Mesmo com altos e baixos, o mercado brasileiro possui uma estrutura de funcionamento sólida, com empresas consistentes em vendas de diversos nichos de funcionamento.
Conhecer sobre elas é fundamental para entendermos qual é a história da formação econômica do nosso país.
Por isso, trouxemos para você um artigo para apresentar um pouco da história das 5 maiores empresas do Brasil. Espero que você possa colher informações e insights importantes para a sua carreira/negócio. Então, vamos lá!
Veja a seguir quais são as 5 maiores empresas do Brasil:
1. Petrobras
A história da Petrobras no Brasil começa em 1953 durante o Governo Vargas, quando o governo brasileiro criou o Conselho Nacional do Petróleo (CNP) para supervisionar a indústria de petróleo do país. Em 1954, o governo fundou a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), que iniciou suas operações em 1957.
A Petrobras rapidamente se tornou um ator importante na economia brasileira e, na década de 1960, a empresa começou a explorar petróleo na costa do Brasil. Em 1974, uma enorme jazida de petróleo foi descoberta na Bacia de Campos, e a Petrobras começou a desenvolver esse campo, que ficou conhecido como “Pré-sal”.
No início dos anos 2000, a Petrobras esteve envolvida em um grande escândalo de corrupção e, em 2016, o governo brasileiro anunciou que venderia sua participação na empresa. Hoje, a Petrobras é líder na produção de petróleo e gás no Brasil, e as operações da empresa se estendem por toda a América do Sul, América do Norte, Europa e África.
2. Vale
A Companhia do Vale do Rio Doce , mais conhecida como Vale, é uma multinacional brasileira que atua no setor de metais e mineração e uma das maiores operadoras de logística de minérios do Brasil. A Vale é a maior produtora de minério de ferro e níquel do mundo. A Vale também produz manganês, ferroligas, cobre, bauxita, potássio, caulim e cobalto. A empresa possui empreendimentos em logística, siderurgia e geração de energia.
A história da Vale no Brasil começa com a descoberta de minério de ferro na região de Itabira, em Minas Gerais. A empresa foi fundada em 1942 e sua primeira mina começou a operar em 1952 através de uma força pública do governo de Getúlio Varga. Desde então, as operações da Vale no Brasil se expandiram para incluir minas nos estados do Pará, Maranhão e Espírito Santo. A empresa também possui instalações portuárias no nordeste do Brasil, que são utilizadas para embarcar minério de ferro para clientes em todo o mundo.
Nos últimos anos, a Vale passou por um processo de privatização durante o governo do Fernando Henrique Cardoso e enfrentou desafios devido à queda na demanda global por minério de ferro, além de denúncias de corrupção e violações ambientais. No entanto, a empresa continua sendo uma grande força na economia brasileira e é uma das maiores empregadoras do país.
3. Itaú Unibanco
Itaú Unibanco é um banco brasileiro que pertence ao Itaú Unibanco Holding S.A., um conglomerado financeiro e multinacional com sede no Brasil. É o maior banco da América Latina em ativos e o terceiro maior do mundo, atrás apenas do HSBC e do JPMorgan Chase.
O Itaú Unibanco Holding S.A. é controlado pelo Banco Itaú BBA S.A., que por sua vez é controlado pelo Itaúsa – Investimentos Itaú S.A., uma companhia de participações que detém o Banco Itaú Chile, o Banco Itaú Argentina, o Banco Itaú Europa, o Banco Itaú Uruguai, o Banco Itaú Puerto Rico e a Itaúsa. O Itaú Unibanco Holding S.A. foi criado em 2008, a partir da fusão do Banco Itaú S.A. com o Unibanco – União de Bancos
4. Bradesco
O Bradesco é um banco brasileiro fundado em 1943 pelo empresário Amador Aguiar. É o segundo maior banco privado do Brasil e um dos maiores do mundo, com mais de US$ 500 bilhões em ativos. O banco tem sede em Osasco, no estado de São Paulo, e atua em todo o país.
O Bradesco cresceu rapidamente nos anos seguintes à sua fundação, passando de uma pequena instituição financeira para um dos maiores bancos do Brasil. Nos anos 1990, o Bradesco se expandiu para além do Brasil, adquirindo bancos nos Estados Unidos, Portugal e Japão.
Nos últimos anos, o Bradesco tem enfrentado alguns desafios, como a crise financeira global de 2008 e a recente queda do mercado imobiliário brasileiro. No entanto, o banco continua a ser um dos principais jogadores do sistema financeiro brasileiro.
5. Banco do Brasil
O Banco do Brasil é o maior banco público do Brasil e da América Latina, além de ser o terceiro maior banco privado do continente. Em 2015, o banco foi classificado pelo The Banker, revista financeira do Financial Times, como o “banco mais sustentável do mundo”.
O Banco do Brasil foi criado em 1808, pelo Príncipe Regente Dom João, futuro Dom João VI, com o nome de Banco do Rio de Janeiro. É o segundo banco mais antigo do mundo, perdendo apenas para o Bank of Scotland, criado em 1695.
Em 1829, com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, o banco mudou o seu nome para Banco do Brasil e, em 1876, o Banco do Brasil foi nacionalizado e tornou-se o primeiro banco do Brasil a ter capital 100% nacional.
Em 1946, o Banco do Brasil foi transformado em uma sociedade anônima e, em 1962, passou a ser um banco de economia mista, com a participação do governo federal. Atualmente, o Banco do Brasil é um dos principais agentes financeiros do governo federal e tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Conclusão
Agora que você consegue os maiores empreendimentos do Brasil, veja também conteúdos importantes para aumentar as vendas da sua empresa!
Monte o portfólio de vendas perfeito para a sua empresa e veja os lucros crescerem, até mais!