As chaves de acesso, o mais recente padrão de autenticação biométrica que procura substituir senhas, agora estão disponíveis em versões estáveis do Google Chrome em computadores e dispositivos Android.
Anunciando o lançamento em uma postagem no blog do Chromium, o Google reafirmou a crença comum nos círculos técnicos de que as senhas são vulneráveis a vazamentos de dados, ataques de phishing e senhas simples, sendo reutilizadas pesadamente em vez de armazenar senhas fortes geradas em uma senha Gerente.
A partir de agora, as senhas no Chrome no Android serão sincronizadas por meio do Gerenciador de senhas do Google ou de outros gerenciadores de senhas compatíveis.
O futuro das senhas
As senhas estão ao lado de outros princípios de segurança que complementam as senhas ou as eliminam completamente, como o Zero Trust, que também inclui autenticação multifator. Já estão disponíveis em iPhones e iPads, tendo começado a vida integrados no iOS.
E, assim como a integração com iOS, o Google Chrome permitirá que você use senhas armazenadas em dispositivos móveis próximos com solicitações de login em dispositivos de desktop.
Em sua postagem no blog de anúncio, o Google afirmou que isso é possível devido ao desenvolvimento de chaves de acesso de acordo com “padrões da indústria” desenvolvidos junto com a FIDO Alliance e W3C, embora não tenha elaborado mais.
O Chrome 108 marca a primeira aparição de senhas em uma versão estável, mas, como o TechRadar Pro relatou na época, as chaves de acesso estão disponíveis desde outubro de 2022 no Chrome Canary, a versão experimental da empresa do navegador projetado para programadores e entusiastas de ponta.
O TechRadar Pro informou recentemente que tanto o 1Password quanto o Bitwarden estão migrando para o novo padrão, sem eliminar completamente as senhas.
Uma grande parte do apelo das senhas é o controle. Ser capaz de rastrear facilmente as senhas de suas contas de usuário é importante, pelo mesmo motivo pelo qual os gerenciadores de senhas cresceram em popularidade nos últimos anos: ele garante que os usuários sejam capazes de permanecer seguros online sem precisar recuperar facilmente suas credenciais de autenticação .
Para esse fim, todas as suas senhas agora podem ser visualizadas e classificadas no Chrome para Windows e macOS.
Como também observamos extensivamente antes, as chaves de acesso levarão tempo para se consolidar como o método de autenticação on-line dominante.
Os desenvolvedores da Web devem implementar a criação de senha manualmente e, embora muitos não vejam atualmente a urgência de fazê-lo, o recente esforço consciente de várias empresas de tecnologia para oferecer suporte ao armazenamento de senha pode virar a maré em 2023 e além.