
É preciso que você tenha isso muito claro em sua cabeça, para não se frustrar com resultados não obtidos. Por que às vezes você faz um investimento pensando no retorno em vendas, quando deveria fazer uma campanha para as pessoas conhecerem mais a sua marca.
É importante ser muito transparente com a influenciadora contratado também.
Faça uma pesquisa e escolha criteriosamente os influenciadores
Não escolha as influenciadoras para a sua campanha de maneira aleatória. Tenha critérios rígidos de seleção. Que não precisam necessariamente ter a ver com números de seguidores. Mas com a forma de trabalhar, com o público-alvo. Tudo isso precisa ser levado em consideração.
Para você acertar na escolha da influenciadora para a sua campanha, analise esses critérios básicos:
- Ela fala com o público que você quer atingir?
- Qual o tom de voz da influenciadora?
- Ela tem uma identidade visual harmoniosa?
- Os valores da marca estão equiparados aos valores da influenciadora?
- Ela têm um mídia kit?
- Quem já trabalhou com essa influencer?
- Quanto realizar esta campanha com ela vai lhe custar?
Esses são alguns dos critérios que você pode avaliar. E que te darão um norte inicial.
Não se iluda com métricas de vaidade
Outra coisa muito importante que precisamos frisar aqui é: para de olhar só para as métricas de vaidade. Sério, isso vai lhe causar muito prejuízo.
Sim, eu sei que quando você entra no perfil do instagram de uma influenciadora e ela têm números altíssimos de seguidores isso impressiona. Às vezes é de cair o queixo mesmo, mas não deixe isso te impressionar por que você pode cair em uma armadilha.
Não é novidade para ninguém que é possível burlar alguns números no Instagram. É possível comprar seguidores, likes e até comentários.
Por isso, você precisa avaliar de forma criteriosa se aquela influencer é a ideal para representar o seu negócio.
Além disso, eu tenho certeza que você não vai querer associar a sua marca a uma pessoa que burla as regras para se dar bem a qualquer custo.
Acompanhe de perto a ação
Uma prática não recomendada que vejo as marcas fazerem é fechar a parceria e desaparecerem (pelo menos as de pequeno e médio porte). Não acompanham de perto a evolução, o envolvimento os resultados.
E isso é parte fundamental para a construção de relacionamento não só com o influencer, mas com o público atingido também.
Se você quer ter efetividade em sua campanha, precisa ser acessível, estar atento e disponível. Ser solícito.
É sua obrigação acompanhar cada etapa da ação. Solicitar relatórios. Acompanhar os feedbacks. Porque afinal é o nome da sua marca que está em jogo. E se você deixar isso à revelia, pode se prejudicar feio.
Como produzir um bom mídia kit?
Já falamos algumas vezes sobre a importância de se ter um mídia kit. Ele vai te colocar um nível acima dos demais.
Para produzir um bom mídia kit, você precisa privilegiar algumas informações sobre o seu negócio. Lembre-se: um mídia kit é o currículo da sua empresa.
O que eu preciso colocar no Mídia Kit?
- Capa chamativa: com o nome do seu négocio + foto.
- Sobre: conte um pouco sobre você e a sua empresa.
- Público: quem você atinge? Com quem você fala?
- Canais: quais canais de comunicação você está? E quais são seus números la?
- Fotos: compartilhe fotos ao longo do mídia kit, aproxime o cliente compartilhando com ele momentos importantes da sua vida e da empresa.
- Parcerias: quem já trabalhou com você?
- Imprensa: mostre quais veículos de comunicação já fizeram matéria sobre você.
- Comercial: quanto você cobra? Porquê? Descreva os pacotes e as formas de pagamento.
- Contato: como a empresa te encontra?
Como conseguir parceria: a hora do “vamo vê”
Agora que você descobriu como conseguir parceria, antes de entrar em contato com qualquer com qualquer empresa, você vai:
- Fazer uma lista das 20 possíveis empresas que você pode fechar parceria do segmento que você quer abordar;
- Entrar no site e nas redes sociais destas empresas e recolher informações de contato como: e-mail e telefone;
- Verifique também o horário de funcionamento da empresa;
- Anote o que você mais gostou de encontrar no site da empresa;
- Crie um cronograma de interação.
O primeiro contato, geralmente é muito frio e você precisará estar preparada para o pouco tempo que terá para tomar um sim.
Você vai ligar para o telefone que pegou no site da empresa, vai se apresentar e vai pedir para falar com a responsável de marketing ou do setor comercial. Veja o exemplo abaixo:
Olá, meu nome é Camila Santos e sou Fundadora do Projeto Na Estrada com as Minas, somos a primeira rede colaborativa de mulheres viajantes do país, eu gostaria de falar com a pessoa responsável pelo setor de parcerias. Esse assunto eu devo tratar com o marketing ou o comercial?
Qualquer secretária ou recepcionista que atenda a uma ligação com essa introdução, saberá exatamente para quem ela deve transferir. Tudo isso, por que eu me apresentei, disse para qual empresa eu trabalho, contei rapidamente o nosso propósito (elevator pitch) e pedi para falar exatamente com quem eu preciso. Mesmo que eu ainda não saiba quem seja essa pessoa.
A pessoa que lhe atender têm duas opções:
Ela pode te dizer o nome da pessoa que resolve e te transferir direto; se esta for a opção, você vai agradecer e aguardar ser transferida.
Assim que for atendida novamente, vai se apresentar de novo e fazer a seguinte pergunta: “podemos conversar por 5 minutinhos?“
Isso vai mostrar que você não está apenas interessada em enviar uma proposta quase que desesperadamente. Mas vai mostrar também para quem está do outro lado da linha que você valoriza o seu tempo e o dela e não quer ser inconveniente, mas sim ouvida. Isso vai trazer a atenção da pessoa que há poucos minutos queria desligar para você.
E essa primeira conversa não pode durar mais do que 5 minutos, para que a pessoa não perca o interesse no que você está falando. Sugiro que você apresente rapidamente a sua proposta e peça o e-mail da pessoa com quem está falando para enviar informações mais detalhadas junto com o seu mídia kit por e-mail.
Agora se ela disser que a responsável não está e pedir que você encaminhe um e-mail; você vai agradecer do mesmo jeito e anotar o e-mail que lhe for fornecido. E fazer o primeiro contato via e-mail.
Agora que você já sabe como conseguir parceria, precisa aprender a escrever propostas de e-mails matadoras. Precisa comprar agora o nosso material exclusivo com Modelos de E-mails para Propor Parcerias para Empresas. Esse material vai te ajudar a enviar propostas que não podem ser recusadas.
Além disso, se você é uma empresa, esse material vai lhe ajudar a lidar melhor com os e-mails que recebe solicitando parceria.
A diferença entre permuta, parceria paga e cobranding
- Permuta: quando há atroca de serviços e/ou produtos por divulgação. Não envolve dinheiro.
- Parceria Paga: quando a marca contrata uma influenciadora para divulgar seu serviço e/ou produto. Envolve cachê.
- Co-Branding: quando duas marcas se juntam ou quando uma marca e uma influenciadora se junta para realizar uma ação em conjunto. Pode envolver ou não valores monetários entre as partes.
O que não fazer na hora de negociar uma parceria
- Não envie via direct ou publique nos comentários da empresa: “oi, faz parceria?” sem antes se apresentar e perguntar se pode enviar uma proposta de parceria.
- Não aceite (se for influenciadora) pagar o frete para receber o produto sob nenhuma hipótese.
- Não peça que a influenciadora pague o frete para receber o produto. Lembra o que falamos sobre os custos da ação? Eles são seus.
- Nunca trabalhe em troca de cupons de desconto.
- Não desperdice o seu tempo com empresas que não te valorizam.
- Pare de agir como principiante a vida toda.
Plataformas para influenciadoras digitais ganharem dinheiro
Se você está começando agora e não sabe como conseguir parceria paga pela primeira vez, utilizar algumas plataformas que fazem intermédio entre marcas e influenciadores pode ser uma boa opção.
Separamos uma lista de 8 plataformas que influenciadores podem se cadastrar para participar de campanhas de parceria paga.
- Squidit
- Kuak
- Influency.me
- Airfluencers
- Celebryts
- Influence.co
- Hublle
- Digital Influencers
Conclusão:
Uffa, falamos pra caramba sobre como conseguir parcerias né? Esse é um assunto que sempre rende muitas dúvidas, por isso optamos por escrever um artigo mais completo sobre o tema. Do que dividi-lo em vários tópicos e vocês terem que ficar juntando as partes.
No fim das contas, ser influenciadora digital e conseguir parceria com empresas não é nada muito diferente do que já existe no mercado.
O que diferencia os potentes dos medíocres é o profissionalismo aplicado em todas as situações.
Se você é uma influenciadora digital: valorize-se. Dá muito trabalho produzir um conteúdo de valor para você ficar desperdiçando esse talento com marcas que não somam.
Se você é uma marca: aja sempre com respeito. Valorize o trabalho das influenciadoras que podem ser um divisor de águas na sua estratégia de comunicação. Não suje o seu nome por pouco, por que se você for uma marca escrota, com o passar do tempo ninguém vai querer trabalhar com você.
E acredite em mim, fazer um reposicionamento vai te custar bem mais caro do que tratar bem as profissionais que trabalham diariamente com você.
Nós sabemos que esse assunto dá é pano para manga e tentaremos manter este artigo o mais atualizado possível.
Sempre que tiverem qualquer dúvida sobre o assunto, podem deixar um comentário aqui embaixo.
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.