O mercado de construção está ficando cada vez mais amplo e gerando empregos. Além disso, ele tem se mostrado mais importante para a produção de itens ecologicamente corretos. Dentre eles, está o tijolo ecológico, uma grande alternativa para quem quer economizar e priorizar o meio ambiente.
Para que esse tipo de tijolo seja produzido, é necessária a utilização de uma eco máquina. Dessa forma, torna-se possível investir cada vez mais em construções sustentáveis e, ainda por cima, garantir que o meio ambiente seja preservado com a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.
Afinal, o que é uma construção sustentável?
Uma construção sustentável é aquela que utiliza várias técnicas e materiais ecológicos em seu processo, visando a redução dos impactos no meio ambiente. Dessa maneira, os empreendimentos se tornam muito mais orgânicos e, consequentemente, passam a priorizar o bem-estar dos moradores e da natureza.
Esse tipo de construção pode ser voltada para áreas comerciais ou para áreas residenciais, modificando o ambiente como um todo. Nele, há a possibilidade de integrar a vida humana com a da natureza, trazendo um equilíbrio que trará paz para o interior do projeto e, ainda por cima, evitará impactos.
É válido saber, também, que não é preciso pensar unicamente na matéria-prima que será utilizada nas construções. Também será preciso idealizar e planejar uma metodologia que tenha um ideal mais sustentável. Sendo assim, gerir processos com a intenção de otimizar tempo e, ao mesmo tempo, economizar recursos é o necessário.
A importância do tijolo ecológico
O tijolo ecológico é um elemento muito importante para as construções sustentáveis. Ele é fabricado por meio de água, cimento e solo, fazendo com que haja uma redução considerável nos impactos causados ao meio ambiente. Além disso, sua fabricação não envolve a emissão de gases poluentes.
Em alguns casos, é possível que haja resíduos na composição da construção. Os tijolos podem ser constituídos com restos de demolição ou aqueles deixados pela agroindústria, como é o caso das fibras de coco ou o bagaço de cana. Tudo isso garante muito desempenho e durabilidade.
É muito simples encontrar o tijolo ecológico no mercado, principalmente por causa da sua grande variedade. O tijolo de cimento por encaixe sem a necessidade de argamassa e o de solo-cimento são os mais populares, gerando bons resultados para as obras e, ainda por cima, garantindo uma melhor qualidade.
É válido lembrar que os tijolos de solo-cimento são normatizados diretamente pela ABNT. Na especificação do produto, é possível solicitar para um dos fornecedores o laudo técnico capaz de comprovar que o produto seguiu todas as normas técnicas, principalmente aquelas relacionadas aos parâmetros da NBR 8492:2012.
Benefícios do tijolo ecológico
O tijolo ecológico possui inúmeros benefícios que podem ajudar, cada vez mais, o meio ambiente. Um dos primeiros deles é que a sua produção ajuda a reduzir os resíduos na natureza, visto que os utiliza em sua própria composição, como o resto de obras e, até mesmo, pneus que acabaram ficando sem utilidade alguma.
Outro ponto muito importante que acaba impulsionando a venda desse tipo de tijolo é a redução dos custos de uma obra como um todo. Alguns modelos sequer precisam da utilização de materiais para o rejunte, visto que podem ser utilizados em sua forma mais natural, trazendo toques rústicos.
Mais um ponto relevante para a utilização do tijolo ecológico em obras é que ele consegue reduzir o tempo de execução. Por possuir um rápido encaixe e, ainda por cima, ser feito de um material resistente, o tempo da obra poderá ser diminuído, o que também contribui para a diminuição dos custos.
Por fim, você ainda pode ver esse tipo de tijolo como um dos maiores impulsionadores da redução dos impactos ambientais. Seu processo de fabricação é extremamente limpo e, ainda por cima, garante uma maior estabilidade para a obra. Então, além de sustentável, ele também é bonito e resistente.
Eco máquinas: uma inovação
As eco máquinas são extremamente importantes para a produção do tijolo ecológico. É por meio delas que há a possibilidade de produzir, em larga escala, esse tipo de tijolo, mas sem a necessidade de emitir gases poluentes ou, até mesmo, causar qualquer outro impacto na natureza.
É importante que a inovação seja implantada para que as pessoas tenham cada vez mais espaço para se adaptar às construções sustentáveis. Dessa maneira, o número de projetos que levam em consideração o respeito pela natureza e o bem-estar dos moradores ou utilizadores do espaço crescerá cada vez mais.
Sendo assim, apostar em tijolo ecológico significa olhar para o futuro e ajudar o meio ambiente a se manter de pé. Graças a uma produção ágil, sem a expulsão de gases tóxicos na natureza, a sua obra ficará ainda mais bonita, agradável e com menos chances de destruir as plantas, os animais e a água.