Um novo relatório revelou que os engenheiros do Google Chrome estão testando um mecanismo do navegador Blink em dispositivos iOS ao invés do mecanismo WebKit da Apple.
Qualquer software, disponível na App Store da Apple é obrigado, de acordo com seus termos e políticas, ausar o mecanismo WebKit, incluindo a versão existente do Google Chrome. No entanto, os desenvolvedores do Chromium parecem estar se preparando para um futuro que pode permitir que a empresa use o mecanismo Blink que geralmente alimenta seu navegador em outros lugares.
Um relatório de bug do Chrome sobre o assunto destaca que “este aplicativo experimental será usado para medir gráficos e latências de entrada, fornecendo rastreamentos para análise”.
Google Chrome para iOS
A postagem continua: “Apenas experimental, não um bug de lançamento para um produto entregável”.
Por que o Google está trabalhando em um projeto que usa o Blink em dispositivos iOS não está claro no momento, porque a Apple continua a impor sua política de WebKit.
No entanto, alguns especularam que, em meio à pressão do governo dos EUA para abrir plataformas e outras ações regulatórias da UE que implicam que os usuários possam baixar aplicativos fora de seu ambiente de loja nativo, a Apple pode em breve permitir muitas práticas que já condenou.
Se for esse o caso, é possível que um aplicativo Chrome com tecnologia Blink seja permitido, alinhando-o com o restante das ofertas do Google, e uma vantagem inicial dará a ele uma vantagem sobre outros concorrentes que provavelmente serão tentados a usar seus próprios mecanismos padrão em vez do WebKit da Apple.
Um porta-voz do Google disse ao TechRadar Pro:
“Este é um protótipo experimental que estamos desenvolvendo como parte de um projeto de código aberto com o objetivo de entender certos aspectos do desempenho no iOS. Ele não estará disponível para os usuários e continuaremos a cumprir as políticas da Apple.“