“Eu não me acho uma pessoa criativa.” Quantas vezes você já ouviu ou até disse essa frase?
Tenho certeza que várias, haha. Aqui também já rolou de dizer várias vezes isso, mas aos poucos aprendemos que a criatividade tem muito mais a ver com PRÁTICA do que com DOM.
No 9° episódio do nosso #CEOCAST, o podcast da CEO, conversamos com a Bruna Ferrari, fundadora da empresa Girl Power Digital, sobre como se manter criativa para produzir conteúdo para o Instagram. A Bruna, com a @girlpowerdigital fala sobre empreendedorismo feminino, posicionamento e conteúdos digitais.
E no episódio ela deu diversas dicas sobre criatividade, como fazer para se manter criativa, como se inspirar, como fugir das cópias e muito mais.
Então, nós preparamos um resumo com os melhores insights do episódio. Mas, claro, se você não quer perder NENHUMA das dicas da Bruna, corre e vem dar o play para conferir o episódio completo!
Criatividade é prática ou dom?
Definitivamente criatividade é prática. As pessoas criativas que você conhece e admira tem um trabalho diário para desenvolver a criatividade e esse olhar perspicaz.
Quem trabalha com marketing de conteúdo e em diversas plataformas sabe que às vezes bate o desespero por não saber o que postar. Isso é normal, não quer dizer que você não seja criativa. Só quer dizer que talvez esteja sobrecarregada.
Ao mesmo tempo, notamos que com o passar do tempo nossa visão e prática se torna mais aguçada quando falamos em criar conteúdo, texto, arte, etc. Estar ali no dia a dia da marca, produzindo, pesquisando, vendo outros conteúdos, testando formatos, isso tudo ajuda na criatividade.
Por isso, o dia a dia é tão importante, conhecer o seu público, adquirir experiências e conhecimentos que são justamente da rotina. Portanto, isso faz muita diferença para a criatividade.
Como exercitar a criatividade?
A Bruna deu 2 dicas fundamentais para exercitar a criatividade: pesquisar e explorar.
Você pode explorar os posts e conteúdos de diversas áreas, mercados, nichos, etc. É importante sair só dos conteúdos do seu nicho para entender e ver como pode adaptar outros tipos de conteúdo para o seu público.
(Inclusive a Bru deu um ótimo exemplo de como ela faz isso no episódio, dá play aí.)
Quando ver esse tipo de conteúdo, pense, como posso adaptar isso para a minha área? Existem diversos modos de fazer isso e é através da pesquisa e da prática que você vai conseguir desenvolver.
A outra dica é: você pode ser repetitivo abordando o mesmo assunto de maneiras diferentes.
Portanto, não há problema de repetir um assunto que seja macro, sabendo que esse assunto possui diversas outras ramificações. EXPLORE!
Afinal, as coisas não são tão “simples”, se temos o conhecimento sobre aquilo que vendemos/trabalhos certamente conhecemos bem o assunto e explorar esses sub-assuntos é fundamental para criar a sua autoridade.
Cópia x inspiração
Existe uma grande diferença de inspiração e cópia. Inclusive, cópia é crime!
A Bruna falou sobre seus problemas com cópia e como isso, no fim, acaba afetando justamente que cópia, afinal é essa pessoa que não vai crescer e se diferenciar.
+Leia também: Registro de Marca: entenda a importância de registrar a sua.
A inspiração vem quando você capta a ideia e transforma para o seu público. Como eu vou adaptar isso para o meu público? Como eu vou criar uma identidade para esse post com as minhas cores, minhas fontes, formatos, etc?
Portanto, cada pessoa/empresa tem o seu jeito de comunicar, o seu DNA, identidade, seu propósito, seus ideais e ideias. A forma como cada pessoa interpreta e recebe um conteúdo é única e como ela vai se inspirar através dele também.
Conclusão
Esse episódio tá cheio de dicas incríveis e experiências que a Bruna já viveu com a empresa dela. Esses foram os melhores insights que tivemos, mas no episódio você encontra muitos exemplos práticos de tudo. Então dá o play logo e não perde!
Muito bom. Vai ajudar muito, parabéns pelo artigo fantástico.