Se você está de viagem marcada, precisa saber quais documentos para viajar de avião serão solicitados para evitar problemas. E atrasos no voo. Além de desperdício de dinheiro.
Fazer um check-list de todos os documentos necessários para viajar de avião é essencial, principalmente se você for viajar com seu bebê.
Em minha primeira viagem de avião, fiquei um pouco confusa sobre quais documentos deveria apresentar na hora do embarque. Se eu poderia levar a carteira de trabalho – por que eu não tinha RG original. Ou se precisaria correr contra o tempo e contar com a sorte para fazer uma carteira de identidade nova.
Por isso, resolvi escrever esse artigo para facilitar a vida de quem vai viajar de avião pela primeira vez e não sabe quais documentos levar.
Quais documentos para viajar de avião em voos nacionais?
Para conseguir realizar o check-in sem problemas e e embarcar em voos domésticos, você deve apresentar os documentos listados abaixo: (Lembrando que essa lista é válida para brasileiros maiores de 12 anos)
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH, apenas o modelo novo, com fotografia)
- Carteira de identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública de um dos Estados da Federação ou do Distrito Federal
- Passaporte brasileiro válido
- Cartão de identidade expedido por ministério ou por órgão subordinado à Presidência da República, incluindo o Ministério da Defesa e os Comandos da Aeronáutica, da Marinha e do Exército
- Cartão de identidade expedido pelo Poder Judiciário ou pelo Poder Legislativo nos níveis federal ou estadual
- Carteira de Trabalho
- Licença de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitido pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)
- CNH-e (Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica)
- DNI (Documento Nacional de Identificação)
- e-Título (Título de Eleitor em Suporte Eletrônico) desde que possua foto (para aqueles que já realizaram a biometria perante o Tribunal Regional Eleitoral de seu Estado)
É obrigatória a apresentação de, pelo menos, um dos documentos citados acima.
O que fazer em caso de perda ou furto de documentos?
Caso seus documentos de identificação tenham sido furtados, extraviados ou você os tenha perdido, em viagens em território nacional, será necessária a apresentação do boletim de ocorrência. Para atestar o ocorrido, desde que tenha sido emitido no máximo 60 dias antes da viagem.
Salve esse post no Pinterest para consultar sempre que for realizar uma nova viagem!
Documentos para viajar de avião com nome social
Em voos nacionais, é permitido o embarque de passageiros que apresentem documentos tanto com Nome Civil (registrado na data de nascimento) quanto Nome Social (nome pelo qual a identidade de gênero é reconhecida socialmente).
Importante: O embarque só será permitido quando o nome que constar na reserva for igual a um dos dois nomes descritos no documento de identificação (Nome Civil ou Nome Social).
Documentos válidos para brasileiros menores de 12 anos
- Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada)
- RG, carteira de identidade (original ou cópia autenticada)
- Passaporte brasileiro (só serão aceitos documentos originais)
Documentos para viajar de avião solicitados a estrangeiros
Para que estrangeiros consigam realizar viagens pelo Brasil é necessário apresentar os documentos listados abaixo:
- Passaporte estrangeiro válido
- Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE)
- Identidade diplomática ou consular
- Outro documento legal de viagem, regulamentados segundo acordos internacionais firmados pelo Brasil
Documentos eletrônicos em voos nacionais
Já é permitida a apresentação de documentos na versão eletrônica para quem possui cadastro eletrônico disponível. Em voos nacionais, todas as companhias aéreas aceitam os documentos listados abaixo:
- Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e)
- Documento Nacional de Identidade (DNI)
- Título de Eleitor eletrônico (e-Título)
Leia também: Aplicativos úteis para viagens a trabalho.
É necessário contratar Seguro Viagem para viagens nacionais?
O Seguro Viagem é um item muito importante na sua viagem. Por mais que você esteja viajando a lazer e pretende passar longe de problemas e preocupações, imprevistos podem acontecer e nessas horas é bom estar preparado.
Ao contrário do que muitos pensam, o Plano de Saúde, muitas vezes não tem cobertura nacional e isso pode ser um grande problema caso você necessite de tratamento médico. Como as pessoas contratam o seguro só nas viagens internacionais – pelo fato de a contratação do Seguro Viagem ser obrigatória em alguns países – elas acabam não achando necessária para viagens nacionais.
Mas para tirar da sua cabeça que o Seguro Viagem é a mesma coisa que o Plano de Saúde, listo aqui algumas das funcionalidades desse serviço:
- Assistência médica por doença, doença preexistente ou acidente;
- Assistência funeral;
- Assistência jurídica;
- Assistência odontológica;
- Hospedagem para acompanhante (em caso de internação);
- Assistência farmacêutica;
- Mala extraviada.
O Seguro Viagem cobre muito mais coisa do que você imaginava, não é? Por isso é fundamental contratá-lo em todas as suas viagens.
Vocês já tiveram algum problema na hora do check-in ou embarque por conta da documentação? Conta pra gente aqui nos comentários.
Aproveite também para nos seguir no Instagram @sejaceo | E entrar em nosso canal do Telegram.