Para montar grupos otimizados em Baldur’s Gate, companheiros fortes geralmente fazem parte da fórmula. Por isso, separamos uma lista com os 10 companheiros mais fortes do jogo, rankeados.
Os jogadores que gostam de CRPGs vão se lembrar da série Baldur’s Gate por suas histórias convincentes e pelo maravilhoso elenco de personagens, e Baldur’s Gate 3 traz o mesmo sabor focando em personagens para as telas modernas. Desta vez, os jogadores encontrarão vários sobreviventes que escaparam de uma batalha recente contra invasores devoradores de mentes de Faerun. Além disso, todos eles têm que eliminar os girinos illithid dentro deles antes de se transformarem em devoradores de mentes.
No entanto, os jogadores de Baldur’s Gate que desejam fazer grupos otimizados podem querer saber quem são os companheiros mais fortes do jogo para ajudá-los a salvar o dia. O problema é: como cada companheiro em Baldur’s Gate 3 se sai com builds tão específicas?
Baldur’s Gate 3 foi lançado oficialmente no PC, para que os jogadores finalmente tenham uma visão mais ampla dos papéis de Astarion, Gale, Lae’zel, Shadowheart e Wyll nas tentativas de Faerun de lutar contra a invasão Mindflayer. No entanto, o lançamento do jogo surpreendeu os jogadores com novas opções de companheiros, como o Bárbaro Karlach, o Druida Halsin, o Paladino Minthara e os já conhecidos de Baldur’s Gate, Minsc e Jaheira. Enquanto os personagens antigos permanecem tão eficientes como sempre, os recém-chegados no jogo também trazem opções interessantes e abordagens de combate como companheiros fortes.
10 companheiros mais fortes do jogo Baldur’s Gate 3, rankeados
10. Companheiros mais fortes: Jaheira
- Habilidades: FOR 10, DES 14, SAB 17
- Proficiências Iniciais: Atletismo, Intimidação
A Druida Jaheira é uma das companheiras mais fortes do jogo Baldur’s Gate, 3 que retorna para o jogo bem mais completa. Agora, acompanhando os Harpistas enquanto eles planejam atacar as Torres Moonrise, os jogadores podem novamente buscar sua ajuda para combater as ameaças que estão prestes a enfrentar no Ato 2.
Só uma guerreira endurecida e com espírito de liderança como Jaheira pode se tornar uma das Companheiras mais confiáveis ao longo do jogo Baldur’s Gate 3. Sua classe recomendada como Druida pode transformá-la em uma das principais curandeiras do grupo, lembrando que seu papel é como uma híbrida, ou seja, ela era uma Druida/Lutadora em jogos anteriores.
Build recomendada para Jaheira: Druida, Círculo da Terra
Embora seja tentador escolher uma build para Jaheira como Druida/Guerreiraa Multiclasse em Baldur’s Gate 3, sua baixa Força torna impossível para os jogadores seguirem esse caminho. A posse de Destreza pode transformar Jaheira em um híbrido Druida/Ranger, embora um Druida do Círculo da Terra possa se adequar melhor ao seu conjunto de habilidades devido à sua alta Sabedoria.
Em comparação com outras subclasses de Druida, o Círculo da Terra dá a Jaheira acesso a mais Feitiços de Druida que podem ser adaptados ao estilo de jogo ideal de um jogador, dependendo do ambiente ou região escolhida. Essa diferença nos kits de Druida também torna Jaheira um dos companheiros mais fortes do jogo, no quesito suporte se comparada a um Druida mais agressivo como Halsin.
9. Astarion: Versatilidade de Combate
- Habilidades: FOR 8, DES 17, CON 14, INT 13, SAB 13, CAR 10
- Proficiências Iniciais: Acrobacia, Enganação, História, Percepção, Persuasão, Prestidigitação, Furtividade
Sendo apresentado anteriormente como um vampiro, Astarion é um elfo de origem Noble. No entanto, os jogadores de Baldur’s Gate 3 não devem cometer o erro amador de ignorá-lo. Apesar de sua aparência bastante aristocrática, Astarion esconde uma especialidade peculiar em empreendimentos clandestinos, tornando-se a pessoa certa da equipe para Stealth e até mesmo Perception. Suas estatísticas mais notáveis são Destreza 17 e Constituição 14, tornando-o um linha de frente e um dos companheiros mais fortes do jogo.
Uma coisa é um dos companheiros mais fortes de Baldur’s Gate 3 dominar o combate e outra é estar equipado com quase todas as ferramentas certas para lutar contra qualquer tipo de inimigo. Além disso, sua alta Destreza também permite que Astarion atue como um arqueiro de longa distância se necessário for, permitindo que ele se ajuste a quase qualquer tipo de situação. Mais importante ainda, sua build como Rogue permite que ele aproveite os ataques furtivos para acumular esses números de dano, tornando-o facilmente o melhor causador de danos no jogo.
Astarion build recomendada: Rogue, Thief
Com seu charme inato e misterioso, Astarion é adequado para a uma build Rogue, Thief, especialmente devido ao seu Atributo DEX naturalmente alto. Comparado com os outros personagens e sua abordagem de combate mais flexível, Astarion como um Thief oferece aos jogadores uma clara vantagem: números de dano massivos.
Graças ao Thief ter uma ação de bônus extra que permite que eles façam dois ataques de mão em um único turno, Astarion agora é capaz de atacar três vezes. Isso ajuda mais no contexto de Rogues que geralmente têm DEX como uma estatística principal, tornando as armas versáteis do Portão 3 de Baldur, como a Espada Longa, um equipamento ideal. No contexto da jogabilidade de nível 5, ter os meios para atacar três vezes em um único turno pode transformar Astarion em um matador de chefe ou um apagador de máfia, dependendo se os ataques são atribuídos a um único oponente ou espalhados por vários alvos. O que faz dele, um dos companheiros mais fortes do jogo.
8. Companheiros mais fortes: Minthara
- Habilidades: FOR 15, DES 12, INT 12, CON 15, SAB 19, CAR 16
- Proficiências Iniciais: Atletismo, Intuição, Intimidação, Medicina, Persuasão, Religião
O Paladino Minthara é um dos companheiros mais fortes do jogo, mas também um velho conhecido complicado de escolher, já que os jogadores só podem recrutá-la no jogo Baldur’s Gate 3 se eles destruírem o Bosque Esmeralda. Isso automaticamente trocaria Halsin por Minthara, dando aos jogadores acesso a um híbrido de suporte de tanque mais voltado para o combate. Independentemente do juramento escolhido, Minthara traz uma lista menor de feitiços de suporte mais diretamente complementados com Smites de múltiplos efeitos que a posicionam como uma potência corpo a corpo.
A natureza vilã de Minthara pode dar aos jogadores várias opções para expandir sua abordagem com ela, potencialmente convertendo-a ou seguindo um caminho mais sombrio com o suposto Guerreiro Sagrado. Dada a falta de um personagem de alta STR com utilidade extra, Minthara poderia facilmente ser uma boa substituta de tanque eficiente para Lae’zel e Karlach.
Build recomendada para o Paladino, Minthara, um dos companheiros mais fortes do jogo
Os jogadores que procuram um personagem mais versátil e mais disposto para o combate, devem especificar Minthara como Paladino do Juramento de Vingança. Essa subclasse de D&D possui mais utilidade ofensiva para o Paladino além de uma variedade padrão de feitiços de suporte, dando a Minthara mais espaço para lutar corpo a corpo com autossuficiência suficiente para que seus outros aliados possam se concentrar em outras tarefas.
Devido ao seu WIS bastante alto, Minthara também pode ser Multiclasse em um Clérigo de qualquer Domínio que o jogador preferir. Essa divisão de 8 paladinos/4 clérigos é uma recomendação caso os jogadores queiram buscar uma construção da Minthara com mais recursos de suporte. E formar um time com os companheiros mais fortes do jogo.
7. Wyll: Magia, Flexibilidade corpo a corpo
- Habilidades: FOR 9, DES 13, CON 15, INT 14, SAB 11, CAR 16
- Proficiências Iniciais: Arcanismo, História, Intimidação, Persuasão
À primeira vista, Wyll é um herói renomado na terra de Faerun. Na verdade, ele é um Warlock do Fiend Pact que fez um acordo com uma súcubo em troca de poder. Felizmente, o poder que ele recebeu realmente o tornou bastante competente em combate, permitindo que ele ostentasse Carisma 16 e Inteligência 14 por seu lançamento de feitiços, Constituição 15 por sua durabilidade e Destreza 13 para permitir que ele lidasse com combates à distância.
Ao contrário do lançador de feitiços Gale, Wyllis é um Warlock testado e comprovado em Baldur’s Gate 3, tendo acesso a uma variedade de feitiços debilitantes com uma boa build para ajudá-lo a sobreviver a seus inimigos. Embora sua build como Warlock signifique que Wyll não atacará corpo a corpo tão cedo, sua durabilidade impressionante permite que ele se torne pelo menos a última linha de defesa antes da linha de fundo. Seu acesso a feitiços prejudiciais e indutores de debuff de D&D permite que ele jogue com o campo de batalha de uma maneira mais prejudicial em comparação com Gale. Infelizmente, sua falta de uma verdadeira “especialização” significa que sua produção de dano nem sempre é ideal no início.
Build Wyll recomendada: Warlock, The Fiend
Estar conectado a horrores misteriosos é algo que combina perfeitamente com a história de fundo de Wyll, tornando o Warlock, the Fiend, uma build perfeita para ele. No entanto, além de ser adequado em termos de relevância da história, o Fiend também se iguala a Wyll em termos de eficiência geral.
Para aproveitar ao máximo essa build, os jogadores devem garantir a capacidade de adicionar seu Mod CHA (Agonizing Blast) ou um empurrão de 4,5 metros (Repelling Blast) ao Eldritch Blast para diversificar ainda mais seu uso em combate. Ele também pode ajudar a tornar a luta mais desafiadora para os inimigos infligindo Desvantagem em um Teste de Habilidade específico e causando dano adicional a eles (Hex) e um conjunto de raios que causam dano de Fogo bacana de 2d6 cada (Raio Escaldante). Quando combinado com uma arma de longo alcance, Wyll pode se tornar quase intocável.
6. Gale: Dominação Mágica
- Habilidades: FOR 9, DES 14, CON 15, INT 16, SAB 11, CAR 13
- Proficiências Iniciais: Arcanismo, História, Investigação, Intuição
Com um Orbe de Destruição Netherese em seu peito ameaçando a destruição de Gale e talvez de uma cidade cheia de pessoas, esse histórico Mago Sábio pode ter que abandonar sua obsessão em se tornar o maior lançador de feitiços de Faerun pelo bem da sobrevivência. Além disso, sua especialidade em Investigação e Insight permite que ele entenda coisas que geralmente são difíceis de entender – o que é útil em encontros de combate complicados. Sua natureza como um prodígio se torna bastante aparente no início, ostentando Inteligência 16, Destreza 14 e uma Constituição surpreendentemente alta aos 16.
Pode-se pensar que a natureza de canhão de vidro de Gale o torna um personagem forte não ideal para colocar ao lado de seus companheiros mais fortess. No entanto, sua versatilidade como um Mago de D&D e puro poder de fogo com magia permitem que ele domine os números de dano com a configuração certa, especialmente contra inimigos mais ferozes do Portão 3. Seus feitiços oferecem muitas opções contra várias criaturas, e seus truques lhe dão dano contínuo caso seus slots de feitiço acabem.
Build recomendada para Gale: Mago, Escola de Evocação
Quando se trata do todo-poderoso feiticeiro Gale, alguém poderia pensar que seu Mago usaria Bolas de Fogo o mais rápido possível com a Escola de Evocação. No entanto, na meta geral de Baldur’s Gate 3, Gale pode estar melhor com a build de bruxo. Para relembrar, a Escola de Abjuração se concentra em fornecer ao lançador e seus aliados a melhor proteção contra alguns dos danos mais brutais do jogo.
Mais especificamente, a Escola de Abjuração combinada com a Armadura de Agathys pode fornecer aos jogadores 10 Pontos de Vida Temporários, juntamente com uma habilidade única que permite aos jogadores causar 10 Dano de Gelo aos atacantes sempre que qualquer um desses Pontos de Vida for danificado, praticamente punindo os combatentes corpo a corpo que tentarem levar Gale.
5. Companheiros mais fortes: Minsc
- Habilidades: FOR 12, DES 17, INT 8, CON 13, SAB 15, CAR 10
- Proficiências Iniciais: Natureza
Durante a missão do jogador em busca de Orin the Red, Jaheira pedirá que eles procurem outro de seus Companheiros mais fortes, desta vez na forma do icônico Minsc. Apesar de seu tamanho, Minsc é um Ranger confiável capaz de se adaptar à maioria das situações de combate, seja com um companheiro animal, nas sombras ou usando táticas de batalha antiquadas.
Buildar Minsc como um Ranger pode torná-lo um dos companheiros mais fortes, ideal em vários encontros, especialmente porque seu conjunto de habilidades rivaliza com o de Lae’zel em termos de versatilidade geral. Enquanto Lae’zel se especializa em gerar diferentes efeitos por meio de ataques, Minsc pode garantir vantagens contra inimigos de maneira diferente.
Build recomendada para Minsc: Ranger, Beast Master
Acompanhado pelo hamster Boo, não há dúvida no apelo de ter Minsc se tornando um Beast Master Ranger. Isso permite que ele toque em um companheiro Ranger para melhorar seu desempenho no jogo, convocando uma fera muito maior que pode causar mais danos em batalha. Com níveis suficientes, Minsc pode acessar o Companion’s Bond, que oferece uma ampla gama de bônus para aumentar a longevidade de sua besta. Além disso, o Treinamento Excepcional permitirá que o companheiro de Minsc use Correr, Desengajar e Ajudar como Ações de Bônus – transformando-o efetivamente em um pseudo-Companheiro.
Apesar de Minsc não ter as opções de dano extra da subclasse Hunter e as ofertas mais furtivas do Gloomstalker, ser um Beast Master pode dar à equipe um dos companheiros mais fortes e mais confiáveis. Esta besta pode se tornar um batedor mais durável e uma mão extra em combate.
4. Companheiros mais fortes do jogo: Halsin
- Habilidades: FOR 16, DES 16, INT 12, CON 16, SAB 18, CAR 16
- Proficiências Iniciais: Atletismo, Natureza, Sobrevivência
Primeiro Druida do Bosque Esmeralda, Halsin é um dos primeiros companheiros que os jogadores podem recrutar em Baldur’s Gate 3 que não fazem parte das opções iniciais do Origin. Quando ele é resgatado do acampamento Goblin e é ajudado na busca pela salvação do Bosque, Halsin pode acompanhar a jornada do jogador para livrar seu parasita Mindflayer.
Halsin já mostra sua superioridade em combate ao permanecer em sua forma de urso como companheiro temporário. Isso se torna mais “controlado” quando ele é adquirido, com o acompanhamento de feitiços druidas extras tornando-o bastante elegível para o papel de subtanque/subsuporte.
Build recomendada para Halsin: Druida, Círculo da Lua
Dada a propensão de Halsin para atacar os oponentes primeiro em sua forma animal, sua build ideal é a do Druida do Círculo da Lua. Ao contrário de outros Druidas, como Jaheira, que têm acesso a mais feitiços, Halsin se tornando um Druida da Lua permite que ele transforme-se em feras mais poderosas e adequadas para o combate.
Embora Halsin perca o acesso a Feitiços de Druida mais potentes, esse recurso é facilmente compensado com acesso a formas adaptáveis de Combate Selvagem, como o Urso, o Corvo Dire, o Tigre Dentes de Sabre e uma miríade de Mirmidões elementais.
3. Companheiros mais fortes: Karlach
- Habilidades: FOR 17, DES 1, INT 11, CON 14, SAB 12, CAR 8
- Proficiências Iniciais: Atletismo, Percepção, Sobrevivência, Intimidação
Quando Wyll encontra Karlach, ele a reconhece como a Advogada do Diabo que ele foi designado para caçar. No entanto, Karlach explica que ela só foi forçada a participar da Guerra de Sangue e, agora livre, pretende eliminar ela mesma seu captor Zariel. Sua grande estatura e feroz proeza de combate são condizentes com sua classe inicial como um Bárbaro, com sua Característica Fúria tornando-a uma das mais potentes causadoras de dano no jogo, independentemente de estarem usando Armas Versáteis ou Armas Pesadas.
Ao contrário de Lae’zel quando buildado como o lutador mais tático, Karlach, como um bárbaro, prefere um combate mais direto. Se relegado a um papel de tanque, Karlach idealmente deseja chamar a atenção do inimigo e atacá-lo enquanto o resto da equipe os finaliza. Quando buildado adequadamente, Karlach “defende” a equipe garantindo que as ameaças sejam mortas antes mesmo de chegarem perto do resto do grupo. O que a torna um dos companheiros mais fortes de Baldur’s Gate3.
Build recomendada para Karlach: Bárbaro, Wildheart
Devido ao alto STR de Karlach, ela deve manter sua classe inicial Berserker, idealmente transformando-a em um Wildheart para aproveitar as opções de combate adicionais que seu Bestial Heart e Animal Aspects oferecem. Dessa forma, Karlach e o resto da equipe podem se beneficiar sempre que o Bárbaro entrar em combate. Embora não seja tão versátil quanto o Battle Master, Wildheart é o mais próximo que o Bárbaro tem de um papel mais voltado para o suporte.
Os jogadores que desejam Karlach mais pronta para a batalha podem optar pela subclasse Berserker, desta vez com Frenzy oferecendo Frenzied Attack e Enraged Throw, que oferece opções mais repetitivas para golpes hardcore. Frenzied Attack praticamente garante dois golpes em um par Ação + Ação Bônus, com Extra Attack no 5º nível dando a Karlach acesso a um combo de três golpes.
2. Lae’Zel: Especialista em tanques
- Habilidades: FOR 17, DES 13, CON 14, INT 11, SAB 12, CAR 8
- Proficiências Iniciais: Acrobacia, Arcanismo, Atletismo, Intimidação, Sobrevivência
Treinada especificamente para lutar contra illithids, Lae’Zel é uma Guerreira Githyanki com antecedentes de Soldado que sabe exatamente o que está fazendo. Suas especializações de Habilidade em Atletismo e Acrobacia significam que ela pode facilmente atravessar obstáculos para alcançar seus inimigos.
Além disso, seu estilo de luta com grandes armas permite que ela equipe suas duas mãos no jogo, dando a ela acesso a alguns dos maiores pools de dano desde o início. Suas estatísticas mais notáveis são Força 17, Destreza 13 e Constituição 14, dando a ela a durabilidade e o conjunto de habilidades necessárias para lidar com o combate em todas as faixas. Este kit faz de Lae’Zelideal para a linha de frente nas configurações de Baldur’s Gate 3 que desejam se concentrar em um combate corpo a corpo mais intenso.
Como lutadora, Lae’zel é provavelmente um dos companheiros mais fortes e uma das combatentes mais ferozes de Baldur’s Gate 3. Possuindo domínio sobre uma ampla variedade de armas, Lae’Zel pode facilmente eliminar seus inimigos caso eles tenham a infelicidade de atrapalhar seu caminho. Talvez o maior revés de Lae’Zel seja o componente de distância, onde sua falta de velocidade de movimento significa ter que gastar muito tempo se aproximando dos inimigos. Por sua vez, um movimento errado pode deixar Lae’Zel cercada e sem saída. No entanto, em situações em que Lae’Zel é atacada, ela pode facilmente causar grandes estragos.
Build recomendada para Lae’zel: Fighter, Mestre de Batalha
Uma escolha fácil de build para Lae’zel seria o Fighter, Mestre de Batalha, especialmente devido ao seu Atributo STR naturalmente alto, bem como DEX e CON acima da média. Ao contrário de outras opções de classe, como o robusto Paladino, Lae’zel como mestre de batalha concede a ela acesso as melhores opções de combate no início do jogo.
Por exemplo, no nível 4, o acesso de Lae’zel a recursos de classe, como Ataque Menacing, Rally e Riposte, permite que ela manobre o campo de batalha com muito mais eficiência. Sem mencionar que ter acesso a esses passivos permite que Lae’zel assuste o alvo (Ataque Menacing), dê 8 HP a um aliado (Rally) e contra-ataque com dano de arma + 1d8 Piercing (Riposte).
1. Shadowheart: Maestria em Cura
- Habilidades: FOR 12, DES 14, CON 14, INT 10, SAB 16, CAR 10
- Proficiências Iniciais: Prestidigitação, Furtividade, Religião, Perspicácia
Apesar de seu nome, Shadowheart é uma elgfa do clérigo, que serve Shar, sendo um de seus discípulos mais sombrios. Devido ao seu treinamento, ela possui Sabedoria 16 para lançar feitiços, Constituição 14 para defesa e Destreza 14 para combate, permitindo que ela empunhe Armas Corpo a Corpo Simples caso surja a necessidade de combate corpo a corpo com suas builds.
Sua classe Clérigo, permite que ela não apenas cure, mas também apoie sua equipe na linha de trás. Sua presença pode garantir a sobrevivência da equipe. Infelizmente, sua falta de opções de combate significa que ela não é um membro ideal para incluir na linha de frente. Sua produção de dano por si só não a torna necessariamente uma candidata a companheira mais forte, com o papel reservado para suas contrapartes mais combativas.
Build Shadowheart recomendada: Clérigo, Domínio da Trapaça
Quando adquirido como companheiro, Shadowheart começa como um Cleric of the Trickery Domain por padrão, e esta também é sua build ideal em comparação com outras sugestões para as classes como o Bardo. Embora a percepção inicial em relação ao clérigo seja a de um curador, Shadowheart não precisa necessariamente permanecer à margem se as habilidades de seu clérigo forem usadas corretamente.
Por exemplo, Shadowheart pode lançar facilmente Shield of Faith e Mirror Image no nível 4, tornando-a rapidamente um dos tanques mais formidáveis. Em sua essência, Shield of Faith dá ao lançador 2 AC adicionais. Enquanto isso, Mirror Image não apenas oferece aos jogadores três (3) duplicatas para distrações, mas cada uma dessas distrações dá outros 3 AC.
Baldur’s Gate 3 está disponível para PC. Uma versão para PS5 está programada para ser lançada em 6 de setembro de 2023.