As hashtags são etiquetas que categorizam e dividem os tipos de conteúdos. Inclusive, em uma atualização recente, o Instagram substituiu o nome “hashtags” por “etiquetas” no campo de busca. E é possível ganhar seguidores no Instagram através das Hashtags. Confira:
As hashtags foram durante muito tempo a grande sacada do Instagram. Era uma forma muito fácil e ágil para ser encontrado por novas contas. Bastava você usar uma quantidade de hashtags e “booom” a mágica acontecia.
Eu confesso que antes de criar o perfil da Seja CEO eu não tinha muitos resultados através das hashtags. Meu engajamento era bem menor e os meus posts não tinham o “boom inicial” para alavancar o post por que eu utilizava as hashtags incorretamente.
Então nesse meio tempo, entre meu blog de viagem e meu novo negócio de empreendedorismo eu comecei a estudar mais o poder das hashtags e fazer muitos testes, até entender quais tipos de posts performavam melhor e em quais hashtags.
E se você quiser ter resultados extraordinários com o seu perfil é importante que você faça um acompanhamento diário das métricas do Instagram e vá mudando de estratégia ao longo do tempo.
Se uma hashtag não funciona para você, não fique apegada a ela, por que é bem possível que ela esteja mais te atrapalhando do que ajudando.
Como utilizar as hashtags corretamente
Inicialmente, o Instagram permitia adicionar até 30 hashtags na legenda. Depois de um tempo fuçando e estudando a rede, descobrimos que existe uma maneira de você “se dar bem” e usar mais de 30 hashtags.
Você poderia usar até 60 hashtags, desde que:
- Publicasse a sua foto,
- Adicionasse um pack de hashtags no primeiro comentário da foto
- E logo depois adicionasse o segundo pack à legenda.
Quem fazia isso sentia o poder e a ação das hashtags. Até que o Instagram começou a punir contas que faziam mau uso das mesmas jogando-as no Shadowban.
O que é Shadowban?
O Shadowban é uma sombra que o Instagram joga em cima de determinadas contas que fazem mau uso das hashtags que impossibilita que os conteúdos delas sejam vistos por novas contas nas hashtags utilizadas, nas localizações e no explorar.
Apesar dessa informação não ser oficial e o Instagram insistir em dizer que não pune, de maneira nenhuma seus usuários, muitas contas veem seu alcance reduzido a quase zero por causa do shadowban
O Instagram começou a punir contas que utilizavam hashtags que infringiam as diretrizes da plataforma.
Usar ou não as hashtags? Eis a questão
As hashtags ainda podem ser usadas com uma poderosa ferramenta dentro da plataforma para atingir uma nova audiência, mas devem ser usadas de forma consciente. Você deve escolher hashtags que tenham a ver com o conteúdo abordado. E não fazer escolhas aleatórias só por que elas têm um alto volume de publicações.
Para escolher as hashtags corretamente, entenda um pouco mais sobre elas:
Hashtag ampla: são hashtags com mais de 1M de publicações.
Ex: #Wanderlust #ModaPraia. (Essas hashtags são as mais difíceis de rankear, por terem um alto volume de publicações, suas fotos vão sumir em alguns segundos após a publicação).
Hashtags médias: são hashtags a partir de 100k publicações.
Ex: #modagospel #viagemadois (Se você tiver um boom significativo nos primeiros minutos da sua foto, suas chances de rankear nessas hashtags são grandes, e então elas terão um alcance absurdo, trazendo um resultado impressionante para sua conta).
Hashtags pequenas: São hashtags a partir de 10k publicações.
Ex: #boaviagemrecife #acessoriosatacado (Essas são as melhores hashtags para utilizar. Por mais que você alcance um público reduzido, provavelmente será um público muito mais qualificado).
4 passos para usar bem as hashtags
1. Escolha uma hashtag relacionada ao seu nicho:
- Nicho: #Viagem #Moda #Beleza #Alimentação
2. Escolha uma hashtag relacionada ao seu conteúdo:
- Conteúdo: #SemGluten
3. Crie uma hashtag relacionada a sua marca:
- Marca: #PrefiroViajar #BocaRosa #Efeitoorna #NaEstradacomasminas
4. Use a hashtag da sua localização:
- Local: #RiodeJaneiro #SaoPaulo #MinasGerais
Como ganhar seguidores através das hashtags próprias
Quando o influenciador ou a marca tem uma hashtag própria, isso pode ser usado como uma prova social. Você pode incluir essa métrica no seu mídia kit para garantir aos anunciantes que você tem uma comunidade forte e engajada no Instagram.
Hoje, essa é uma das poucas métricas que não são possíveis fraudar. Por isso ela é tão importante. Ela é uma prova de que:
- As pessoas conhecem a sua marca
- As pessoas querem fazer parte da sua comunidade (quando elas usam a sua hashtag)
Para incentivar a sua audiência a utilizar a sua hashtag, você pode oferecer reposts em seu próprio perfil (tanto no feed, quanto nos stories) Isso acaba motivando as pessoas a utilizarem a sua hashtag nas publicações.
Boas práticas:
- Não repita as mesmas hashtags em todas as suas fotos.
- Utilize de 5 a 15 hashtags em suas publicações.
- Escolha as suas hashtags de acordo com o volume de publicações
- Utilize hashtags relacionadas ao seu nicho e ao seu conteúdo.
Como ganhar seguidores através das hashtags
Toda vez que você publicar uma foto, entre nas hashtags que você adicionou a essa publicação, curta e comente pelo menos 20 fotos de cada hashtag. Você vai perceber dessa maneira que algumas pessoas voltarão ao seu perfil para retribuir a gentileza e caso eles gostem e se identifiquem com o conteúdo é possível que eles acabem te seguindo.
Preciso usar as hashtags em todas as publicações?
As hashtags não podem servir como muleta para seu engajamento. Você precisa descobrir como chamar a atenção das pessoas independente das hashtags. Se não, você só ganha seguidores através das hashtags – mas não fideliza de fato o seu público.
Esse é um exemplo de post sem hashtags. Pela quantidade de interação que ele gerou com meus próprios seguidores, eu o considero um post bom, engajado. É o tipo de post que me ajuda a avaliar a temperatura do meu relacionamento com a minha audiência.
E aí, me conta aqui embaixo se você já caiu alguma vez no shadowban e se você consegue ganhar seguidores através das hashtags.
Compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude esse blog a crescer.
Siga-nos no Instagram @sejaceo
Gostei muito viu. Parabéns pelo conteúdo