Encontrar o seu nicho de mercado deve ser a primeira tarefa que você deve realizar antes de partir efetivamente para a ação. Por que com pouco capital e correndo contra o tempo, encontrar o seu nicho pode encurtar o caminho até os primeiros clientes e fazer com que a sua empresa alcance uma saúde financeira mais rápido.
Definir o nicho de mercado ideal para atuar é parte fundamental do processo de empreender e ter um negócio de sucesso. No entanto, encontrar esse tal nicho pode ser um grande desafio para muitas empreendedoras.
Um erro simples e muito comum cometido por empreendedores e consumidores é misturar os conceitos de nicho de mercado e segmento.
Apesar de suas definições parecerem semelhantes, possuem significados distintos.
O que é Segmento de Mercado?
Segmento de mercado significa um grande grupo de consumidores de um mesmo produto/serviço com características semelhantes.
O que é Nicho de Mercado?
Nicho de Mercado é uma parcela pouco ou não atendida de um grupo de consumidores, ou seja, uma grande oportunidade à sua espera.
Por exemplo:
Sua empresa atua na área de moda. Dentro desse enorme segmento existem outros menores como: moda afro, moda plus size, moda infantil, entre outros…
Para cada segmento, existe um perfil consumidor diferente, com desejos e necessidades distintas.
Mas, imagine que dentro desse segmento de moda afro, cresça exponencialmente o número de consumidores (persona) em busca de moda afro plus size, mas não encontram esse tipo de produto com tanta facilidade.
Aí está o nicho de mercado. Moda Afro já seria um nicho, por que é uma parcela pouco atendida dentro do mercado da moda. Moda Afro Plus Size seria um sub-nicho.
A verdade é que nicho nada mais é do que um sub-mercado, onde uma pequena parcela de consumidores não estão sendo atendidos pelos principais fabricantes de um determinado serviço ou produto.
Se você juntar O QUÊ + PARA QUEM + ALTA DEMANDA = Nicho Lucrativo em Potencial
Benefícios de definir um nicho
Quando você escolhe um nicho específico consegue trabalhar melhor a sua comunicação, tornando-a muito mais efetiva. E na hora de fazer essa escolha, muitas pessoas ficam com a falsa sensação de que escolhendo um nicho, elas perderão vendas e sairão prejudicadas. No entanto, eu preciso te dizer que essa é uma das maiores armadilhas que a ambição prega nos pequenos empreendedores. E por que “falsa sensação de perda”.
Por que quando você escolhe um nicho, a sua comunicação é muito mais efetiva. Dentre todos os benefícios de definir seu nicho, os principais são:
- Implementar planos estratégicos que realmente funcionam;
- Não perder mais tempo com quem não é o seu potencial consumidor;
- Desenvolver um relacionamento mais íntimo com o seu público, fidelizando-os;
+Público-alvo: entenda o conceito e como definir o seu.
Como encontrar meu nicho de mercado?
Se você ainda está em dúvida de qual nicho atuar, separamos algumas dicas para você encontrá-lo de maneira criativa e muito simplificada.
Você é apaixonada pela área que quer atuar?
Muitas pessoas caem na segunda maior armadilha do empreendedorismo: entrar em uma área com olho no dinheiro e esquecendo de alimentar o coração.
Você deve estar ciente de que trabalhar no seu próprio negócio pode gerar um caos desesperador na sua vida.
- Por que você não tem receita previsível;
- Por que você trabalha 12h por dia e sente que está atrasado;
- Por que você não sabe gerenciar seu próprio tempo;
- Ou precificar o seu produto
Então pra enfrentar todos os obstáculos propostos pelo empreendedorismo você precisa ser apaixonada pelo que está fazendo. Se não, muito provavelmente o seu negócio não vai durar um ano e você voltará correndo para a CLT.
Faça uma lista dos nichos (assuntos) que você é apaixonada e gostaria de atuar.
Ótimo, agora que entendemos que você é apaixonada pela área que vai atuar, responda a mais uma pergunta:
Você tem o conhecimento necessário para atuar nessa área?
E essa pergunta é muito séria. Por que às vezes, nós queremos ser cozinheiras, por que em casa somos a nossa própria masterchef, mas não podemos fazer um prato mais elaborado que nos enrolamos toda. Ou queremos tanto inventar a roda que o que estamos fazendo acaba perdendo o sentido.
Então pense, o seu conhecimento pode ser um diferencial nesta área? Por exemplo:
- Se você trabalha com fotografia, você pode conhecer uma técnica de edição diferenciada;
- Se você trabalha com produtos naturais, você pode conhecer as fórmulas que não fazem mal ao corpo humano.;
Enfim, dê uma boa analisada em todo o conhecimento que você tem e pense no benefício que esse conhecimento pode trazer para o seu público em potencial.
Pegue a primeira lista e faça um filtro, deixe apenas os assuntos que você ama e tem conhecimento sobre.
Qual é o potencial de mercado que eu quero atuar?
Eu disse que empreendedores caem na armadilha de entrar em um mercado rentável sem paixão né?
Bom, a 3° armadilha do empreendedorismo, é você entrar em um mercado relativamente pequeno, por que você é extremamente apaixonado.
Não adianta você querer solucionar um problema que não existe.
Por isso você precisa estudar o mercado que deseja atuar de maneira muito criteriosa, converse com profissionais da área, faça uma pesquisa de potenciais compradores
Enfim, garanta que o nicho é amplo o suficiente para você se diferenciar e ainda assim obter lucro.
Agora faça um 3° filtro e deixe apenas o assunto que você ama, tem conhecimento e pode ser rentável. Parabéns! Você encontrou seu nicho!
Me conta nos comentários quais são as suas dúvidas sobre nicho de mercado!
Siga-nos no Instagram @sejaceo | Entre em nosso canal do Telegram.