Quando vamos viajar para fora do país, temos várias preocupações: será que vamos conseguir nos virar com a língua estrangeira? Estou levando roupa suficiente? Será que vai dar tempo de curtir tudo? Mas eu não sei vocês, mas a minha maior preocupação é: será que vai dar tudo certo na imigração? Por conta disso eu resolvi trazer algumas dicas de como se dar bem na imigração e não passar perrengue!
Apesar da má fama, esse processo não é tão desesperador assim quanto muita gente imagina. No geral você só precisa estar com todos os seus documentos em mãos e manter a calma, sem fazer algazarra ou apresentar uma postura de medo (ou de quem esconde alguma coisa).
O QUE É A IMIGRAÇÃO?
Imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, feito por meio da alfândega. É um processo de fiscalização de passageiros em voos internacionais, para controle de entrada no país. Isso é feito tanto para a entrada como para a saída de pessoas em um determinado país.
COMO PASSAR TRANQUILO PELA IMIGRAÇÃO?
Eu já tive algumas experiências bem simples e outras que eu considero difíceis. Teve uma das minhas viagens que eu e meus irmãos éramos menores de idade e meus pais tiveram que ir para a salinha da alfândega para comprovar todos os documentos com calma, mas também teve a minha última viagem que eu passei pela alfândega sozinha com a minha irmã e não fizeram nenhuma pergunta para nós.
DOCUMENTOS
O mais importante é apresentar os documentos corretamente e tê-los com a validade certa. Seguem os documentos que você precisará apresentar na imigração:
PASSAPORTE
Seu passaporte além de estar dentro da validade, ele precisa ter validade mínima de 6 meses. Ou seja, se você vai fazer uma viagem em maio, é preciso que seu passaporte valha até novembro, pelo menos. Existem alguns países em que você pode entrar no país usando apenas o seu RG, mas eu recomendo que você já tenha seu passaporte (para carimbar e manter seus registros, principalmente para comprovar que você já visitou outros países normalmente, isso sempre facilita na alfândega).
Outra coisa importante é que seu passaporte esteja em boas condições. Isso não é muito falado, mas é imprescindível que seja fácil de identificar pela sua foto e, obviamente, que tenham folhas suficientes no seu passaporte para serem carimbadas. Ou seja, se você fez uma mudança grande na sua aparência ou seu passaporte está com poucas páginas, é melhor providenciar um novo.
VISTO
Claro, se você for viajar para um país estrangeiro que precise de visto, precisa apresentá-lo no momento em que for entrevistado na imigração. Verifique aqui nesse post quais são os países que você só pode entrar com visto.
Além disso, existem casos em que você precisa de um visto mesmo que você vá apenas fazer escala neste país. Eu recomendo que você verifique a possibilidade de tirar um visto de trânsito nesses casos, que são usados somente em casos de escala, quando você vai passar algumas horas nesse país e não pretende nem sair do aeroporto.
PASSAGEM DE IDA E VOLTA
Principalmente se você estiver fazendo uma viagem turística, é imprescindível que você tenha as passagens de ida e volta. Ainda que posteriormente troque essa data, se essas informações forem pedidas na hora da imigração e você não tiver como provar que voltará para o Brasil, esse pode ser o motivo suficiente para não deixarem você entrar no país.
CARTEIRA DE VACINAÇÃO
Existem alguns países que fazem exigência de alguns tipos de vacinas e para isso você precisa apresentar a sua carteira de vacinação (ou seu certificado de vacinação internacional). Ainda que eles peçam esse documento antes mesmo de embarcar, é bom ter em mãos na imigração.
Outro ponto importante é se sua viagem não for para um país com exigência mas fizer conexão com um país que exija. Dessa forma você precisa apresentar o comprovante da vacina mesmo assim.
OBS: a vacina amarela, por exemplo, é gratuita nos postos de saúde e precisa ser tomada até 10 dias antes de viajar, um prazo menor do que esse pode ser um impeditivo da sua viagem; fique atento!
DINHEIRO
Fique atento à quantidade de dinheiro em espécie que pode ser levada para o país a que você está indo. Os EUA, por exemplo, permitem que você entre com até R$ 10 mil reais (ou equivalente na moeda do país que for visitar) sem precisar declarar. Se levar mais do que isso, além de ser necessário declarar, pode ser que seja necessário pagar tributos pelo excedente.
Atenção: esse valor é por pessoa e é apenas para dinheiro em espécie! Além dele, você também pode levar em cartão ou outro meio!
DICA EXTRA
Fique atento aos detalhes por lá. O lugar é mais sério e, diferentemente de nós, os entrevistadores da alfândega não são brasileiros, então podem não interpretar muito bem brincadeiras, algazarras e piadas. Obviamente que podem haver exceções, mas melhor prevenir do que remediar.
Se você não souber falar inglês, espanhol ou a língua do país de destino, sinalize a um agente de aeroporto que ele tentará encontrar alguém para te auxiliar na sua língua.
Responda somente o que for perguntado, sem se estender demais, fique com seus documentos em fácil acesso (eu gosto de colocá-los todos em uma pasta e deixá-los a mão quando chegar perto de ser atendida), seja bem educado com o agente e responda suas perguntas, mesmo que eles perguntem de novo (pode ser que eles não tenham entendido de primeira).
Com essas informações você com certeza passará tranquilamente na imigração. Além desse post, recomendo que verifique também os países que precisam de visto para viajar e os que não precisam de visto! Vai te ajudar a deixar sua organização ainda mais completa.
E se você quer ver ainda mais conteúdo, siga nosso Insta, Pinterest e YouTube (sim! temos um canal no youtube que logo logo estará bombando, por isso recomendo que você já se inscreva e ative o sininho pra não perder NADA!)