“Esqueci o PIN do celular e não sei o que fazer!”. Se isso aconteceu contigo, leia esta matéria o quanto antes. Confira!
Hoje em dia é super comum que os celulares tenham senhas de acesso, códigos e até mesmo a utilização do PIN ou PUK.
Pois isso garante mais segurança para o usuário e também para as informações que estão no smartphone.
Todavia, quando se esquece uma dessas senhas o problema está armado! Logo, saiba mais sobre o PIN dos celulares e suas características agora. Tenha uma ótima leitura!
Entenda o que é e para que serve o PIN
Antes de mais nada, saiba que o PIN nada mais é que o código que vem junto ao chip de um celular.
Basicamente, este número serve para proteger os dados do usuário que irá utilizar o chip. Bem como, o PIN existe para identificar determinado chip de uma operadora.
Além disso, este número pode também servir para bloquear ou desbloquear o SIM. Dessa forma, para ter acesso ao smartphone sempre que ligá-lo, será necessário inserir tal número.
Ademais, em muitos casos dá para usar o PIN como uma camada extra de proteção. Nesse sentido, caso você troque de aparelho será imprescindível inserir o número do PIN para que o chip funcione normalmente.
Esqueci o PIN do celular. E agora?
De antemão, saiba que os números de PIN são padrões entre as operadoras. Ou seja, cada operadora de telefonia do Brasil possui um código PIN de 4 dígitos, a saber:
- O código da Claro é o 3636;
- Já o código da operadora Vivo é 8486;
- Mas o código padrão da TIM é o 1010;
- Por fim, o código PIN da Oi é o 8888.
No entanto, esse é o PIN padrão. Em contrapartida, caso você já tenha alterado este número ou precise saber o número do PIN 2, que é mais específico, deverá contactar a sua operadora de telefone.
Assim sendo, você pode ligar para a Claro através do 1052. Já para a Vivo pelo 1058 ou* 8486. Ademais, também dá para ligar para Oi pelo é 1057 ou pelo *144.
Bem como, é possível falar com a TIM através do número 1056. Lembre-se de que apenas o titular do chip pode solicitar informações sobre o PIN, PUK e outros códigos de segurança.
Quero redefinir o meu PIN. Como faço isso?
Além disso, para alterar o seu código PIN é necessário você entrar em contato diretamente com a operadora.
Para isso, identifique-se e afirme que você precisa redefinir o seu código PIN. Tudo é muito simples, rápido e garante mais segurança para o seu celular e para as suas informações.
Dúvidas comuns sobre o PIN
Ao passo que você sabe o que fazer se esqueci o PIN do celular, veja dúvidas frequentes sobre o assunto agora. Acompanhe:
PIN e PUK são a mesma coisa?
Não. O PIN, conforme citamos anteriormente, é uma informação que garante mais segurança para o dono de um chip. Entretanto, o PUK é uma senha de segurança ainda mais rigorosa que só é solicitada caso o usuário erre por 3 vezes seguidas o número do seu PIN. Em síntese, o PUK trata-se de uma espécie de segunda código de segurança de um chip.
O que é o PIN 2?
O PIN 2 é utilizado, atualmente, para o bloqueio de aplicativos e até mesmo de serviços. Ou seja, ele é amplamente utilizado para manter dados totalmente sigilosos dentro do seu smartphone. Assim sendo, é possível utilizar o PIN 2 para:
- Bloquear a leitura de mensagens;
- Ou para impedir que outras pessoas façam ligações através do seu celular;
- Bem como, para impossibilitar o acesso à rede de Wi-fi ou até mesmo a sua lista de contatos;
- Dentre outros bloqueios que você precisar.
Como não perder as informações de PIN e PUK?
Por último, para você não perder as informações de PIN 1, de PIN 2 e PUK é interessante que você guarde a embalagem no qual comprou o seu chip. Afinal, essas informações estão disponíveis neste embrulho.
Gostou de conhecer mais detalhes sobre o que fazer se esqueci o PIN do celular? Leia outras matérias como essa no nosso portal e ative as nossas notificações!