Baseado no clássico papel e caneta de Dungeons and Dragons, não deveria ser surpresa para você que Baldur’s Gate 3 tenha toneladas de masmorras para explorar. Lá dentro, você encontrará muitos monstros, armadilhas e saques, mas talvez o mais assustador de tudo, sejam os quebra-cabeças Gauntlet of Shar. Por isso, vamos te ensinar neste guia como resolver os quebra-cabeças de Baldur’s Gate 3.
A maior parte do jogo é determinada pelas estatísticas e rolagens de seu personagem, mas os quebra-cabeças dependem completamente de sua própria capacidade de resolvê-los. A Manopla de Shar, por exemplo, é uma masmorra que você pode encontrar de várias maneiras diferentes, e é importante tanto para a missão principal da Filha das Trevas de Shadowheart quanto para a missão Palke Elf de Astarion, então não há como evitá-la também.
Existem dois quebra-cabeças principais que você enfrenta imediatamente nesta masmorra, então deixe-nos ser seu Dungeon Master e guiá-lo.
Como resolver o quebra-cabeça do Mausoléu
Seu primeiro quebra-cabeça aparecerá quando você chegar ao Mausoléu de Thorm e envolve três pinturas. Há um livro nesta sala que lhe dá uma dica sobre o que fazer. Lê-se “Do esplendor, à tragédia, à infâmia.” Isso informa em qual ordem você deve interagir com as pinturas na sala com o caixão. Antes de tentar isso, dê a volta e desarme todas as armadilhas nesta sala para ficar seguro.
Aqui estão as pinturas com as quais você deve interagir em ordem:
- A pintura das Torres Moonrise (parede sudoeste)
- A pintura de Thorm chorando com sua filha morta (parede sudeste)
- A pintura de Thorm neste trono (parede norte)
Uma vez feito isso, a porta se abrirá e você poderá pegar o elevador direto para o próximo quebra-cabeça na masmorra propriamente dita.
Leia também:
- Como subir de nível em Baldur’s Gate 3: melhores maneiras
- Como se tornar um vampiro em Baldur’s Gate 3?
- Baldur’s Gate 3: 5 coisas que você não deve comprar
Como resolver os quebra-cabeças de Baldur’s Gate 3: quebra-cabeça da estátua
Depois de sair do elevador, você verá uma estátua segurando uma esfera da qual você não consegue se aproximar. Você precisa percorrer as salas externas e interagir com as alavancas para remover as lanternas.
Esteja avisado de que, novamente, esta sala está repleta de armadilhas mortais que seria bom evitar. Assim que todas as lanternas acabarem, marcas roxas ao redor da estátua aparecerão em dois anéis quebrados. Selecione um único personagem do seu grupo e faça com que os outros permaneçam onde estão.
O personagem deve caminhar cuidadosamente até o centro pelas lacunas sem tocar nas bordas e depois interagir com o orbe. Tocá-lo abrirá a próxima porta para entrar na masmorra e, finalmente, fazer algum combate.
O restante desta masmorra é principalmente de combate, mas com algumas mecânicas divertidas, como enfrentar um grupo que imita seu grupo, uma seção furtiva e até um pouco de plataforma no escuro.
Agora que você já sabe como resolver os quebra-cabeças de Baldur’s Gate 3 está na hora de se aventurar no jogo do momento!