Essas três letras podem parecer pouca coisa, mas fazem uma grande diferença quando você aplica nos seus canais de comunicação. Através dos CTA’s é possível realizar conversões.
Recentemente fizemos um post com várias dicas de como fazer uma legenda que converta e uma delas era: utilize CTA nas suas legendas.
Muitas pessoas ficam com dúvidas, afinal, do que significava essa sigla. Por isso, hoje trouxemos um post cheio de informações e dicas sobre o que é CTA, como utilizar nos seus canais de comunicação e exemplos práticos.
Vamos juntas?!
O que é CTA?
CTA do inglês “call to action” é uma chamada para ação, seja textual ou visual que leva o público/seguidor/visitante/leitor de uma página a realizar alguma AÇÃO.
É isso mesmo, você, no momento da criação do seu conteúdo precisa pensar em frases ou imagens, que tenham como objetivo levar a pessoa que está ali a fazer algo. Seja curtir, salvar, comentar, compartilhar, baixar, ir para outro canal, comprar, etc.
As ações são diversas e podem ser realizadas em todos os canais que você utiliza. Instagram, Facebook, Site, Telegram, Blog, Youtube, Linkedin, Email, Landing Page,etc.
A utilização do CTA nos seus canais de comunicação são elementos fundamentais para direcionar seu público, pois, indica o que ele fará em seguida.
Como o CTA age em uma estratégia de Marketing para a conversão?
Como já vimos, essas chamadas de ação podem converter o seu público ao que você deseja que ele realize como próximo passo dentro do canal de comunicação.
Existe um conceito no meio do Marketing e na Publicidade de muitos anos chamado de AIDA. É uma ideia que fala sobre um ciclo pelo qual as pessoas passam antes da conversão dentro de uma página.
A – Atenção (é necessário chamar a atenção para que a pessoa siga lendo a sua página)
I – Interesse (com as primeiras impressões sobre o que está olhando ela toma a decisão de saber mais sobre)
D – Desejo (ela vai procurar por benefícios e características para ter certeza que atende as suas necessidades)
A – Ação (a decisão é tomada, hora da conversão).
Essas são as etapas desde quando a página é aberta até o momento da decisão. Portanto, principalmente, seu site ou landing page, precisam estar preparados com conteúdos e design para atingir cada fase dessas citadas.
Além disso, é importante destacar que um site, blog, seja onde você for adicionar o CTA, é necessário ter um objetivo. Vender, pedido de orçamento, download de materiais, baixar um e-book, assinar a newsletter, por exemplo.
Dicas para criar bons CTA’s
Use verbos e seja específico: não enrole na sua chamada de ação. Seja direto. “Baixe aqui seu E-book”, “Compre agora”, “Faça o Download”, etc.
Crie senso de urgência: hoje, agora, última chance, etc.
Crie um contexto: seu CTA nunca vai aparecer sozinho. Lembre-se que você precisa de um texto atraente, que prenda a atenção do público.
Para Blogs
“Leia mais”, “Assine nossa Newsletter”, “Entre no nosso canal do Telegram”, “Compartilhe nas redes sociais”.
Para E-commerce
“Compre agora”, “Adicione ao carrinho”, “Adicione a sua lista de desejos”, “Favorite esse produto”.
CTA no Instagram
O uso das call to action são muito fortes principalmente em páginas de vendas, sites e blogs. Normalmente com objetivo de venda, inscrição, download de e-books ou materiais.
Mas, com o surgimento de várias funcionalidades no Instagram e da importância delas para o engajamento dos posts, começaram a usar muitas chamadas de ação em legendas, imagens, vídeos, stories, etc.
Com o tanto de postagens que acontecem em apenas um dia é comum os seus seguidores não lembrarem de salvar, curtir ou comentar. Por isso, PEÇA! Não tem problema algum você pedir para salvarem o seu post, para curtir, comentar, compartilhar, afinal, os teus seguidores estão ali porque de alguma forma se identificam com o seu conteúdo.
Alguns exemplos do que usar:
“Salve esse post”
“Compartilhe com uma amiga”
“Deixe seu comentário”
“Marque sua amiga que precisa saber disso”
“Acesse o link da bio”
São diversas opções que você pode criar para seus posts no Instagram sempre incentivando seus seguidores a fazer algo com aquele conteúdo.
Isso pode trazer grandes resultados para as suas postagens, melhorar engajamento, alcance e conquistar novos seguidores.
Vamos a alguns exemplos:
Na primeira imagem, utilizamos a chamada para ação de salvamento. Você pode testar e utilizar tanto no início da sua legenda quanto no final. Já na segunda pedimos para as pessoas marcarem nos comentários pessoas que estavam vivendo a mesma situação descrita no post.
Agora são exemplos de CTA utilizados dentro das imagens, da arte dos posts. Na primeira imagem vemos o LER A LEGENDA. O conteúdo inteiro do post estava na legenda com um Storytelling sobre o medo de gravar stories. A publicação alcançou mais de 100 mil contas.
Na segunda imagem o CTA foi utilizado para finalizar o post carrossel. Com isso, vemos o pedido de “marque aqui nos comentários”.
Nesse exemplo, vemos a utilização de CTA também no final do conteúdo carrossel. Portanto, nesse post é pedido para “compartilhar nos stories” e “salve para ver depois”.
Conclusão
Portanto, como vimos, existem DIVERSAS formas de utilizar os CTA’s nos seus canais de comunicação. Instagram, Email Marketing, páginas de vendas, blog, Youtube, sites, etc. Eles ajudam a guiar o seu público para o próximo passo, assim facilitando cada vez mais as compras, leituras, download de algum material, ou qualquer outra coisa que você esteja ofertando.
Agora, me conta aqui nos comentários se você já utiliza e quais os resultados você tem.
Aproveite também para nos seguir no Instagram @sejaceo | E entrar em nosso canal do Telegram.
estava bem confusa com CTA post COMPARTILHAVEL pois n fazia ideia o q era isso faço conteudo para o insta mais n vejo muito resultado mais agora esta maia claro e vou colocar em pratica tudo que aprendi neste site esta muito bem explicado e bem ao ponto