Hoje trouxemos algumas dicas para você definir a sua persona.
O processo de definição de público-alvo e persona são etapas fundamentais que merecem toda a atenção na hora da construção do seu negócio. Afinal, é para essas pessoas que você venderá seu produto/serviço.
Apesar de parecer simples essas definições são complexas, pois, todos os seus investimentos na estratégia de marketing estarão em jogo. A importância de definir corretamente o seu público-alvo e suas personas é simples. A comunicação. E logo, a venda. Você não consegue se comunicar da mesma forma com um rapaz de 18 anos e com uma mulher de 45 anos. São personalidades diferentes, experiências diferentes, prioridades, etc.
Aqui você encontra tudo sobre conceito e como definir seu público-alvo.
Por isso, hoje o nosso foco será na persona.
Afinal, o que é persona?
A persona ou buyer persona é um perfil que você cria (fictício ou não) como cliente ideal para sua empresa. Ou seja, a persona é o detalhamento. É a especificação. É o aprofundamento. E para definir a sua persona é necessário conhece profundamente o seu público-alvo.
Apesar dos conceitos de público-alvo e persona terem semelhança, eles são diferentes. É na persona que você vai personificar o seu público-alvo.
É na persona que você precisa dar nome ao seu cliente, para facilitar a compreensão e aproximação.
Com o detalhamento da persona, você cria uma comunicação e estratégias mais assertivas e empáticas. Você de fato vai criar conexão com o seu cliente.
Como definir a persona?
É importante destacar que a persona não é baseada em achismos. Apesar de ser uma representação, você precisa ter dados de mercado, saber sobre seus consumidores, ter pesquisas de público-alvo, etc.
Como coletar os dados?
Para criar a persona você precisa passar por etapas, afinal é um processo. É necessário pesquisar, analisar e construir.
Coleta de dados
Aqui será necessária uma metodologia de pesquisa com os seus clientes. Crie um roteiro, qual será objetivo da pesquisa, quais perguntas serão feitas, qual a quantidade de entrevistas que você precisa, etc.
Quais perguntas fazer:
Perguntas demográficas: local que mora, idade, escolaridade, profissão atual, etc.
Perguntas pessoais: como é a rotina, quais responsabilidades possui, principais objetivos, tanto pessoal quanto profissional, etc.
Consumo de conteúdos: quais redes sociais usa, como se informa, por quais sites, jornais, redes, etc
Hábitos de compra: quais marcas consome mais? É mais conservador ou consumista? Qual prefere, online ou loja física?
Relacionamento com a sua empresa: como você conheceu a minha empresa? Como te ajudamos a solucionar o seu problema? Qual a maior qualidade da nossa empresa?
Depois disso, é necessário fazer uma análise das respostas e encontrar um padrão. Sim, provavelmente você encontrará um padrão nas respostas e isso vai te ajudar a construir a sua persona com mais efetividade.
Ah, mas eu ainda não tenho clientes. O que fazer?
Bom, se você ainda não lançou o seu negócio ou produto, não se apavore. Dá sim para criar uma persona sem clientes. Portanto, será necessária uma pesquisa mais intensa de concorrentes, de público-alvo, de perfil do consumidor ideal que você deseja alcançar.
Além disso, você pode pedir ajuda para sua família e amigos para aplicar questionários com eles. Enfim, você provavelmente terá um pouco mais de trabalho, mas há diversas possibilidades.
Agora vamos para a prática. Para definir sua persona nós já sabemos que precisamos de um público-alvo bem definido.
Portanto, para além das informações sobre público-alvo, para a criação da persona você precisa de:
Dar nomes: crie um nome fictício para, de fato, criar uma conexão;
Um resumo da rotina: escreva um breve resumo de como é a rotina dessa pessoa; que horas ela acorda, os hábitos, etc;
Profissão: saber a profissão é muito importante para pensar em precificação, hábitos, gostos, etc;
Hábitos de compra: qual o estilo da sua perna? É conservadora para compras ou é consumista? Qual a rotina de compra?
Estilo de vida: quais são os aspectos comportamentais?
Redes sociais favoritas: sua persona utiliza mais o Instagram ou o Facebook? São perfis diferentes de redes sociais e influenciam diretamente na sua comunicação.
Hobbies: essa pessoa curte música? Sabe tocar algum instrumento? Ama ler? Quais estilos de livro? Ela dança?
Valores: quais são os valores pessoais dessa persona, o que é negociável para ela?
Possui filhos?
Essas são algumas questões que você precisa definir para alcançar uma persona ideal para o seu negócio.
Exemplo de persona
Júlia, 23 anos, recém formada em jornalismo por uma Universidade Federal, trabalha como freelancer, não possui filhos. Ganha entre R$ 800 e R$1.000, é solteira e quer abrir um negócio digital para prestar consultoria em comunicação e marketing para pequenas empresas. Gosta de comprar produtos de cabelo pela internet, mais do que roupas.
Segue e acompanha blogueiras do nicho de dicas para cabelos e está sempre ligada nos lançamentos das marcas. Mora em Porto Alegre com os pais, sua cidade natal, tem muitos amigos e sai mais para bares e sociais do que baladas. Tem como hobbie tocar violão, faz academia 5x na semana e possui uma alimentação equilibrada. Como pizza no final de semana e se alimenta “bem” dia de semana.
Viu como possui muito mais detalhes do que o público-alvo?
O público-alvo é tem uma definição mais ampla, não se refere a alguém específico e sim a uma parcela de pessoas, e são pessoas que podem querer o seu produto. Já a persona possui uma definição específica, detalhada e aprofundada e é o seu consumidor final.
Benefícios da definição da persona
Com uma persona definida os benefícios são diversos, você irá alavancar a sua comunicação, saberá exatamente qual linguagem funciona, quais redes sociais deve investir mais sua atenção e dinheiro, quais assuntos abordar, quais os formatos de conteúdos utilizar, palavras-chave ideais, etc.
São diversos benefícios que você terá ao definir sua persona. Pois, facilitará sua estratégia de marketing, você terá direcionamento e será muito mais fácil de observar os resultados.
Se você gostou desse artigo, deixe um comentário aqui embaixo com a sua opinião, dúvida ou experiência.
Compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude esse blog a crescer!
Siga-nos no Instagram