Muitos acreditam que ter uma lista de e-mail é coisa de um plano de marketing ultrapassado. O que muitas empreendedoras e influenciadoras não sabem é que ter o e-mail da sua audiência pode ser uma poderosa ferramenta de vendas e que é possível criar uma lista de e-mail do zero através do Instagram.
Quando um site te convida para preencher um formulário de cadastro, você é do tipo de pessoa que:
- Preenche o formulário com todas as informações certinhas
- Você fica desesperada procurando o botão de fechar?
- Depende…
Apesar de você querer rapidamente escolher a segunda opção, eu posso afirmar quase que, com certeza, que você escolheria a opção depende. Porque tomar a decisão de se cadastrar em uma lista de e-mail vai depender da oferta que o site está te fazendo.
Se for uma oferta que não faça sentido para você, você vai correr para fechar a janela e talvez isso te faça até sair do site. Porém, se você receber uma tarefa irresistível você vai querer se cadastrar e aproveitar a oportunidade.
E é essa sensação, de querer entrar para uma lista vip e fazer parte de algo exclusivo que você precisa gerar em sua audiência.
Por que você deve criar uma lista de e-mail do zero através do Instagram?
Apesar de ser considerada uma ferramenta ultrapassada, utilizar o e-mail marketing corretamente em sua empresa pode te ajudar a se relacionar melhor com a sua audiência em um ambiente que você controla.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, empresa multinacional que oferece serviços de softwares integrados de marketing digital,
“50% dos entrevistados afirmaram ler seus e-mails. E 80,8% dos entrevistados afirmaram ler seus e-mails em dispositivos móveis.”
Outra pesquisa da Convince and Convert, empresa que presta consultoria de mídia digital, confirma que
“O e-mail marketing tende a aumentar em 138% as vendas.”
Já a pesquisa da Cultura Colaborativa/Social Base afirmou que,
“52% dos brasileiros passam, pelo menos uma hora do dia, lendo seus e-mails.”
Só esses dados deveriam ser suficientes para te convencer a criar agora mesmo uma estratégia de e-mail marketing para o seu negócio, mas se você ainda não está convencida, continue lendo este artigo para saber tudo o que você precisa para criar uma lista de e-mail do zero através do Instagram.
Que tipo de conteúdo produzir para captar os e-mails
Uma das dúvidas que assola a mente de quem não é muito íntimo do e-mail marketing é: que tipo de conteúdo eu devo produzir que seja interessante o suficiente para que as pessoas queiram me dar informações pessoais delas?
E essa é uma ótima pergunta mesmo, por que a oferta é o ponto que vai determinar o sucesso ou não das suas campanhas. Por que eu já te adianto, uma página de vendas bonita e uma copa bem escrita não serve de nada se a sua oferta não for atraente.
No passado, muito se usava o termo de isca digital, o modelo preferido dos produtores de conteúdo eram os e-books feitos no PowerPoint, mas as coisas mudaram. E a audiência foi ficando cada vez mais exigente. Por isso, separamos algumas dicas de conteúdos que vão te ajudar a captar e-mails através do Instagram.
- Aulas ao Vivo (Webnários) – as aulas ao vivo (sejam solo ou com convidados) vem se popularizando com rapidez e tem ganhado espaço no horário da audiência. Se você domina algum assunto ou conhece um especialista da área que você atua, pode ser uma grande oportunidade para afirmar a sua autoridade no assunto ou se associar com pessoas relevantes para o mercado.
- Materiais editáveis – esse tipo de material eu poderia dizer que ganha disparado o coração do público. Muito porque as pessoas estão em um momento que aprender não é o suficiente, é preciso colocar em prática. Então materiais como: planilhas, workbooks, mídia kits personalizados entre outro chamam muito a atenção da audiência.
- Lista de Assinantes – essa é a mais comum e crescendo despretensiosamente de acordo com a sua autoridade. Nesse tipo de lista de e-mail é legal enviar atualizações semanais dos seus projetos.
- E-books – esse é o tipo de conteúdo mais antigo que existe no quesito captação de e-mail. E apesar de antigo é um dos mais eficazes. O seu conhecimento pode ser transformado em um e-book, inclusive até seus artigos do blog também podem. Use a criatividade.
- Workshops – esse tipo de conteúdo tem um alto grau de conversão. É ótimo para reforçar a sua autoridade, compartilhar conhecimento e preparar a sua audiência para uma oferta de venda.
- Lista de Espera / Oferta de Venda – esse tipo é um pouco mais recente, porém muito objetivo e eficaz. Por que ele tem o intuito de afunilar o seu público-alvo, ou seja, só entra quem tem interesse real no produto que você está lançando.
Para quem está com objetivo em vendas e conversão o melhor é focar nesse tipo de conteúdo para maior efetividade na campanha. Por que quando você oferece algo gratuito com foco em converter quem está entrando no seu funil você perde muito tempo separando os leads bons dos leads ruins. E tempo é um bem que não podemos desperdiçar.
Quais ferramentas utilizar para organizar os e-mails?
Na hora de escolher a ferramenta que vai armazenar os dados da sua lista de e-mail, você deve avaliar a relação custo x benefício de cada uma delas e escolher a que fizer mais sentido para o seu negócio.
Eu já testei algumas ferramentas e separei alguns bônus x ônus de cada uma, confira:
Mailchimp
A mais utilizada por influenciadoras digitais e empreendedoras iniciantes, o Mailchimp é uma das mais acessíveis ferramentas para captação de e-mails.
Pontos positivos:
- Gratuito até 2.000 e-mails diários
- Landing Pages e formulários ilimitados
- Fornece as estatísticas principais
Pontos negativos:
- Plataforma não intuitiva
- Site em inglês
- Outros recursos gratuitos limitados
- Não dá pra criar +1 lista
E-goi
O e-goi é uma grande polêmica, por que sempre que falo que uso ele de forma gratuita surge uma enxurrada de pessoas dizendo que ele é pago. Eu não sei por que milagre divino eu consigo criar duas contas gratuitas, mas se eu consegui, talvez você também possa 🙂
Pontos positivos:
- Gratuitos até 5 mil e-mails (cadastrados)
- Modelos de e-mails e formulários mais estilizados (com caras de profissionais)
- Automação disponível no plano gratuito
Pontos negativos:
- Existe sempre essa dúvida se é pago ou não (sim, também existe a versão PRO)
- Não dá pra criar +1 lista
- Layout confuso
Sendinblue
Preciso dizer que dos 3 esse é o meu favorito, é o que eu considero mais profissional. Tive a oportunidade de testar a versão paga na empresa que eu trabalhava e os recursos me deixava muito satisfeita.
Pontos positivos:
- layout intuitivo
- possibilidade de criar infinitas listas
- segmentar seus contatos de maneira personalizada
Pontos negativos:
- Gratuito até 300 e-mails diários
- Pagamento em dólar
Poderia juntar os pontos positivos dos 3 e assim teríamos a ferramenta perfeita hahaha que deve, com certeza, deve existir (só que paga)
Como criar uma Landing Page no Mailchimp
Antes ensinar como captar os e-mails através do Instagram, resolvi fazer um mini tutorial de como criar uma Landing Page (página de captura) pelo Mailchimp.
Antes de começar, caso você ainda não tenha, você precisará se cadastrar na plataforma. Acesse o site https://mailchimp.com/ e siga as instruções abaixo:
- No canto direito da tela clique em Sign Up Free
- Preencha os campos solicitados (e-mail, username, uma senha de até 8 caracteres)
- Clique em Get Started!
- Provavelmente você receberá um e-mail pedindo para confirmar a sua conta, entre na sua conta de e-mail e clique no link recebido.
Como eu havia dito anteriormente, o site é todo em inglês, com o tempo você se acostuma, mas caso tenha dificuldades em se adaptar você pode utilizar a tradução automática do navegador – ajuda bastante.
A plataforma também pedirá para você confirmar o login enviando um código de verificação para o seu celular ou e-mail. Após a confirmação desse código, você poderá criar a sua primeira landing page no mailchimp.
Para isso, clique no canto esquerdo da tela no botão Create, quando abrir as opções escolha Landing Page. Você deverá dar um nome a sua landing page e escolher uma lista para redirecionar os e-mails captados. Como nas imagens abaixo:
Como criar uma lista de e-mail do zero através do Instagram
Agora que você já criou uma oferta irresistível e a sua landing page, está na hora de começar a capturar esses e-mails através do Instagram. E existem algumas formas de você fazer isso.
Arrasta pra Cima
Quem tem mais de 10 mil seguidores no Instagram, tem acesso a uma ferramenta muito útil chamada “arrasta para cima” que permite que você adicione links externos nos seus stories. Então cada stories é uma oportunidade única para levar as pessoas até a sua página de captura de e-mails.
Você pode fazer uma sequência de stories falando da sua oferta irresistível e como ela pode solucionar um problema da sua audiência ou trazer alguma melhoria para os negócios do seu público. Assim, você chamará a atenção das pessoas para ir até a sua página de captura.
Link na Bio
Uma outra ferramenta muito útil é o “link na bio”, esse todos que possuem uma conta no Instagram têm acesso, então talvez seja interessante começar por ele.
Mas, como fazer para as pessoas clicarem realmente no seu link?
Você pode utilizar de duas táticas:
- Colocar um Call To Action (Chamada para Ação) acima do seu link, na descrição da bio. Assim você poderá despertar o interesse em clicar de quem lê a sua bio.
- Ou você pode publicar um post no feed pedindo para as pessoas clicarem no link da bio. Normalmente essa tática funciona bastante e você ainda aumenta por tabela o engajamento do seu perfil, já que a pessoa sairá da sua foto para visitar o seu feed e clicar no link da bio, aumentando assim as interações feitas no seu perfil.
Caixinha de Perguntas
A caixinha de perguntas é uma ferramenta do Insta que permite que os usuários deixem respostas um pouco maiores quando perguntamos algo específico. Então por que não usá-la para captar e-mails?
Antes de alcançar a tão sonhada marca de mais de 10 mil seguidores, eu utilizei e muito as caixinhas de perguntas para fazer captação.
Uma grande vantagem que utilizar essa tática tem é que diminui a saída do seu perfil e faz com que as pessoas fiquem com menos preguiça na hora de preencher. Por que às vezes, ser redirecionada para um outro site e preencher mais de uma informação pode desanimar a sua audiência.
Definindo uma Meta de Captação de E-mails
Quando eu criei a Seja CEO, nossa primeira meta era conquistar 1.000 seguidores no Instagram e 100 inscritos no e-mail. E eu gosto muito de trabalhar com metas dividindo-as por semanas, porque acredito que dessa forma elas ficam mais fáceis de serem alcançadas.
Eu tinha a meta de 100 inscritos no e-mail, esse número dividido pela quantidade de semanas totalizaram em 25 e-mails, E essa era a quantidade de leads que eu precisava captar por semana para chegar ao final do mês e atingir a minha meta.
Só que para fazer com que 25 pessoas se inscrevessem em minha base, eu precisava mostrar a minha página de captura para uma quantidade muito maior de pessoas.
Por esse motivo, eu escolhi um assunto que poderia atrair a atenção de muitas pessoas, eu criei um documento com as minhas impressões da palestra do ex-Presidente Barack Obama no Vtex Day e logo depois eu criei um outro documento com as minhas impressões sobre a Masterclass 6 em 7 do Érico Rocha aqui no Rio de Janeiro.
O primeiro documento, distribui em grupos no whatsapp e no facebook de afroempreendedores, já que a minha base no instagram ainda era pequena.
Já o segundo documento, eu distribui em um grupo de empreendedores que estiveram na própria Masterclass – fiz networking durante o evento e aproveitamos para manter o contato quando o evento acabou, ou seja, uma base de pessoas extremamente qualificadas e que tinham sinergia com o meu negócio).
Além disso, nas outras duas semanas eu disponibilizei um checklist de stories para download, entre outros materiais.
Dessa forma eu consegui atingir a minha meta no final do mês de alcançar 100 inscritos em minha base de e-mails.
Como criar uma lista de e-mail do zero através do Instagram e avaliar os resultados
Após criar uma lista de e-mail do zero através do instagram, você precisa avaliar seus resultados para entender se a sua estratégia de captação foi satisfatória ou onde você pode melhorar na próxima campanha.
Para isso, você pode ter uma planilha de acompanhamento de resultados onde você pode anotar as métricas de cada envio. Algumas das informações importantes para acompanhar são:
- Quantidade total de e-mails na base no momento do envio
- Quantas de aberturas o e-mail recebeu
- Quantos cliques
- Quantas pessoas se desinscreveram da sua base após o envio dos e-mails
- Se você atingiu as metas estipuladas anteriormente
Página de Obrigado
Não basta apenas criar uma lista de e-mail do zero através do instagram, você precisa pensar também em uma outra página que é muito importante e facilmente negligenciada: a página de obrigado.
Na versão gratuita do Mailchimp só é possível criar dois fluxos de envio, então você terá que escolher entre a confirmação opt-in (que é como uma autenticação de dois fatores, para diminuir a incidência de spam) ou redirecionar os inscritos para uma outra página, a página de obrigado.
O ideal seria que pudéssemos escolher entre os dois, mas na falta dessa possibilidade, eu sugiro que você opte pela página de obrigado, por que dessa maneira você pode explicar um pouco mais sobre o conteúdo que a pessoa receberá a partir daquele momento e pode convidar o recém-inscrito a entrar em um terceiro canal de comunicação – pode ser o telegram. E por que você deveria fazer isso?
Por que você não pode concentrar toda a sua base em uma única rede social. Você precisa dividir essa base entre outros canais para caso aconteça algo com um deles (como, por exemplo, você ser bloqueado pelo Instagram ou ter a sua conta excluída), você tem sua base “salva” em outro canal.
Eu sempre recomendo às minhas alunas que tenham sempre um canal de conhecimento (que pode e deve ser o Instagram) e pelo menos um canal de relacionamento (que pode ser o e-mail marketing ou um canal no telegram ou um grupo no whatsapp).
O que enviar nos e-mails
Agora que você já tem uma base considerável cadastrada em sua lista de e-mail, deve estar se perguntando o que enviar para manter o interesse da audiência.
E essa é uma das partes mais legais, porque como o e-mail é um canal de relacionamento (é quase que uma pergunta íntima pedir alguém para lhe fornecer o e-mail) você pode usar a criatividade e produzir conteúdos que lhe ajudem a estreitar os laços com o público e engajar a sua comunidade. Por isso, eu separei alguns tipos de conteúdos que você pode enviar para a sua base:
- Newsletters semanais (com atualizações dos canais e da empresa)
- Promoções e cupons exclusivos (como você está se relacionando com uma base extremamente qualificada, você pode trabalhar com descontos mais agressivos e promoções exclusivas para esse público/canal)
- Relacionamento (feedbacks, depoimentos, textos institucionais e etc.)
Com que frequência enviar esses e-mails
Você precisa seguir uma agenda de envios para que a sua base de inscritos permaneça ativos.
Para não ficar muito pesado para você, que ainda está se acostumando a ter uma base de e-mails, você pode começar com um e-mail por semana e intensificar os envios conforme for ficando mais fácil produzir esse tipo de conteúdo.
Quando você estiver em semanas de lançamentos vale a pena investir em mais de um e-mail por semana (arriscaria sugerir até um e-mail por dia). Você pode incluir dentro da sua estratégia de lançamento ser mais agressiva no e-mail marketing.
É importante lembrar que os e-mails não podem ser escritos de qualquer forma, por que isso vai fazer com que as pessoas percam a vontade de estar na sua base. Por isso é importante estudar copywriting (estratégia de produção de conteúdo focada em convencer o leitor a realizar uma ação).
Conclusão
Nesse artigo você aprendeu a construir uma lista de e-mail do zero através do instagram, agora é hora de colocar o que você aprendeu em prática.
Por que só a prática vai te trazer a experiência necessária para criar uma metodologia e aplicação próprios.
Me conta aqui nos comentários se você já tem uma lista de e-mail e como é a sua estratégia de captação de leads.
Compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude esse blog a crescer.