Até o dia do evento, era impensável que um dia na vida eu pudesse estar na mesma sala que o Barack Obama. Ainda mais, tendo o privilégio de ouvi-lo falar de assuntos tão importantes. Mas o impensável aconteceu e por isso, hoje eu trouxe 10 lições que aprendi na palestra do Presidente Obama.
10 lições que aprendi na palestra do Presidente Obama
Quando recebi o convite de ir à São Paulo e ter a oportunidade de assistir à palestra do Obama, não pensei duas vezes. Topei na hora. Mesmo sem saber onde ficaria, ou se teria dinheiro para realizar esta viagem.
Eu fiquei tão ansiosa nos dias anteriores à viagem, que mal conseguia pensar em outra coisa. Tive crises de ansiedade e lutei com todas as minhas forças contra isso. Eu sentia muito medo de não conseguir viver essa experiência que comecei a me autossabotar.
No entanto, eu tenho pessoas que me ajudam de forma que eu não posso nem descrever. E me auxiliaram a superar o medo para viver essa experiência única.
E eu vivi. Me emocionei com as palavras de Barack Obama e desabei em alguns momentos em que as falas me contemplaram. Eu nunca me senti tão bem representada por um político – e confesso que tenho um pouco de receio dessa frase, mas eu precisava dizê-la, pois tudo o que senti durante a palestra, foi único e muito especial.
Agora sem mais delongas, vamos as 10 lições que aprendi na palestra do Presidente Obama.
1. Quando você tomar uma decisão difícil ou importante, as pessoas vão querer te proteger
As falas mais emocionantes de Obama incluíam, na maioria das vezes, duas das mulheres mais importantes de sua vida: sua Mãe e Michelle. Isso mexe com o nosso imaginário, pois não se espera que um dos maiores líderes mundiais seja tão apegado a figuras femininas.
E Obama as cita o tempo todo e contou como foi difícil quando ele decidiu ser Presidente dos Estados Unidos. Elas ficaram loucas e sentiam muito medo do que poderia acontecer com ele. Contar a notícia para a Michelle foi um grande desafio, por que ele sabia que, intuitivamente ela ia querer protegê-lo.
E é isso que as pessoas que te amam fazem: eles querem protegê-lo de todo mal. Mesmo que, na maioria das vezes, não seja possível. Então precisa haver muito diál1. Quando você tomar uma decisão difícil ou importante, as pessoas vão querer te proteger e confiança para que ambos consigam seguir juntos nessa jornada.
2. É obrigação do Governo e dos líderes mundiais garantir educação de qualidade
Obama foi muito enfático na questão das diferenças da desigualdade no Brasil e nos Estados. E comentou que assim como os Estados Unidos, o Brasil foi fundado com base na desigualdade. Durante muitos anos os Estados Unidos foi um país muito desigual, onde mulheres e negros não tinham espaço. Bem como aqui no Brasil.
No entanto, o que difere os dois países é o fato de um ter tentado “criar algum tipo de reparação social”. Então quando a escravidão foi abolida da constituição americana, eles desenvolveram textos que faziam com que negros e mulheres se sentissem parte das famílias americanas.
Ele enfatiza também que se os afro-brasileiros e as mulheres não forem incluídas na sociedade como parte dela, o país está jogando fora os seus talentos.
“Se você quer ter sucesso, você precisa incluir a todos. O que é difícil por que temos gerações de pobreza e desigualdade. Mas a questão não é a igualdade completa. Ninguém está discutindo aqui que um preguiçoso deva ter o mesmo sucesso de quem trabalhou duro. A questão não é a igualdade perfeita, mas que aqueles que são bem-sucedidos queiram devolver as oportunidades que receberam para as próximas gerações. Isso é uma grande falha, pois não ensinamos as nossas crianças o que é importante.”
3. É preciso haver diversidade em sua equipe
Obama fala que não faz sentido fazer uma reunião com pessoas que pensam ou são iguais. E entende que precisamos incluir mais mulheres e negros no mercado.
Ele conta que quando você não tem uma equipe diversificada você não consegue ter outras perspectivas sobre um mesmo assunto. Pois você não vive todas as realidades. Então você precisa ter pessoas qualificadas que sejam e pensem diferente de você na conversa. A ideia não é ter só pessoas que possam concordar com você, se não você não evolui, não cria pensamento crítica e desperdiça grandes oportunidades de fazer a diferença na vida das pessoas.
Ele cita que é uma obrigação do Governo colocar mais mulheres à mesa de negócios. Que ele fazia questão de estar rodeado de mulheres capacitadas.
4. Um bom professor pode transformar a vida de um aluno
A abertura de palestras do VTEX DAY foi muito emocionante. Eles fizeram uma grande homenagem aqueles que ensinam todos os dias, mesmo com a profissão tão sucateada.
Com uma fala de Viviane Senna sobre o Instituto Ayrton Senna e toda a diferença que eles promovem na vida de milhares de crianças e adolescentes. Tivemos lindas homenagens aos educadores.
Por isso, uma das perguntas feitas ao Obama era sobre a relação dele com os professores e se ele tinha alguma professora que marcou sua vida.
Obama fala que desde pequeno sua mãe fora sua grande professora, ela o ensinou a ser curioso e a sempre querer aprender mais. Como na comunidade que eles viviam, ele era um dos únicos negros, além de sua mãe, Obama teve uma professora que o fazia se sentir orgulhoso por ser diferente. Isso fez toda diferença na infância dele que poderia ter seguido rumos completamente diferentes.
Além disso, ele conta também que a professora mais importante que ele teve foi na faculdade. Uma mulher ativista que o ajudou a ter uma consciência política muito forte.
Certa vez, ele fez um discurso em uma manifestação e se sentia profundamente magoado por ter uma parte tão pequena naquele discurso. Isso mexeu profundamente com o ego dele e a professora disse a ele: “Isso não é sobre você. Seu ego e seus sentimentos não são importantes. Por que é sobre a causa”.
5. O ego nunca pode ser mais importante do que uma causa
A fala da professora sobre deixar seu ego de lado o marcou profundamente e o fez entender que ele é apenas um facilitador, um porta-voz, mas que precisamos deixar o ego de lado e nos responsabilizar por uma causa maior.
Fazer a diferença na vida das pessoas é o que realmente importa. E os professores são merecedores de todo o mérito. Pois eles te ajudam a entender melhor você mesmo.
“Um bom professor pode te ajudar a entender as questões que estão evitando que você seja a sua melhor versão de si.”
E essa professora o ajudou a tirar o seu ego da frente e a perceber que eles estavam lutando por uma causa maior.
6. Precisamos ser ensinados a nos orgulhar das nossas diferenças
O fato de sermos tão diferentes é que nos permite ser tão completos. Por isso, precisamos ser ensinados, desde cedo a sentir orgulho das nossas diferenças. Por isso Obama é tão grato a uma das suas primeiras professoras.
Por que ela o ensinou a valorizar quem ele era logo cedo. Por que em uma escola, ele era o menino mais diferente de todos. E nós sabemos o quanto isso pode destruir ou alavancar pessoas. Por isso precisamos aprender a ensinar nossas crianças a sentirem orgulho de quem elas são.
7. Ter sorte é a mesma coisa que trabalhar duro
Obama falou primeiro que teve muita sorte de ter tido as oportunidades que teve e por ter chegado aonde ele chegou. No entanto, ele conta também que seu sucesso não tem a ver com esse conceito de sorte que estamos habituados.
Na verdade, toda sorte que ele teve ou tem até hoje, veio atrelada a muito trabalho duro e a ter uma equipe em que pudesse confiar.
8. Todo mundo tem potencial, o que diferencia as pessoas de sucesso são as oportunidades
Outro momento emocionante na palestra, foi quando Obama relembrou sua vinda ao Brasil quando ainda era Presidente dos Estados Unidos. Ele conta que isso o modificou. Quando ele jogou bola com alguns meninos em uma comunidade carioca, se lembrou de como era em sua infância, quando ele tinha apenas 8 anos. Ele se via naqueles meninos, com a diferença que ele tinha tido boas oportunidades na vida e isso permitiu que ele chegasse ao topo.
E isso foi um gancho para ele voltar a falar de educação e do poder de um professor. Nessa visita, ele percebeu que há milhões de jovens no mundo que tem potencial para serem grandes líderes mundiais, Mas sem oportunidades, eles nunca vão conseguir chegar lá.
“Você olha para aquelas crianças e eles me lembram quando eu tinha 8 anos. A única diferença é que eu tive a oportunidade de ter uma ótima educação. Pude alcançar o topo por que eu tive a oportunidade e se darmos oportunidades para essas crianças da favela, elas podem chegar no mesmo lugar que eu. Por que eu nasci em um país que me permitiu ter essa oportunidade.
Quer ajudar essas crianças? Dê a eles boa educação. Serviços sociais. Isso não é caridade. Faz parte do desenvolvimento econômico de todo país.
Se você dá oportunidade as pessoas do seu país, a sua economia é mais forte, seus mercados. Sua força de trabalho. Por isso falamos antes em educação.”
9. Você só é bom se tiver uma boa equipe
Quando perguntado sobre “o dia mais difícil da vida de Obama enquanto era Presidente”. Ele fez uma fala muito emocionada sobre o dia em houve um tiroteio em uma escola americana, onde 20 crianças pequenas e alguns professores morreram. As filhas dele eram um pouco mais velhas do que as que morreram e isso o deixou emocionalmente abalado. E mesmo assim, 2 dias depois teve que confortar todas as famílias.
O mais difícil em confortar os pais daquelas crianças era saber que ele não poderia fazer nada além disso. Se sentia impotente. Ele conta com certo ressentimento que a legislação sobre a compra de armas nos Estados Unidos não faz sentido. Qualquer pessoa pode comprar uma arma.
“Os líderes acham que precisam saber todas as respostas, mas na verdade eles precisam saber as perguntas corretas. Você só é bom se tiver uma boa equipe e eu confiava na equipe que eu tinha. Mesmo enfrentando uma economia em colapso e a guerra, esse foi o dia mais difícil.”
E como você conseguia lidar com as tensões de tomar grandes decisões?
“Nem sempre eu poderia garantir que estava tomando a decisão correta. Mas eu poderia garantir que tinha olhado todas as opções com base nos dados que eu tinha. Você tem que deixar o medo de lado e dizer: tudo bem, essa é a decisão que eu vou tomar.”
Com o tempo e a experiência você começa a tomar as melhores decisões que uma pessoa em sua posição tomaria.
10. O dinheiro não traz felicidade
Obama falou também de forma emocionante que nós ensinamos nossas crianças que a felicidade está pautada em quanto dinheiro uma pessoa tem. E essa é a visão mais equivocada de felicidade que uma pessoa pode ter.
“Quando você chega em certo nível de segurança financeira. Onde você não precisa se matar mais para fazer uma faculdade. Ou não precisa se preocupar se tem comida na mesa. Quando você tiver mais do que isso, isso não vai te fazer feliz.
Não é o dinheiro que eu tenho hoje que me faz feliz. No entanto, nós ensinamos a nós mesmos que a medida do sucesso é o quanto nós temos. Quanto mais nos apegamos a isso, maior o nosso status e isso nos traz uma falsa sensação de poder e consequentemente felicidade.
Essa mentalidade é o que dificulta a criação de uma sociedade igualitária. No Brasil e nos Estados Unidos. Nós ensinamos que essa é a medida do nosso valor. Precisamos de uma revolução de valores. Quando estamos devastados não conseguimos respirar, então essa revolução precisa não só vir de líderes políticos, mas líderes religiosos e de negócios também. Temos de ter responsabilidade sobre a próxima geração que não tivemos até agora.”
Bônus: Os maiores orgulhos de Obama
- Ter criado as filhas com a Michelle em um lugar difícil.
- Ter passado 8 anos sem ter tido um escândalo em seu Governo. Reconhece que a administração do Governo não foi perfeita, mas não houve corrupção.
Referência de Obama
Obama tem Nelson Mandela como referência. E mencionou que gostaria de ser referência para os jovens que querem entrar na política. Que gostaria de mostrar a eles que é possível ser um político sem ser corrompido.
Sobre o Vtex Day
O Vtex Day é o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, promovido pela Vtex. Multinacional brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce desenvolvedora da plataforma Vtex Cloud, disponibilizada como SaaS.
Se você gostou desse post, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude esse blog a crescer.
Aproveite para nos seguir no Google Notícias e ficar por dentro de todas as novidades do site.