Você já teve a sensação de só porque você queria muito um produto não o encontrava em lugar nenhum? Esse é o drama queen de mais um episódio do nosso CEOCAST.
Eu sou Camila Santos, fundadora e diretora criativa da Seja CEO e hoje eu vou falar sobre um produto fashionista que estava em minha lista de desejos há tempos, mas eu tinha muita dificuldade de encontrar: uma saia plissada.
#CEOCAST 6 (1TEMP) – O que uma saia plissada pode te ensinar sobre fidelização de clientes
Se você preferir ouvir esse conteúdo, aperte o play e seja feliz:
Eu sempre quis ter uma saia plissada, e pra quem não faz ideia do que eu estou falando dá uma olhada nessa foto abaixo para entender o que é o efeito plissado.
E é possível encontrar esse tipo de saia em diversos modelos. Mini saia, saia mid (aquela até um pouquinho abaixo do joelho) e a saia longa.
O modelo que sempre me chamou a atenção foi a saia plissada mid rosa. Mas sempre esteve fora do meu orçamento porque eu só a encontrava em lojas caras. E agora que eu tinha dinheiro para comprar eu não a encontrava em lugar nenhum.
+Leia também: todos os episódios da primeira e segunda temporada do CEOCAST.
Um dos maiores centros comerciais e fashionistas do Rio de Janeiro se chama Madureira City – hahaha sim, o city foi brincadeira… Mas é sem dúvidas um dos maiores polos de moda do subúrbio carioca. Camelôs em cada esquina, produtos para todos os gostos, muitas promoções, tudo muito baratinho. Se eu for em Madureira com 200 reais, com certeza volto com umas 5 brusinhas e alguns shorts jeans na bolsa.
O fato é que, de acordo com a minha família, eu tenho um estilo meiooo, vamos dizer… jeca… Aí meu deus, obrigada a todos por me ajudarem a manter a autoestima lá em cima… mas enfim, raramente eu encontro algo que me agrada em Madureira. Por que eu gosto de roupas mais soltinhas, quanto mais confortável melhor. E lá, é a moda lata de sardinha que impera. Tudo sempre muito apertado e aquela barriga de fora com um top cropped de R$ 19,90 pra finalizar…
Agora, imaginem a minha surpresa quando em meio há sei lá, mais de 100 lojinhas de rua, eu encontrei a tal saia plissada. Num primeiro momento eu fiquei choque. Sério, eu não acreditava que estava vendo aquilo mesmo.
Depois, me assustei com o preço… Apenas R$ 65 Whitegolpinhos, 5 reais mais caro do que eu tinha visto no mercado livre (só que essa opção ainda tinha frete) e 54 reais mais barata do que em uma loja que eu vi na internet.
Ali mesmo, no meu país Madureira eu encontrei a saia dos meus sonhos.
Só que quando eu entrei na loja pra experimentar a saia, tinha um problema. Só tinha a preta.
Nossa, isso foi um balde de água fria. Fiquei frustradíssima. Sai da loja de cabeça baixa, mas a tal saia não saía da minha cabeça… Antes de sair da loja, disse a vendedora que eu queria muito a saia vermelha ou a rosa. Poderia ser qualquer uma das duas cores, mas que se ela não pudesse trazer eu voltaria e compraria a preta mesmo.
Uma semana depois eu voltei em Madureira e passei em frente a loja e pah… tava lá na Manequim a saia vermelha…
Eu dei um grito de felicidade, não estava me aguentando… minhas esperanças foram renovadas…
Nesse dia eu saí da loja com duas saias: a vermelha e uma amarelo mostarda e ainda ganhei quase 10% de desconto pagando no débito (e quem compra em loja de rua sabe o quanto é difícil negociar desconto no cartão), mas a vendedora viu que eu queria tanto que deu um jeitinho…
Na semana seguinte eu voltei em Madureira, porque precisava comprar uma roupa para um casamento. E não, eu não estou esbanjando dinheiro, mas eu sou o tipo de pessoa que compra roupa uma vez no ano, então está chegando a época de doar as que não me servem mais e renovar o guarda-roupa, ainda mais porque eu engordei uns quilinhos, então muita coisa não está cabendo mais.
E não é que passando em frente à loja das saias estava pendurada na Manequim a tal saia plissada rosa?
Eu não sei se você acredita em coincidência, mas se você conhece Madureira você deve saber que lá é o tipo de lugar que ou você compra na hora o que você gostou ou você não vai encontrar nunca mais, por que tudo acaba muito rápido.
Eu mesma voltei em uma outra loja pra comprar um vestido que tinha comprado no mês anterior e custei a encontrar um que coubesse no meu novo tamanho…
O fato é que, eu tinha acabado de perceber que tinha perdido meu cartão, tinha que voar pra casa pra buscar minha filha, mas eu parei na loja alguns minutos pra comprar a tal saia plissada.
E eu não posso te dizer que a vendedora ouviu minhas preces e fez isso conscientemente, mas talvez… mesmo sem querer, ela me fidelizou. Lá sempre será uma loja que eu voltarei pra ver as novidades.
E o que eu quero dizer sobre isso tudo??
Eu separei algumas formas que você pode fidelizar um cliente pra você aproveitar o período mais aquecido de vendas do ano e zerar esse estoque… também serve se você trabalha com serviço…
Mostre seu diferencial
Primeiro de tudo, se diferencie dos demais. Sortimento de produtos pode fazer com que você tenha mais clientes recorrentes. Não é encher a loja ou oferecer um monte de produto que ninguém quer, mas é dar opções para quando o seu cliente quiser pular de fase ele saber onde encontrar o que precisa.
Pra quem trabalha com produto é ter sortimento de cores, modelos, designs entre outras coisas.
E pra quem trabalha com serviços, é ter uma escada de produtos que permita o seu cliente ir subindo cada vez mais um degrau.
Isso vai te permitir vender mais, para as mesmas pessoas. Ou seja, vai empregar um esforço muito menor para realizar uma venda, por que o cliente já te conhece. Já entende o modo como você trabalha. Já confia no que você diz e faz…
Ouça o que o cliente está pedindo.
Se um cliente vai a sua loja uma vez e pede uma camisa masculina G e você só tem uma M. Você pode pedir que ele volte em outra data que terá o que ele procura. Agora se ele volta e mesmo assim não encontra o que precisa, provavelmente ele não vai voltar.
Quando eu trabalhei na Bienal, vendendo camisas literárias eu fazia questão de anotar mentalmente cada produto que eu vendia e quais tamanhos eram os mais pedidos. Eu queria atender os clientes da melhor forma e às vezes só lembrar que ele veste M e não P faz toda diferença na hora da compra.
A mesma coisa é para quem trabalha com serviços.
Se o seu cliente está pedindo um curso de afiliados e você lança um curso de YouTube várias vezes seguidas, ele vai atrás de quem está lançando sobre o assunto que ele quer aprender. Por mais que ele goste de você, ele tem Pressa e fome de conhecimento.
Às vezes as pessoas estão sedentas para lhe dar os dinheiros delas, pegar o dinheiro ou não vai depender do seu nível de atenção para com a sua audiência.
Personalize a sua venda. Não diga que o cliente está bonito com algo que não está. Ou não venda o seu serviço a qualquer custo para qualquer cliente. Entenda de verdade se aquele cliente está no tempo certo para o seu produto. Porque se ele não estiver, tudo o que ele fará após a compra é te dar um retrabalho.
- Por que ele vai querer trocar o produto;
- Ou vai pedir o dinheiro de volta;
- Ou pior, vai falar mal da sua empresa na internet.
Tente lembrar o nome do cliente, ou o que ele comprou da última vez que esteve na loja.
No Livro Rebeldes têm Asas do Rony, fundador da Reserva ele conta que no início da marca os vendedores anotavam em um caderno o nome do cliente, o que ele havia comprado, um telefone e se a compra era pra ele ou pra presente.
E alguns dias depois os vendedores ligavam para os clientes pra entender se tinham gostado do produto ou se o presente tinha agrado.
Entendem a diferença do atendimento?
Agora que vocês já aprenderam a fidelizar um cliente, quero ver todo mundo extrapolando as metas de fim de ano hein?
Quem ganhar uma bolada de comissão vem pro Rio me pagar um café e dar um rolé em Madureira pra gastar essa grana.
Espero que vocês tenham gostado do episódio de hoje, se tiverem dúvidas me chamem no perfil @camissantss. E compartilhem esse podcast com aquele amigo vendedor que tá precisando fazer uma boa grana no fim de ano.