Em The Forgotten Realms, você nunca pode ter certeza do que esperar, mesmo do personagem ou objeto mais normal. Baldur’s Gate 3 adora subverter suas expectativas, mas também recompensá-lo por prestar atenção e experimentar. Se você encontrar algo que parece importante, como o Espelho da Perda, provavelmente é.
Nesse caso, ao encontrar o espelho mágico, você não poderá fazer nada de substancial com ele. No entanto, mantê-lo em mente e voltar a ele pode ser exatamente o que você precisa para aumentar um pouco mais as estatísticas do seu personagem – mas isso terá um custo.
É chamado de Espelho da Perda por um motivo, então vamos refletir sobre o que é e como usá-lo.
Onde encontrar o Espelho da Perda
O enorme espelho circular é algo que você encontrará naturalmente se estiver seguindo a linha de missão do Shadowheart. A partir do Ato 2, você poderá encontrá-lo no Subterrâneo, mais especificamente na Câmara de Perdas do Templo de Shar. Vai custar 1.000 ouro para entrar, então é melhor saber o que você está recebendo por um preço tão alto.
Como usar o Espelho da Perda
Antes de poder interagir com o Mirror of Loss, você deve pelo menos atingir o Ato 3. Nesse ponto, você pode viajar de volta ao Templo de Shar e finalmente obter algum valor dele. Isso virá na forma de buffs de estatísticas, mas não fique muito animado porque para cada ponto que você pode potencialmente ganhar para seu personagem, você precisará abrir mão de dois.
Embora você sempre possa respeitar seu personagem, uma vez que as estatísticas são perdidas por meio do Espelho da Perda, elas desaparecem para sempre. Interagir com o espelho apresentará quatro opções de diálogo, cada uma determinando qual estatística você melhora e qual será reduzida.
Veja como eles funcionam:
- Ofereça memórias de sua força – momentos em que você triunfou, graças ao seu poder bruto. Isso lhe dará +1 de Força, mas -2 de Sabedoria.
- Desista das lembranças de sua juventude, quando seu coração era despreocupado e seus membros eram ágeis. Esta opção lhe dará +1 de Sabedoria, mas -2 de Força.
- Abandone as memórias de fortaleza e bem-estar, quando o corpo e a mente resistiram a todos os desafios. Esta opção lhe dará +1 de Inteligência, mas -2 de Carisma.
- Entregue o conhecimento valioso obtido de livros, pergaminhos, tabuletas… palavras que deixaram uma marca em sua mente – mas não mais.
- A última opção resultará em +1 Carisma e -2 Inteligência.
Dependendo da sua classe, alguns deles podem valer o custo. Um Bárbaro que nunca usa Sabedoria, mas se especializa em Força, por exemplo, se beneficiaria facilmente com a primeira escolha. Pense bem antes de fazer esse negócio.