Infelizmente muitas pessoas acabam perdendo a chance de ter o seu próprio negócio porque pensam que precisam de um investimento muito alto antes mesmo de pesquisar sobre como montar uma loja online. Saiba que é possível sim montar uma loja online gastando pouco!
Porém, para que você consiga fazer isso, é necessário utilizar recursos técnicos, além de saber como estruturar a sua empresa de comércio eletrônico. Já faz bastante tempo em que para montar uma loja online precisava de muito dinheiro e de diversos programadores. Após o crescimento da tecnologia, montar uma loja online se tornou algo bastante simples até.
E para isso existem alguns caminhos a percorrer. Para saber quais são, vamos analisar alguns tópicos para que mesmo com pouco dinheiro, você saiba como montar a sua loja online. Por isso, continue acompanhando nosso artigo!
Estabeleça o valor que você tem para investir
Já que o assunto é montar uma loja online gastando pouco, nada melhor do que estabelecer o valor que você precisa investir, não é mesmo? Após determinar quanto você prefere aplicar na sua loja online, é necessário dividir esse valor para a criação do seu negócio e a divulgação dele.
O recomendado é que você separe 30% para a plataforma da loja online e 70% para o marketing digital. Vale lembrar que é muito importante que você não caia na armadilha de investir toda a grana na plataforma, correndo o risco de ficar sem recursos para a divulgação do e-commerce. Para que sua loja online tenha sucesso, é muito importante que você invista também na divulgação, pois como a internet é um meio extremamente competitivo, é preciso fazer este esforço para se tornar visível para seus clientes.
Projete muito bem seu e-commerce
Qualquer empresa precisa de um ótimo planejamento, esta é uma peça fundamental para o sucesso de um e-commerce. Por isso, se você deseja saber sobre como montar sua loja online gastando pouco dinheiro, um dos fatores principais é gastar o seu tempo criando o seu planejamento.
Para começar, defina um plano de negócios para a sua empresa, incluindo os objetivos que pretende alcançar, o valor total do investimento, estabelecimento de metas, bem como outros pontos que você julgue necessário para conseguir estruturar uma empresa online de sucesso.
A maioria dos empresários tendem a menosprezar a parte do planejamento, achando que isso pode ser uma bobagem, mas fazendo um plano bem feito pode proporcionar a você uma economia de tempo e dinheiro.
Acerte na escolha da plataforma
Primeiramente, para criar a sua loja virtual é necessário que você escolha muito bem qual plataforma será a responsável por isso, já que também envolve a parte administrativa do seu negócio. Então, tenha bastante cuidado, principalmente por conta de não ter muito dinheiro para investir.
Devido a dezenas de fornecedores de plataformas disponíveis, às vezes saber escolher qual opção é a melhor para o seu e-commerce pode se tornar uma tarefa um pouco complicada. Para quem é iniciante, nada melhor do que utilizar plataformas alugadas, assim basta pagar uma mensalidade pelo uso e receber completamente a estrutura da sua loja online pronta.
A sua responsabilidade será apenas cadastrar os produtos e estabelecer alguns aspectos como, por exemplo, as formas de pagamento. Para isso, criar uma loja virtual na wix pode ser uma ótima alternativa. Outra opção bastante econômica é criar a sua loja através do Instagram, essa é uma solução muito atual hoje em dia.
Crie um bom plano de marketing digital
Ter uma boa estratégia de marketing também é um investimento e faz parte sobre como montar a sua loja virtual, já que ela é responsável por conseguir atrair os clientes para estar conhecendo a sua loja. Como mencionamos antes, uma loja online não consegue se sair bem no mercado sem divulgação.
+Leia também: 3 razões para inserir seu negócio nas redes sociais.
Infelizmente, oferecer os melhores produtos e preços atraentes não são suficientes se os clientes não conseguirem encontrar sua empresa online. Divulgar através do Facebook pode ser bom por exemplo, às vezes pode ser cobrado, porém há outra forma de fazer isso gratuitamente, utilizando a Otimização de Sites para Ferramentas de Busca (SEO). Com essa técnica, você consegue posicionar melhor o seu site nas páginas de pesquisas dos clientes, fazendo com que a sua loja online seja encontrada facilmente.
Priorize um ótimo atendimento
Saber oferecer um ótimo atendimento aos seus clientes pode ser um diferencial bastante competitivo. Infelizmente, muitos empresários se preocupam apenas em vender o produto e nada além disso. O pós-venda em sua loja online, é considerado um fator fundamental quando o assunto é fidelização de seus clientes.
Conhece aquele ditado antigo que a melhor propaganda é o “boca a boca” de quem já comprou os seus produtos? É exatamente disso que estamos falando. Ter clientes recorrentes é uma ótima opção para diminuir os custos de divulgação da sua empresa online, então priorize isso.
Para fazer isso, uma maneira barata de dar um suporte diferenciado para seus clientes é disponibilizar a opção de chat online. Com isso você vai ter um canal de comunicação instantâneo com os compradores, sendo uma maneira excelente de dar suporte pós-venda e também para aumentar as vendas, já que pode aproveitar o momento em que um cliente está tirando uma dúvida no chat para convencê-lo a comprar ou fazer upsell, por exemplo.
Bom, agora você já conhece algumas estratégias sobre como montar a sua loja online gastando pouco, basta colocar as nossas dicas em prática para que sua empresa consiga atingir os objetivos desejados, atraindo cada vez mais clientes.