O sono é uma parte importante de um estilo de vida saudável, mas para muitas pessoas é mais fácil falar do que fazer. A maioria de nós provavelmente não dorme o suficiente ou tem muitas interrupções durante a noite. A falta de sono de qualidade pode ser a causa (ou exacerbar) de outros problemas de saúde que podem interferir na sua vida geral e no seu bem-estar a longo prazo. É por isso que você deve tentar rastrear seu sono sempre que possível, pois isso permite que você analise seus padrões de sono todas as noites – e se houver algum problema que surja durante o sono, eles podem ser resolvidos.
+Leia também: 12 dicas fáceis para melhorar sua higiene de sono.
Se você possui um Apple Watch, possui um rastreador de sono integrado em seu pulso que o ajudará a monitorar e registrar seus padrões de sono todas as noites. O recurso de rastreamento do sono funciona com os modelos Apple Watch Series 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, bem como com o Apple Watch Ultra, desde que esteja executando o watchOS 7 ou superior. Você também precisará de pelo menos um iPhone 6S ou posterior com pelo menos iOS 14 ou superior.
Quando você usa seu Apple Watch ao dormir, ele registra o tempo total de sono. Então, quando você acordar de manhã, o aplicativo Sleep mostrará os períodos de tempo em que você realmente dormiu durante a noite, e o aplicativo Health acompanhará seus padrões de sono diários e semanais.
No entanto, uma coisa que você precisa saber antes de usar o Apple Watch para monitorar o sono é o nível da bateria. No final do dia, seu Apple Watch pode estar com pouca energia. Você precisará reservar algum tempo durante o dia para carregar seu Apple Watch em pelo menos 30% para que o rastreamento do sono funcione (provavelmente é melhor carregar enquanto estiver no chuveiro ou algo assim). Se o Apple Watch estiver abaixo desse limite de 30%, ele solicitará que você o carregue antes de ir para a cama.
Agora que você conhece o básico, mostraremos como monitorar seu sono apenas com o Apple Watch. Fizemos um guia completo (separado) para te ajudar a monitorar seu sono com seu iPhone, se preferir.
Como configurar o monitoramento do sono no Apple Watch
Você pode usar seu Apple Watch sozinho para rastrear seus padrões de sono usando o aplicativo Sleep para definir metas de sono. De manhã, o aplicativo Sleep registra o quanto você dormiu. Ele também registrará suas tendências de sono ao longo de 14 dias. Quaisquer alterações feitas nos parâmetros do seu Apple Watch serão refletidas no seu iPhone.
- Etapa 1: no Apple Watch, navegue até o aplicativo Sleep.
- Etapa 2: toque no aplicativo Sleep e você verá instruções sobre como definir uma meta de sono e agendar sua hora de dormir, acordar, despertar, alarme e lembretes.
Como adicionar um horário de sono ao seu Apple Watch
Você pode ter um único horário de sono para todos os dias, todos os dias de trabalho ou para cada dia da semana. Veja como configurá-lo.
- Etapa 1: abra o aplicativo Sleep e role até Agenda completa.
- Passo 2: Ative o interruptor do horário de suspensão.
- Etapa 3: defina sua primeira programação. Todos os dias aparece como a primeira opção e você pode manter seu horário de sono todos os dias.
- Etapa 4: você pode remover qualquer dia ou dias que desejar de um despertador, mas para rastrear o sono, provavelmente desejará cobrir todos os dias.
- Etapa 5: toque no botão Alarme para definir um horário de despertar.
- Etapa 6: ajuste a hora no mostrador do despertador usando a coroa digital do relógio e toque na marca de seleção verde no canto inferior direito para confirmar a hora.
- Etapa 7: role para baixo até ver Hora de dormir e defina essa hora da mesma maneira.
Como visualizar outras opções de sono no seu Apple Watch
Quando você usa o Apple Watch para dormir, o relógio usa o acelerômetro para detectar seu movimento. Além dos fundamentos da configuração de um horário de sono, há várias outras opções disponíveis nas configurações de sono do Apple Watch.
Como alternativa, você pode alterar essas opções no seu iPhone por meio do aplicativo Apple Watch acessando Meu relógio > Suspensão.
- Etapa 1: defina uma meta de sono. Toque em Meta de sono e defina o número de horas que deseja dormir.
- Etapa 2: habilitar o monitoramento do sono permite medir o quanto você atinge seus objetivos de sono. Quando o monitoramento do sono está ativado, o relógio monitora seu sono e adiciona dados de sono ao aplicativo Saúde do iPhone.
- Etapa 3: escolher um alarme permite que você escolha entre vários efeitos sonoros personalizados para despertar o relógio. Desligue ou ligue o Alarme e toque em Som e toque para escolher um som de alarme. Se o seu relógio estiver no modo silencioso, ele tocará em seu pulso para acordá-lo, mas não emitirá nenhum som.
- Etapa 4: ativar a opção Relaxar ativa automaticamente o recurso de foco no sono, que desliga a exibição do relógio e ativa o não perturbe, para que você não seja incomodado por notificações enquanto dorme.
- Etapa 5: configure a tela de suspensão para não ser incomodado durante a noite. Com a tela de suspensão ativada, a exibição do relógio e a tela de bloqueio do iPhone são simplificadas e esmaecidas.
- Etapa 6: percorrer o aplicativo Sleep permite verificar se você atingiu suas metas de sono.
- Etapa 7: visualize suas estatísticas de sono diretamente no Apple Watch por até 14 dias por vez. Para obter ainda mais detalhes, consulte o aplicativo iPhone Health. Além das estatísticas, ele também rastreia dados respiratórios em Navegar > Respiratório > Frequência respiratória > Mostrar mais dados de frequência respiratória.
Por que você deve monitorar o sono com seu Apple Watch
Os efeitos negativos da insônia podem aparecer em sua vida diária. Se você se sente persistentemente exausto no meio do dia, não consegue ficar acordado enquanto assiste à TV ou não consegue se motivar para sua caminhada ou corrida diária, tudo isso diminui sua qualidade de vida e pode ser causado diretamente pela falta de sono.
Durante o sono, seu cérebro está ativo enquanto você percorre os diferentes estágios do sono, processando informações enquanto seu corpo reconstrói tecidos e produz novas células. A perda de sono pode aumentar o risco de doenças graves, enquanto um sono de boa qualidade pode aumentar sua energia física e habilidades cognitivas.
O rastreamento do sono fornece informações sobre seus padrões de sono, possivelmente revelando as causas da fadiga diária ou até mesmo revelando um distúrbio do sono. Aprender sobre seus comportamentos e padrões de sono fornece as ferramentas para melhorar seu sono.