Um novo mod de GTA 5 com inteligência artificial foi retirado do ar pela Take-Two Interactive.
Grand Theft Auto V é um dos maiores jogos do mundo e, embora seja em grande parte por causa de como a Rockstar tem apoiado fortemente um jogo já incrível, parte disso também vem da comunidade de modding. Grand Theft Auto V tem uma incrível comunidade de mods que permite que as pessoas realmente transformem o jogo. Isso até levou ao surgimento de uma cena de RPG de muito sucesso para o jogo. As mentes responsáveis pela criação das ferramentas de modding do GTA, conhecidas como FiveM, foram recentemente adquiridas pela Rockstar Games, sinalizando uma grande vitória para essa comunidade.
No entanto, isso não significa que ainda não existam alguns dilemas de modding na comunidade.
Recentemente, um criador conhecido como Bloc anunciou um novo mod GTA V conhecido como Sentient Streets. Ele prometeu utilizar IA para criar um modo de história aberta, onde os personagens poderiam ter conversas contínuas usando conversão de texto em fala de IA e outros. Foi uma ideia bastante interessante, mas foi rapidamente eliminada pela empresa-mãe da Rockstar, Take-Two Interactive.
Bloc teve seu vídeo mostrando o mod removido do YouTube pela Take-Two e o mod também foi eliminado em outras plataformas. Bloc observou no YouTube (via IGN) que ele poderia contestar isso, pois sentiram que o vídeo foi removido injustamente, mas devido ao fato de ser apenas uma pessoa enfrentando uma entidade importante, seria essencialmente inútil.
“Quer você goste ou não goste da ideia de ter IA em videogames, é uma coisa o mod em si não pareça estar violando nada, remover o vídeo e emitir um aviso de direitos autorais sem qualquer comunicação é outra questão.”
Em um post no YouTube, Bloc disse o seguinte: “Se você tem um canal que contém qualquer filmagem de GTA, RDR2, Manhunt etc., você está nas mãos dos tubarões IP da Take-Two, e eles podem basicamente derrubar qualquer coisa que eles quer até o canal inteiro, independentemente de quão divertidos ou ‘únicos’ sejam seus vídeos. Basicamente, a Take-Two decide qual vídeo é ‘Ok’ e qual vídeo não é, o YouTube não se importa.”