O Pinterest é uma rede de compartilhamento de fotos que pode ser usada para o crescimento do seu negócio. Por isso, neste post, vamos te ensinar como criar um perfil no Pinterest e dar os primeiros passos.
Você pode procurar inspirações de todos os tipos dentro da plataforma e guardá-las em pastas dentro do seu perfil. E ainda interagir com conteúdo de outras pessoas. Além disso, o Pinterest pode gerar muito tráfego orgânico para o seu blog ou site, por isso desenvolvemos uma série de conteúdos que te ajudarão a melhorar a performance do seu negócio através do Pinterest.
Começaremos aqui a nossa jornada aprendendo como criar um perfil no Pinterest.
Quando nós criamos o nosso perfil no Pinterest, não imaginávamos que ele tinha tanto potencial para ser explorado. Como o Instagram ainda é a rede social do momento, poucas pessoas estão usando e produzindo conteúdo sobre o Pinterest.
Nós quebramos a cabeça para conseguir entender como funcionava a plataforma, era tudo muito novo e impressionante. Até que aprendemos sozinhas que o Pinterest pode ser um potente gerador de tráfego. E é. Hoje, em nosso outro site sobre viagens, o Pinterest é responsável por 70% do tráfego orgânico do site.
Número significativo para quem não estava conseguindo performar no Google por causa de problemas técnicos. Então, enquanto corrigíamos esses problemas técnicos em nosso site, nos dedicamos a aprender a usar a plataforma e o resultado foi impressionante. Mas antes de começarmos a falar de resultados, vamos te ensinar a dar os primeiros passos com o Pinterest. Para que você não tenha tanta dificuldade quanto eu tive na criação do meu perfil.
Salve esse post em uma das suas pastas no Pinterest e consulte sempre que tiver dúvidas.
Como criar um perfil no Pinterest
Para criar um perfil no Pinterest, você precisa acessar o site da rede social: https://br.pinterest.com e se cadastrar com seu e-mail. Você pode também entrar com o seu facebook ou uma conta de e-mail no Google.
Se você já tem um blog ou um negócio rodando, você pode criar uma conta business direto. Isso lhe dará acesso ao Analytics do Pinterest. Que pode gerar informações muito úteis sobre a efetividade da sua comunicação na rede social.
Assim que você criar um perfil no Pinterest, você será redirecionado para a página inicial. Que será parecida com essa foto abaixo:
Eu grifei essa parte de reivindicar o site, pois este será o nosso próximo passo. Mas antes de irmos para a prática, vamos conversar um pouco sobre como funciona o Pinterest e suas terminologias.
Atualmente o Pinterest têm cerca de 250 milhões de usuários ativos e mais de 175 bilhões de pins, e esses números não param de crescer.
Como eu disse lá em cima, o uso do Pinterest aumentou em 50% o nosso tráfego orgânico e hoje, o Pinterest é responsável por boa parte do nosso tráfego geral.
Como funciona o Pinterest
Apesar de ser considerado uma rede social, o Pinterest funciona como um mecanismo de busca. Igual ao Google. A associação mais próximo que podemos fazer seria o Google Imagens.
Ao contrário das redes sociais comuns, o algoritmo do Pinterest trabalha de uma maneira diferente. Por isso é tão vantajoso para quem tem um negócio online. Os posts no Pinterest têm um ciclo de vida maior do que nas outras redes sociais e as fotos aparecem por ordem de relevância, levando em consideração as técnicas de SEO. – bem parecido com o nosso motor de busca favorito né?
Diariamente milhares de pessoas buscam inspirações para casamentos, festas de aniversários, penteados. E é então, que o seu negócio ganha força. Para organizar o seu perfil no Pinterest, você precisa entender como ele funciona e nós vamos te ajudar!
O que são pins e repins?
Pins são as publicações realizadas pelos usuários do Pinterest. Que podem ser em formato de foto ou vídeo. Além disso, também é possível criar um carrossel de pins e pins de história – que são como os stories do Instagram.
Quando você reposta o conteúdo de outro perfil em uma das suas pastas, você está repinando um conteúdo, ou seja, publicando um conteúdo que não é seu, dentro do seu perfil. Prática muito bem vista pelo Pinterest.
O que são boards?
Quando você criar um perfil no Pinterest, ele pode ser organizado em pastas e subpastas. Que também são conhecidas como boards. Nestas pastas você pode criar coleções de temas específicos. Além disso, você também pode convidar alguém para participar da mesma pasta que você e vice-versa.
Então se você é decoradora ou organiza festas infantis, por exemplo, pode convidar as suas clientes para participar de uma pasta específica – que também pode ser colocada em modo secreto e vocês trocam figurinhas dentro das pastas de maneira muito mais rápida, simples e lúdica. Abuse e use da criatividade!
Como transformar sua conta em uma conta comercial
Para ter acesso aos analytics do Pinterest, você precisa ter ou criar uma conta comercial. Fazendo isso, você saberá:
- Quais pins e pastas são mais populares.
- Quantas pessoas estão indo para o seu site e a partir de quais publicações.
- Dados demográficos.
- Público-alvo.
- e muito mais!
Para transformar a sua conta em um perfil comercial, você precisa:
- Clicar nos três pontinhos no canto superior direito do seu perfil.
- Clicar em adicionar perfil
- e pronto! sua conta já é um perfil comercial.
Como reivindicar seu site
Após criar o perfil comercial, você vai reivindicar o seu site. Reivindicar o site, significa que você vai dizer para o Pinterest que aquele site é mesmo seu. Após essa confirmação, todos os seus pins terão a sua foto de perfil e você terá acesso ao desempenho desses pins.
Para reivindicar o site você precisa clicar nos três pontinhos no canto superior direito da sua tela, clicar em editar configurações e clicar em reivindicar. Vai aparecer uma tela parecida com essa abaixo:
Quando você adicionar o seu site e clicar em reivindicar, aparecerão duas opções:
- metatag
- carregando um arquivo HTML
Como reivindicar um site no WordPress
A maneira mais fácil de finalizar esse processo é através da metatag. Já que para carregar um arquivo HTML vai demandar um conhecimento mais técnico. Nós utilizamos o plugin Yoast SEO para reivindicar o site, por que nosso site está hospedado no WordPress, então seguimos esse passo a passo abaixo:
- Pegamos o código da metatag no Pinterest
- Entramos em nosso site e clicamos no painel, na barra de SEO
- Clicamos em Pinterest e colocamos o código no espaço em branco
Como reivindicar um site no blogger
- Entre no painel e clique em Tema
- Clique em “Editar HTML”
- Adicione o código antes da tag <head> do seu blog
Pode demorar até 24 horas para liberarem a reivindicação do seu site.
Como ativar rich pins
Os Rich Pins ou Pins Avançados são posts no Pinterest que carregam informações complementares as que já adicionamos na descrição e título das publicações. Eles mostram informações como: título, descrição e autor daquele conteúdo. Existem 4 tipos de pins avançados:
- Pins de Artigos: o primeiro e mais utilizado. Ajudam o usuário a guardar histórias incríveis em suas pastas.
- Pins de Produto: recomendado para quem tem loja. Facilitam a jornada de compra do seu consumidor. Incluem preços e disponibilidade de estoque, além de dizer onde encontrar o produto.
- Pins de receita: esses pins são recomendados para quem têm blogs ou sites de culinária e gastronomia. Exibem ingredientes, tempo de cozimento e as porções necessárias para cada receita.
- Pins de Aplicativos: esse é um recuso extremamente novo e está disponível para iOS e eles possibilitam fazer o download do aplicativo sem precisar sair do Pinterest.
Como ativar os rich pins:
Para ativar os rich pins no WordPress, você também vai usar o plugin Yoast SEO. E você só precisa instalar e ativar esse plugin que automaticamente ativará os rich pins, no caso do blogger é um pouco mais complexo, por isso faremos um tutorial exclusivo para quem utiliza o blogger.
Aplique os rich pins:
Após a configuração dos metadados em seu blog, você precisa ativar os rich pins na sua conta do Pinterest. Para isso você precisará:
- Escolher qualquer post do seu blog
- Inserir a URL no validador do Pinterest
- Clicar em validar
Para validar todos os posts do seu blog, é necessário fazer essa operação apenas uma vez.
Caramba! Muita coisa para essa primeira aula, não é? Mas a ideia é que vocês aprendam e entendam como a plataforma funciona para que vocês dominem o modus operandi e obtenham sucesso quando começarem a trabalhar com o Pinterest de maneira profissional.
Leia também: Como ganhar dinheiro com o Pinterest de 6 formas diferentes.
Se você gostou desse post, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude esse blog a crescer.
Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.
estou lhe informando que o meu Pinterest ´´é comercial quero a sua ajuda para que eu possa divulgar o meu Link a suas informação é muito inportante para mim