Pouco depois de o Twitter declarar que começará a cobrar dos desenvolvedores pelo uso de sua API, o CEO da empresa, Elon Musk, agora está repensando essa decisão. No fim de semana, Musk twittou que, o Twitter oferecerá uma nova “API leve e somente para gravação para bots”, desde que forneçam “bom conteúdo gratuito”.
O plano original era cobrar dos usuários cerca de US$ 100 por mês para usar a API, supostamente para impedir que “bots scammers e manipuladores de opinião” abusassem do software (e presumivelmente ganhar algum dinheiro para pagar as enormes dívidas da plataforma). Em resposta, houve um protesto massivo de usuários que disseram que as novas regras matariam muitos bots úteis e divertidos, contas de truques devido aos custos caros, de até $ 3.400 por ano, de acordo com um desenvolvedor.
Quem sabe como essa última saga do Twitter acabará, já que muitas coisas sobre a plataforma permanecem incertas neste momento. Mas, se Musk mantiver essa nova decisão, sua conta de truque favorita no Twitter pode continuar viva, e pode ser tudo graças a Pepito the Cat.
Dentre todos os comentários desse desastre da API, a única postagem à qual Musk respondeu diretamente é uma de @PepitoTheCat. O responsável pela conta argumentou que as novas regras podem matá-la, trazendo à tona seu lugar na história do Twitter (com mais de uma década de existência) e que ela publica “conteúdo de qualidade com grande engajamento”.
Embora o conteúdo em questão nada mais seja do que o titular Pepito entrando e saindo de sua casa por uma portinha de gato, parece ter sido o suficiente para fazer Musk pensar duas vezes sobre a mudança de regra. Além disso, o CEO sugere dar aos usuários verificados do Twitter acesso à API para “bom conteúdo” semelhante a @PepitoTheCat, mas não explica mais.
Embora possa parecer um pouco bobo focar tanto em uma conta de truques, isso põe em questão o que Musk considera ser um “bom conteúdo” aos seus olhos. O fato de ele ter respondido diretamente a @PepitoTheCat e não a um desenvolvedor sobre como as mudanças destruiriam os projetos de pesquisa e ativismo na plataforma sugere seu processo de pensamento.
Isso pode significar que o conteúdo relacionado a animais ou qualquer coisa meio milquetoast é considerado bom, enquanto contas como @ElonJet são ruins, apesar de não fazer nada ilegal. É difícil ler qualquer coisa por causa da frequência com que Musk muda de opinião nas políticas do Twitter. Além da API, ele tinha a plataforma banindo jornalistas e links para sites de mídia social concorrentes; ambas as instâncias foram recebidas com uma avalanche de reação.
Ainda há uma tonelada de perguntas em nossas mentes, como a aparência de uma “API leve somente para gravação” e como ela se compara à versão paga? Que ainda está programado para ser lançado em 9 de fevereiro. Além disso, os bots gratuitos criados sob as novas regras serão moderados? Isso pode ser um desafio, já que a empresa demitiu grande parte de sua equipe de moderação global.
Pedimos esclarecimentos ao Twitter, mas a plataforma não tem uma forma de a imprensa entrar em contato diretamente com eles além de twittar diretamente para Elon Musk.