Foz do Iguaçu é facilmente uma das cidades mais turísticas do Brasil, recebendo por ano centenas de estrangeiros e Brasileiros atrás das Cataratas do Iguaçu. Assim como a qualquer pessoa, em meio de uma gama tão grande de hospedagens, você também deve se perguntar: Onde ficar em Foz do Iguaçu?
Portanto, se você está confuso sobre qual hospedagem escolher, não conhece as melhores áreas da cidade e está na dúvida se escolhe uma pousadinha simples ou paga um pouco mais em um hotel melhor, esse post é para você!
O que você vai encontrar nesse post!
Clique para ir direto para a parte que deseja!
- Melhores bairros para ficar em Foz do Iguaçu
- Minha experiência | Onde eu me hospedei
- Onde ficar em Foz do Iguaçu | Centro
- Hospedagens na avenida das Cataratas
- 5 erros de quem escolhe um hotel em Foz do Iguaçu
- Dicas importantes para uma viagem Incrível
Melhores bairros para ficar em Foz do Iguaçu
Antes de tudo, vale dizer que Foz do Iguaçu é um cidade muito moderna e bem organizada, com uma estrutura para recepcionar turistas inegavelmente sem igual no Brasil.
Provavelmente, encontrar ótimos hotéis com ótimo preço e muito bem localizados não vai ser uma tarefa difícil, já que a rede hoteleira na cidade é gigantesca. Portanto, não recomendamos sair dos principais bairros, pois você vai perder muito tempo se locomovendo entre sua hospedagem e as atrações sem necessidade.
O melhor lugar para ficar vai depender do perfil do viajante e do objetivos da viagem, mas no geral, os melhores lugares, que vão atender todo tipo de viajante, são o centro, arredores e a Avenida das Cataratas, uma das principais ruas da cidade.
Centro
Se você pretende passar o dia inteiro fora do hotel passeando, quer facilidade de se locomover para as atrações e a noite quer curtir a vida noturna em uma ampla gama de restaurantes e bares , o centro da cidade é o lugar perfeito para você. Tem hotéis confortáveis, bonitos e com ótimos preços.
Entretanto, por ser no meio da cidade, os hotéis costumam não ser grandes em área. O que quero dizer, é que são aqueles hotéis em prédios, típicos de ambientes mais urbanos, portanto sem áreas externas e grandes estruturas de lazer.
Isso não vai ser problema para quem só quer curtir as atrações, mas eu não indico para quem quer relaxar, contato com a natureza ou busca uma estrutura estilo resort/ hotel fazenda.
Arredores do centro
São os bairros em volta do centro da cidade, que, por não ficarem no meio do centro comercial, são mais baratos. Geralmente, são bairros residenciais, que por consequência são mais afastados dos comércios e da vida noturna.
Mas nada que vá atrapalhar a sua viagem! O sistema de transporte público lá é muito bom e o UBER para o centro é muito barato. Se você quiser fazer alguma coisa a noite não vai ser problema.
Vale ressaltar também, que você pode pegar ônibus direto para as atrações da maioria desses bairros, e se não houver um ônibus direto, é só soltar no terminal de transporte urbano e trocar de ônibus sem precisar pagar uma nova passagem.
Avenida das Cataratas
É a avenida que leva do centro até o Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas. Costuma ser a parte da cidade onde se localizam a maior parte dos resorts, hotéis espaçosos com áreas de lazer para a família e hospedagens perto da natureza .
Também é um lugar bem tranquilo, caso você queira se locomover de transporte pela cidade e tem opções para todos os bolsos
Localização das principais atrações de Foz do Iguaçu e melhores bairros para se hospedar
VERMELHO – Atrações
AMARELO – Transporte (rodoviária, aeroporto, terminal de ônibus municipais)
AZUL – Centro e Avenida das Cataratas
Minha experiência | Onde eu me hospedei
Escolhi me hospedar nos arredores do centro pois tinha preços mais acessíveis e hotéis com um estrutura legal. Era minha primeira viagem sozinha (um evento especial…), queria ficar em um lugar bonito e com um clima legal. O objetivo também era fazer muitos amigos, por isso optei por um hostel
Pra quem não sabe, um hostel é o que muita gente chama de albergue, que é basicamente um hotel com quartos compartilhados, onde você aluga uma cama, ao invés de alugar um quarto. Portanto, sai muito mais barato, além de ser o lugar perfeito para fazer amigos e conhecer pessoas quando você viaja sozinho.
Fiquei por 10 dias no hostel poesia, localizado no bairro de Vila Adriana, a uns 15 minutos do centro. Amei demais a experiência, não podia ter escolhido lugar melhor para ficar na minha primeira viagem solo.
A estrutura do hostel
A coisa que eu mais gostei, foram as áreas de convivência gigantes que incentivam os hospedes a ficarem fora dos quartos. Quando me hospedo em lugares pequenos, o que acontece é que fica todo mundo na cama e ninguém se conhece, mas lá a galera saía e interagia.
Eles tem uma área de convivência externa e interna no primeiro andar, com várias mesas e cadeiras para a galera trabalhar e socializar perto do bar.
No terceiro andar tem uma sala toda forrada de colchões com um projetor para a galera assistir um filme e alguns computadores, que salvaram minha vida. Eu enchi o cartão de memória da minha câmera e graças a Deus consegui descarregar lá (bem trouxa, esqueceu de levar o computador?♀)
No sub solo, tem uma piscina com balanços muito fofos (isso mesmo que você leu, balanços, iguais aqueles de criança que os adultos adoram). E caso você esteja se perguntando, sim, eu entrei na piscina no inverno do Paraná (e sai quase morrendo de frio...?)
Mesmo tendo muitas camas, o quarto que eu fiquei era muito espaçoso e confortável. Em baixo dos beliches, tinham uns gavetões com chave, onde você podia guardar seus pertences de valor e ao lado de cada cama tinha uma tomada e uma prateleira para deixar suas coisas durante a noite.
Os banheiros do quarto também eram bem espaçosos, com dois vasos, dois boxes e duas pias, então, não tinha aquele problema de ficar esperando o banheiro desocupar.
Porém, o modelo parece com aqueles banheiros de shopping, com casinhas separadas abertas em baixo e em cima, o que deixa algumas pessoas tímidas para fazer o número 2. Eu solucionei isso, indo no banheiro da piscina no sub solo.
Vale ressaltar também, que eles alugam quartos privados igual a hotéis convencionais.
Lugares para se hospedar no centro de Foz do Iguaçu
Bourbon Foz do Iguaçu hotel
Piscina, academia e apartamentos amplos, com ótimas avaliações entre os hospedes, porém com um perfil mais executivo sem grandes áreas de lazer. Fica do ladinho do centro à 1,5km do Terminal de transporte Urbano.
Reserve aqui com o melhor preço!
Viale Tower Hotel
Um hotel de grande porte localizado em uma das principais avenidas do centro, com piscina no terraço e ótimas avaliações dos hospedes. Perfeito para quem quem aliar conforto a uma ótima localização.
Depois que a cidade reabriu para turistas, o hotel reagiu rápido demostrando uma super preocupação com as medidas de segurança contra o COVID-19, com cafés da manhã no quarto e toda a equipe de limpeza com proteção
Reserve com o melhor preço aqui!
Pousada Pequeno Paraíso
Definitivamente, o lugar que eu escolheria me hospedar se fosse alugar um quarto privado. O lugar é super acolhedor, com cara de casa, perfeito para quem busca tranquilidade aliada de uma boa localização.
Tem uma cachoeira perto que deixa aquele barulhinho de água durante a noite e conseguiu fazer uma coisa que eu nunca vi nenhum hotel fazendo: Deixar 100% dos seus clientes satisfeitos
Todo hotel, até os melhores, tem pelo menos uma critica negativa nos quando você vai procurar (isso é normal, faz parte). Porém se você abrir o booking.com e for na aba de avaliações da Pousada pequeno paraíso, vai ver que não tem nada (N-A-D-A) ruim escrito lá.
Em todos esses anos como viajante, nunca tinha visto um lugar tão aprovado. Sobram elogios para o lugar e para a simpatia do dono, além de ter um preço excelente.
Reserve com o melhor preço aqui!
Outros hotéis no centro de Foz do Iguaçu
- Bogari hotel – Piscina, hidromassagem e quartos amplos, à menos de 200m do Terminal de transporte Urbano (medidas de segurança contra o corona vírus)
- Bella Itália Hotel – Aqui o que mais chama atenção é o fabuloso café da manhã com mais de 125 itens, além de ser lar de um dos mais conhecidos e aclamados rodízios de Foz do Iguaçu, a noite Italiana, que eu conheci e amei. A 1km do Terminal de Transporte Urbano
- Pousada Grey house– Outro lugar fofo, confortável e com carinha de casa, sem grandes luxos, mas com uma decoração bem feita, aconchegante e com piscina
Hospedagens na Avenida das Cataratas
Hostel
Tetris container hostel
Se você quer um lugar jovem e moderno, para conhecer pessoas, fazer amigos e curtir, esse é o seu lugar! Bem na frente da Avenida das Cataratas, perto do ponto de ônibus, com estacionamento gratuito e piscina!
Reserve aqui com o melhor preço!
Pousadas e hotéis
Dom pedro I Palace Hotel
Com 3 três piscinas, quadras de tênis, sauna, playground e campo de futebol, esse hotel super completo, vai garantir uma experiência excelente, com um preço mais em conta que a maioria dos grandes resorts da cidade! Ótimo custo benefício considerando a estrutura e o preço.
Reserve aqui com o melhor preço!
Cataratas Park hotel
Café da manhã bem completo e boa localização. É um hotel básico e bem executado, que garante uma boa experiência sem grandes diferenciais.
Mesmo assim é um ótimo lugar para quem quer um bom lugar para dormir depois de passar o dia todo curtindo as atrações. Estacionamento pago a parte!
Reserve aqui com o melhor preço!
Resorts e Luxo
Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort
Se você quer curtir o hotel, esse é o local perfeito, porque você com certeza não vai querer sair. Com 2 piscinas, quartos temáticos da Turma da Mônica, boliche, sala de jogos, área kids e SPA (pago a parte).
Reserve aqui com o melhor preço!
Mabu Thermas Grand Resort
Tem uma pegada parque aquático com piscina de ondas, toboáguas, hidromassagem e sauna. Perfeito para quem quer curtir em família!! Completo para você não precisar sair da diversão!
Reserve aqui com o melhor preço!
Belmond Cataratas
Já pensou em se hospedar na frente das Cataratas, podendo visitar essa maravilha da natureza a qualquer hora? Até quando o parque está fechado para o resto do mundo? No Belmond você pode, além de oferecer também uma experiência de super luxo para seus hospedes!
Meu sonho de princesa! Caso alguém queria me dar esse presente, já falo que o valor da diária sai apenas por 3000 reais. Baratinho, né?
Reserve aqui com o melhor preço!
5 erros de quem escolhe um hotel em Foz do Iguaçu
1.Se hospedar longe de tudo para economizar
Não adianta você pegar um lugar super barato, nos cafundéis de judas! Você vai ter que pegar algum meio de transporte (seja carro, ou transporte público) para chegar as atrações. Já pensou que saco demorar gastar horas da sua viagem perfeita no trânsito?
Na maioria das vezes, vale mais a pena pegar um hotéis um pouco mais caro, porém bem localizado. Pensa que você vai ter que gastar mais com gasolina ou passagens de qualquer forma.
2.Não ler os comentários dos outros viajantes
O que dita se um hotel é bom ou não, não são as fotos, não é o que está escrito no site e muito menos a sua intuição. São as avaliações da acomodação.
Todo site de reservas (até o Air BNB) , vai ter um lugar onde você vai poder ler o que as pessoas que se hospedaram lá falaram da acomodação. O que elas estão dizendo sobre o Wi-fi? Sobre a limpeza dos quartos? Sobre o café da manhã?
Na aba com as avaliações (pelo menos no booking), você pode filtrar se quer ler comentários negativos e positivos. Todo hotel vai ter comentários negativos e notas baixa, isso é absolutamente normal (todo mundo encontra um cliente chato e com expectativas exageradas) . Mas um bom hotel vai ter proporcionalmente, muito mais comentários positivos do que negativos.
3.Pagar por comodidades que não vai usar
Eu sei que é o máximo ficar num hotel com piscina, Jacuzzi, campo de futebol e etc, mas se você pretende ficar na rua o dia todo, pode ser muito mais vantajoso ficar em um hotel básico e barato.
Muita gente se empolga na hora da reserva e gasta mais do que precisava. Se seu objetivo é aproveitar a cidade, sua prioridade é localização, uma cama confortável e um café da manhã gostoso. O resto é resto!
4.Não comparar preços entre hotéis e casas de temporada
Se você está viajando sozinho ou em casal, isso nem é uma questão, mas se está com crianças ou grupos, você precisa começar a pensar em alugar uma casa.
Existem Air BNBs maravilhosos, super estruturados, com cara de hotel e com preços muito em conta. Por que não alugar um casarão com piscina e churrasqueira, ao invés de ir para um hotel com os amigos?
5.Contratar uma hospedagem com almoço e janta incluídos
Não tem coisa melhor numa viagem do que experimentar a gastronômica local. Conhecer vários restaurantes, comer naquele lugar que você descobriu na rua, experimentar uma comida caseira.
Contratando um pacote com alimentação, além de perder a riqueza da cidade, você ainda fica preso aos horários de funcionamento do restaurante do hotel. Imagina você em um passeio super legal do outro lado da cidade, mas tem que voltar para almoçar no hotel?
Mesmo que você chegue na cidade e resolva ficar só no quarto, sem sair do hotel, é só contratar o pacote de alimentação na hora.
Leia também: É vantajoso viajar para países onde o real vale mais que a moeda local?
Dicas importantes para uma viagem incrível
Hospedagem para quem vai andar de transporte público
Se você pretende fazer tudo de ônibus, assim como eu fiz, pode ser uma boa ideia se hospedar perto do terminal de transporte Urbano (TTU), pois é de lá que saem todos os ônibus municipais para as atrações. Porém se ficar muito caro, em outros lugares você também pode ter uma ótima experiência de ônibus.
No hostel poesia, onde eu fiquei, tinha ônibus para o Marco das três fronteiras, para o Paraguai e para o templo budista (esse último, não lembro com certeza). Já para pegar o ônibus da argentina e das Cataratas bastava andar algumas quadras até a avenida das cataratas.
Hospedagem para quem vai de Carro ou pretende alugar
Se você está de carro, se assegure de escolher uma hospedagem com estacionamento gratuito, bem como pegar toda a documentação necessária para atravessar a fronteira da Argentina e do Paraguai de dirigindo. Se você precisar alugar um carro na região, uma ótima ideia é usar o site da rentcars, onde você pode comparar várias seguradoras e parcelar em 12x.
Compre seus ingressos antecipados
Isso vai te poupar bons minutos de fila! Os ingressos de Foz tem preço único, então você vai encontrar o mesmo preço da bilheteria em qualquer. Vale muito mais a pena comprar pela internet e chegar com o ingresso em mãos (ou no telefone), assim você pega uma fila especial só para imprimir ou nem isso
As principais atrações da cidade se juntaram e criaram um ingresso conjunto chamado passaporte três maravilhas. Com ele você paga um preço único, tem acesso as atrações, descontos nas lojas e no estacionamentos e pega uma fila super rápida especial para quem tem o passaporte.
Na primeira atração que você for, eles vão emitir seu passaporte e nas próximas é só ir carimbando. O ingresso tem duração de uma semana, então você vai ter 7 dias para passar por todas as 3 atrações que incluídas no passaporte.
Eu fiz um texto mostrando todas as vantagens, desvantagens e quem eu indico comprar o passaporte. Para saber quanto exatamente você vai economizar e quais são os descontos disponibilizados no passaporte leia “O passaporte vale a pena?”
Eai, meninas? O que você acharam do texto de hoje? Ainda estão com alguma dúvida? Não fica com vergonha, não ! Comenta tudo aqui, que eu responde rapidinho. Até a segunda que vem ???
Para quais destinos vocês querem dicas de hospedagem? Eu estava com Armação dos Búzios ou Arraial em mente, o que vocês acham?
Quem escreveu esse texto?
Leh Azevedo
21 anos, carioca de coração, viajante, péssima cozinheira e estudante de engenharia nas horas vagas.
Nasceu em uma família barulhenta e ligeiramente louca, que estava sempre por ai a fora, e com isso descobriu que “por ai”, talvez fosse o seu lugar.
Com um id jovem em mãos, um gato pingado de dinheiro e amigos parceiros do seu lado, vai mostrar o melhor do nosso Brasil para vocês!