O assunto não sai da boca do povo. Desde quando o Banco Central informou que milhões de brasileiros possuíam dinheiro esquecido em contas de bancos que não usavam mais, começou a corrida para realizar saques e reaver esse dinheiro, que nos dias de hoje, pode fazer grande diferença no orçamento mensal.
As solicitações de saque começaram a ser aprovadas no dia 7 de março, no entanto, apenas as pessoas e empresas que receberam a confirmação de que possuem dinheiro esquecido poderão realizá-lo neste primeiro lote.
Como saber se tenho dinheiro esquecido no banco?
O Banco Central liberou uma plataforma exclusiva para consulta de valores esquecidos em contas bancárias. E para realizar a consulta, você precisa clicar nesse link (para ser redirecionado ao site) e informar seu CPF (caso sua conta tenha sido criada como pessoa física) ou o CNPJ da sua empresa.
Como fazer a consulta de valores esquecidos?
Ao acessar o site Valores a Receber, você vai informar o seu CPF e data de nascimento, caso queira fazer uma consulta de pessoa física. Ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.
Caso o sistema identifique valores a serem recebidos, o segundo passo é verificar a data informada pelo sistema para consultar o valor e solicitar a devolução.
É importante ficar atento ao horário de agendamento (das 4h às 14h ou das 14h às 24h).
Caso sua data e horário estejam próximos, o terceiro passo é clicar no botão “Acessar valores a receber” e fazer login com sua conta gov. (nível prata ou ouro). Ler e aceitar o termo de ciência. E verificar as informações disponibilizadas pelo sistema, como:
- o valor a receber;
- a instituição que deve devolver o valor;
- a origem (tipo) do valor a receber;
- informações adicionais, quando for o caso.
Por fim, você pode solicitar a devolução do valor esquecido através do site (que será realizada através de uma chave pix em até 12 dias úteis) ou solicitar a devolução direto com a Instituição Financeira (nesta modalidade, a devolução não poderá ser realizada via Pix. Informe a instituição qual a melhor forma desse dinheiro ser devolvido).
Como transferir dinheiro esquecido para minha conta bancária atual?
Se você confirmou que possui dinheiro esquecido a receber na consulta ao site, pode receber esses valores nas datas informadas pelo sistema através de uma chave Pix, em até 12 dias úteis (válido apenas para as solicitações de saques realizadas dentro do sistema).
Ou através de um DOC ou TED, caso opte por solicitar diretamente à instituição bancária. O prazo de conclusão da transferência deve ser negociado diretamente com o Banco que você está solicitando o dinheiro esquecido, considerando que cada instituição opera com prazos diferentes para tais operações.
Pagamento de Dinheiro Esquecido
É importante destacar aqui, que o pagamento de valores a receber será realizado por lotes. Isso vai acontecer, porque cada pessoa ou empresa vai receber o pagamento de origens diferentes.
Nesse primeiro lote, o pagamento desses recursos sairá de contas correntes ou poupanças encerradas ainda com saldo; tarifas e parcelas cobradas indevidamente; cotas e sobras de quem participou de cooperativas de crédito; e de consórcios encerrados.
Por isso, é importante também realizar uma nova consulta no dia 2 de maio (quando começa o pagamento do segundo lote) para identificar se ainda há algum valor a receber (já que eles sairão de origens diferentes).
Em alguns casos, tarifas duplicadas também serão devolvidas. Além de valores de contas mantidas em corretoras e distribuidoras de valores para registro de ativos financeiros dos clientes.
Dúvidas frequentes:
E se não aparecer nenhum valor a ser recebido no sistema?
Você deverá voltar ao site e realizar uma nova consulta na data informada para verificar se as instituições enviaram novas informações ao Banco Central.
Minha data de retirada ainda não está disponível no site Valores a Receber, o que eu faço?
Se você fez uma consulta no site Valores a Receber, viu que tem dinheiro esquecido no banco, mas a data e hora de retirada ainda não foi disponibilizada, você deve retornar ao site e realizar uma nova consulta na data informada pelo sistema.
É importante lembrar que não existe a possibilidade de você perder esse benefício (caso tenha direito a ele), esses valores continuarão guardados nas instituições financeiras aguardando a sua retirada.
A consulta de valores a receber é paga?
Não! A consulta de dinheiro esquecido em alguma instituição financeira é realizada de forma totalmente gratuita através do site Valores a Receber.
Qual é o calendário de pagamento de dinheiro esquecido?
Os saques serão realizados de acordo com a data de nascimento de cada cidadão que tiver o direito a receber ou a partir da data de abertura da empresa.
Confira o calendário de saque:
- valores esquecidos antes de 1968: 07 a 11 de março;
- os valores esquecidos no período de 1968 e 1983: 14 a 18 de março;
- Para valores esquecidos após 1983: 21 a 25 de março.
Caso você perca o prazo de saque, haverá uma repescagem nas seguintes datas:
- dinheiro esquecido antes de 1968: 12 de março;
- Valores esquecidos entre 1968 e 1983: 19 de março;
- Valores esquecidos após 1983: 26 de março.
E aí, já realizou a sua consulta? Agora me conta aqui nos comentários se você ficou com alguma dúvida sobre dinheiro esquecido.