Os aplicativos de mensagens instantâneas como Whatsapp e o Telegram, são fortes aliados em campanhas políticas para disseminação de fake news. Pensando nisso, o Whatsapp pode estar desenvolvendo um recurso que limita o envio de uma mesma mensagem para vários grupos, com o objetivo de diminuir a propagação de fake news.
De acordo com informações divulgadas pelo site WABetaInfo, esse recurso está passando pela fase de testes e tem como objetivo combater a desinformaçao, impedindo o encaminhamento em massa de uma mensagem igual para diversos grupos.
Hoje, infelizmente, ainda é possível enviar mensagens repetidas para até cinco grupos e contatos no Whatsapp de uma única vez. No entanto, esse recurso servirá para limitar esse tipo de atividade, de modo que se o usuário quiser compartilhar uma mesma mensagem, terá que copiá-la manualmente.
Inicialmente, o aplicativo de mensagens deverá exibir o seguinte texto: “Mensagens encaminhadas só podem ser enviadas para um bate-papo em grupo”.
Com esse novo recurso, espera-se que o ato de ter que escrever manualmente uma mensagem desencoraje as pessoas no espalhamento de fake news.
Segundo Hemerson Brandão, do site Gizmodo: “Ainda não há informações sobre quando a nova regra entrará em vigor, mas, é provável que ela esteja disponível antes de outubro, quando acontecerão as eleições presidenciais no Brasil”.
Agora conta pra gente aqui nos comentários, você acredita que esse recurso será suficiente para barrar o espalhamento de notícias falsas – principalmente em ano eleitoral?