Conseguir parcerias para suas viagens pode te ajudar a economizar. Fortalecer seu relacionamento com empresas do mesmo segmento que o seu. Te possibilita viver experiências únicas.
Além disso viajar o mundo, conhecer novas culturas e tirar fotos nos lugares mais bonitos é o sonho de muitos influenciadores. Principalmente daqueles que tem a viagem como nicho principal.
No entanto, muitos profissionais quebram a cabeça na hora de buscar parcerias para suas viagens e, por isso desenvolvemos esse guia para que vocês aprendam a elaborar uma proposta irrecusável.
Por que buscar parcerias para as viagens?
Se você trabalha como influenciadora de viagem, provavelmente deve gastar uma fortuna a cada nova aventura.
Custear uma passagem do próprio bolso faz sentido quando você está na posição de turista. Mas quando você encara isso como uma profissão acaba indicando muitas empresas do segmento turístico. E nada mais justo que você também se beneficie dessas indicações.
Já que você terá todo o trabalho de produzir um material rico e completo sobre cada experiência, precisa ser remunerado de alguma forma. Afinal, seu tempo de produção vale dinheiro.
Mas antes de aceitar qualquer proposta, você precisa saber que uma parceria precisa beneficiar ambos os lados. E, para isso você terá de saber lidar muito bem com as empresas.
Tipos de Parcerias
Antes de buscar parcerias para as suas viagens, você deverá entender alguns pontos que listei abaixo:
- Tipos de parcerias;
- Contrapartidas;
- Prazos;
- Formatos.
Existem três formas mais comuns de você trabalhar com uma empresa, que são:
Permuta
A permuta se caracteriza por uma troca de serviços entre a empresa e o influenciador digital. Na permuta a empresa cede seus produtos e serviços para o blogueiro sem custos. Para que então o blogueiro possa apresentar suas impressões ao seu público.
Pontos positivos: ideal para quem está começando e têm poucos seguidores.
Pontos negativos: não dá para pagar as contas com troca de serviços. Então você terá que descobrir como monetizar seus canais rapidamente.
Quando fazer? Se você tem menos de 5 mil seguidores, ou seja, é um nanoinfluenciador você deve trabalhar com permuta. Isso garantirá material ao seu portfólio e fará com que outras marcas ganhem confiança em você.
Além de apresentar ao seu público um conteúdo direcionado para a “venda” desde o início, educando-o. Gerando expectativas em sua audiência.
Até quando fazer? As permutas são uma ótima forma do influenciador digital ganhar experiência, autoridade e se mostrar um profissional confiável. No entanto, a medida que a sua comunidade for crescendo menos sentido fará para você aceitar esse formato de parceria.
Já que o trabalho que você terá será muito maior do que o produto ofertado. A não ser que, ao analisar o custo x benefício da parceria você veja que vale a pena.
Exemplo: se o seu pacote de publicidade vale em média uns R$ 2 mil. Não faz sentido fazer uma permuta com um restaurante que está te oferecendo um jantar de R$ 100.
Agora, se você está negociando com um hotel de luxo, vale a pena aceitar uma permuta no valor do seu pacote de publicidade.
Publicidade
A publicidade se caracteriza pela troca de serviços por dinheiro, ou seja, a empresa vai te pagar para divulgar o negócio em seus canais de comunicação.
Pontos positivos: você transforma seu poder de influência em moeda de troca. E faz disso o seu trabalho. O que te dará mais autonomia financeira, liberdade para fazer seus horários, entre outros benefícios.
Pontos negativos: para ser “vista“, ser cotada para campanhas publicitárias você precisa ter uma audiência considerável. E essa audiência é construída com o tempo.
Quando fazer? A partir de 5 mil seguidores você já pode se inscrever em plataformas que fazem a ponte entre marcas e influenciadores. Mas é a partir de 10 mil que as marcas começam a te notar de verdade.
Co-criação / Co-branding
Esse formato de parceria se caracteriza pela criação de um projeto em conjunto. Onde a Influenciadora cria junto com a marca uma coleção, por exemplo.
O influencer “empresta” seu nome e sua influência para humanizar e engajar a campanha. Enquanto a empresa assume os custos de produção.
Por onde começar a buscar parcerias para suas viagens?
Antes de efetivamente enviar propostas para empresas aleatórias, você terá que se organizar e desenvolver um planejamento estratégico. Levando em consideração datas e prazos, entrega, contrapartidas. Entre outras coisas. Por isso, fizemos um passo a passo para te ajudar nessa jornada.
Mídia Kit
Mídia Kit é um documento, normalmente pdf, que funciona como um currículo do seu blog ou perfil nas redes sociais.
Você deve reunir nesse documento, informações que convença as marcas a te contratarem.
Não precisa ser um material extenso e cansativo. Na verdade, ele deve ser o mais objetivo possível. Destacando as informações corretas, você otimizará o tempo de leitura e ainda por cima, conseguirá o trabalho.
Se você não faz ideia do que é um mídia e quais informações colocar, acesse esse guia para descobrir.
Datas e Prazos
Deixe bem claro quais são as datas que você precisa e quais os prazos para entrega do material finalizado.
Isso é importante por que evita que o parceiro fique te pressionando para uma entrega rápida. E te dá um prazo seguro para realizar a sua viagem. Organizar o material coletado durante a viagem. E produzir o conteúdo final.
Eu já tive problemas em negociar uma parceria em outro idioma na hora de definir o check-in. Isso aconteceu, por que não me atentei aos horários de chegada do voo e de entrada no hostel. Por isso é importante você anotar em um papel o passo a passo que estamos compartilhando com você. Para não deixar passar nenhum detalhe.
Sazonalidades
Se você pretende viajar em uma data muito disputada. Saiba que os parceiros darão preferência por “vender” seus pacotes, ao invés de liberar cortesias. Por isso você precisa estar atento e se organizar com antecedência, durante as Sazonalidades.
Sazonalidades são as datas de maior movimento para a maioria dos comércios. Sabendo disso, você pode optar por viajar fora desses períodos.
Principalmente considerando os seguintes fatos sobre Sazonalidades:
- Tudo fica muito mais caro;
- Todos os lugares ficam cheios;
- Os atendentes ficam sobrecarregados, logo ficam impacientes;
- O sinal de internet deixa a desejar;
- Aumenta a violência contra turistas.
Envio de Proposta / Contrapartida
Antes de efetivamente enviar as propostas, você precisará ter muito claro o que você deseja com aquela parceria. E o que espera que o parceiro te proporcione. E essas condições precisam ser minuciosamente negociadas após o envio da proposta para não haver mal entendidos.
Se você não sabe como escrever um e-mail com uma proposta de parceria, precisa adquirir nosso e-book Modelos de E-mails para Parcerias. Neste e-book você encontrará modelos prontos que te ajudarão a negociar sua próxima parceria.
Sempre preste atenção aos itens listados abaixo na hora de enviar uma proposta de parceria:
- Apresente-se brevemente (conte um pouco sobre quem é você e sobre o seu trabalho);
- Envie seu mídia kit atualizado em anexo no e-mail, para complementar as informações;
- Não escreva e-mails muito longos (o primeiro contato precisa ser objetivo);
- Estude o parceiro antes de entrar em contato (escreva algo que dê a entender que você pelo menos se deu ao trabalho de entrar no site da empresa);
- Agradeça o tempo e a atenção da empresa, mesmo se receber uma resposta negativa (isso mostra que você é educada e não rancorosa. Além de deixar as portas abertas para uma próxima oportunidade);
- Não tenha medo de tirar dúvidas quantas vezes forem necessárias antes da viagem (por que é muito chato chegar ao local e ver que o que vocês combinaram não foi cumprido e ter que resolver ou combinar tudo às pressas);
- Documente tudo no e-mail (você terá o e-mail como prova, caso o parceiro desista da parceria em cima da hora ou crie caso com o combinado).
Formatos de Entrega
Uma das informações mais importantes na hora de acertar uma parceria é qual formato o conteúdo será entregue.
Por exemplo, se você é uma fotógrafa e quer fechar parcerias com hotéis, pode acertar a entrega do conteúdo com um pacote de fotos profissionais das acomodações. Ou um vídeo comercial para divulgação do mesmo.
Mas é de suma importância que o formato da entrega seja combinado previamente, para não haver problemas posteriores.
Outro exemplo, se você é apenas um influenciador de viagem – que tem blog e redes sociais. E combinou com o hotel parceiro que faria um post no blog e nas redes sociais. Eles precisam da sua autorização prévia para publicar suas fotos nos canais oficiais deles.
Eles não podem simplesmente salvar suas fotos do blog e usá-las em suas campanhas publicitárias. Se querem fazer isso, que paguem os direitos de uso das imagens.
E você precisa ficar atento, por que isso pode acontecer. E você terá de lidar com essa situação da maneira mais profissional possível. Por isso, é importante combinar como o material será entregue, previamente. E se for o caso fazer até um contrato de parceria.
Como conseguir parcerias para suas viagens em 4 passos
Escolha do destino
Antes de buscar parceria, você terá de definir qual destino quer visitar. E eu sei que pode ser difícil escolher um único destino para conhecer. A vontade que temos é de sair mochilando por aí, sem data para voltar.
Mas temos responsabilidades com a vida real. Por isso, muitas vezes o que nos resta são os finais de semana e os feriadões para explorar a beleza do mundo. E por este motivo, você precisa se organizar para conhecer os lugares certos.
Se você trabalha como influenciadora de viagem, precisa escrever sobre os lugares mais interessantes para seus seguidores conhecerem, de acordo com as épocas do ano. Por que tem muito lugar incrível que é incrível no verão, mas quando chega no inverno a coisa muda de figura.
E inicialmente, você pode investir nos lugares mais populares de acordo com as estações do ano. Para depois você voltar e escrever sobre os mesmos lugares em diferentes épocas e estações.
Então o 1° passo para buscar parcerias é a escolha do destino. Leve em consideração o que já falamos antes sobre sazonalidades. Por exemplo, se você quer viajar durante o verão, talvez os hotéis mais próximos da praia não tenham datas disponíveis para te receber. Planejando com antecedência, você terá tempo para encontrar o lugar ideal para sua viagem.
Busca por potenciais parceiros
Agora que você já sabe para onde quer viajar, precisa fazer uma lista de potenciais parceiros para a sua viagem. Essa lista pode conter hotéis, empresas que oferecem passeios. Transporte, entre outros serviços.
Você pode usar o Google para buscar informações dos potenciais parceiros, assim como as redes sociais. Anote em uma planilha informações como:
- Nome da Empresa;
- Qual serviço oferece;
- Canais sociais;
- Telefone para contato (tente pegar mais de um);
- E-mail geral
Filtro dos parceiros mais propensos a aceitar
Com as informações listadas acima, organizadas em uma planilha. Você começará a entrar em contato com as empresas. Dê preferência por ligar para os telefones que você reuniu e peça para falar com o Gerente de Marketing ou o setor comercial da empresa.
Depois você seguirá o passo a passo descrito no e-book Modelos de E-mails para Parcerias. Na hora de falar com o responsável por parcerias da empresa.
Mas antes, entenda a importância de falar com as pessoas certas.
Falando com as pessoas certas
Se você está com viagem marcada e está buscando parceiros para realizá-la, então você está correndo contra o tempo. Ele é o seu maior inimigo. E quanto mais você procrastinar essa tarefa, mais difícil será encontrar parceria para sua viagem.
Por isso, você não pode perder tempo falando com pessoas que não resolvem nada. Então ao invés de enviar uma mensagem no direct da marca perguntando se “eles fazem parceria“.
Você ligará direto no telefone que pegou no site e pedirá para falar com o responsável pelo marketing ou comercial da empresa. Dessa forma, você vai conversar com a pessoa que vai te dizer sim.
Se essa pessoa não estiver disponível, você pedirá o e-mail direto dela. E tentará realizar o primeiro contato através do e-mail mesmo.
Conclusão
Você aprendeu neste artigo como conseguir parcerias para suas viagens. Agora, basta seguir o passo a passo para conhecer os lugares mais fantásticos do mundo. Além de experimentar as experiências mais inesquecíveis.
Se você têm dúvidas sobre como conseguir parcerias para suas viagens, deixe um comentário aqui embaixo que teremos o prazer de responder.
Aproveite também para nos seguir no instagram @sejaceo | E entrar em nosso canal do Telegram.
Influenciadores de verdade oferecem informações verdadeiras e trabalham com ética. Esse ponto deve ser levando em conta ainda de ver métricas de vaidade como número de seguidores e curtidas em posts. Assim, evita-se a criação de expectativas que não condizem com a realidade do mercado.
Opa consegui encontrar as informações que estava
precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.