Como saber se meu celular foi clonado? Alguém pode estar acessando meu smartphone de forma remota? Tem como essa pessoa ter acesso aos meus dados pessoais, como arquivos de fotos, vídeos, entre outros detalhes? Ultimamente, os golpes digitais se tornaram muito mais comuns.
Muito disso se deve ao fato de que cada vez mais hackers se tornam ainda maiores especialistas em invasões de smartphones e computadores, por isso é importante usar redes de conexões seguras como as oferecidas pela Vendas Americanet. Neste conteúdo, vamos separar algumas dicas de como saber se meu celular foi clonado, além de uma dica final sobre o que fazer nesses casos. Leia conosco, vamos lá!
Como saber se o meu celular foi clonado?
Verifique o consumo de energia
Como saber se meu celular foi clonado? Como os softwares usados para monitorar smartphones consomem muita bateria para monitorar continuamente as atividades realizadas pelo usuário, verificar o consumo de energia pode ajudar a entender se seu aparelho está realmente sendo espionado ou não.
Para poder fazer isso no Android, vá em “Configurações” > “Bateria” e verifique quais aplicativos consumiram mais recursos, procurando os suspeitos.
Em alguns smartphones, como os produzidos pela Huawei, o menu em questão está localizado em “Configurações” > “Configurações avançadas” > “Gerenciamento de bateria”.
A lista de aplicativos que consumiram mais bateria é visível pressionando o item “Nível de consumo”. Nos smartphones Xiaomi, no entanto, você precisa acessar “Configurações” > “Bateria e desempenho” > “Estatísticas de uso da bateria”.
No iPhone, você pode verificar o consumo de energia acessando “Configurações” > “Bateria”. Na tela que se abre (na parte inferior), você verá a lista de aplicativos que consumiram mais bateria.
Como saber se meu celular foi clonado? Verifique seus créditos
Verificar seu crédito também pode ajudar você a entender se seu smartphone está sob controle de outra pessoa. Se um spyware (tipo de sistema utilizado por hackers para acessar smartphones e computadores) estiver instalado em seu smartphone, é possível que ele diminua seu crédito enviando SMS para o celular espião.
Enviar SMS para o celular espião é um procedimento usado pelo hacker para receber dados sobre você ou seu celular. Além disso, ele pode estar realizando um grande consumo de tráfego de dados (para enviar comunicações remotamente e receber dados).
Caso esteja sem crédito, também pode pensar em fazer um carregamento de alguns reais e depois anotar o quanto usou, verificando frequentemente estes dados para ver se é possível notar alguma transação suspeita.
Verifique se há aplicativos espiões
Se até agora você não conseguiu identificar aplicativos espiões em seu smartphone, isso não significa que eles não estejam instalados nele. Aplicações desse tipo, pelo menos as mais avançadas, muitas vezes são capazes de operar nas sombras e são difíceis de identificar. Como saber se meu telefone foi clonado, então?
É possível verificar a presença de aplicativos espiões usando códigos especiais no navegador ou no discador (tela onde os números de telefone são discados). Esses códigos permitem acessar o painel de configuração dos aplicativos espiões, a partir do qual você pode tentar desinstalá-los.
Para prosseguir, portanto, tente digitar no navegador os códigos localhost: 8888 e localhost: 4444 ou disque o código *12345 no discador. Se usando esses códigos você visualiza o menu de configuração de um aplicativo, obviamente existe um aplicativo espião no seu celular.
Se você tem um iPhone sujeito a jailbreak (o procedimento que permite desbloquear o aparelho para instalar aplicativos não presentes na App Store), você pode verificar a lista de pacotes instalados diretamente no Cydia e remover qualquer software espião diretamente de lá.
+Leia também outros artigos da categoria Tecnologia.
Redefina seu smartphone
Para remover o software espião do seu celular, recomendamos que você “reinicie” seu smartphone. Ao retornar o sistema ao estado de fábrica, de fato, você removerá todos os dados e aplicativos (incluindo aplicativos espiões) presentes no dispositivo.
Antes de prosseguir com a restauração do seu telefone, faça um backup dos seus dados, para evitar perder contatos, fotos, vídeos e etc. Para isso, você pode aproveitar as soluções em nuvem do Google e da Apple ou conectar seu telefone ao computador e copiar o conteúdo de seu interesse diretamente para lá.
Depois de fazer backup dos dados necessários, você pode finalmente prosseguir com o procedimento de restauração do seu smartphone. Veja como proceder no Android e no iPhone. Se você estiver pronto para agir e formatar a memória do smartphone, faça o seguinte.
- No Android: vá para o menu “Configurações” > “Backup e redefinição” > “Redefinição de dados de fábrica” e confirme a operação, pressionando primeiro em “Redefinir dispositivo” e depois em “Excluir tudo”;
- No iPhone: vá para o menu “Configurações” > “Geral” > “Transferir ou inicializar iPhone”, pressione o item “Inicializar conteúdo e configurações” e confirme a operação pressionando o botão “Continuar”, digitando o código de desbloqueio do dispositivo e tocando no botão para prosseguir.
Feito tudo isso, dificilmente ainda terá algum rastro de app espião para clonagem em seu smartphone. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!