A maioria das pessoas estão acostumadas com um trabalho tradicional. Batendo ponto, trabalhando 8 horas por dia, 5 dias por semana. Sem se questionar se aquilo é o que realmente sonhou. Enquanto algumas poucas pessoas escolhem se arriscar e empreender e descobrem um mundo incrível de possibilidades.
Grande parte das pessoas que abraçam o tradicionalismo como estilo de vida, acabam fazendo-o por insegurança de tentar algo novo ou até mesmo falta de conhecimento.
Por isso, fizemos um passo a passo para você que quer ser protagonista da sua própria história . Neste guia você encontrará informações preciosas para quem está querendo sair da sua zona de conforto e começar a empreender.
Salve este post no Pinterest para lê-lo mais tarde.
Entenda por que você deve/quer empreender
Quando você tem o seu próprio negócio, você é o seu próprio chefe. E isso te dá algumas possibilidades fantásticas, como:
- Assumir riscos que ninguém mais assumiria. Como investimentos mais ousados ou campanhas de marketing disruptivas.
- Você tem a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. Basta apenas ter um celular com internet.
- Você cria as suas próprias regras. E consegue construir um ambiente de trabalho mais saudável.
- entre tantos outros pontos positivos
E sim, empreender não têm apenas pontos positivos, porém você consegue se testar mais, e aprender muito mais.
Quando você arrisca a própria pele, você se torna mais cauteloso, porém muito mais criativo, alcançando níveis que às vezes a CLT te impede de atingir.
Por isso que acreditamos que todo mundo deveria empreender pelo menos uma vez na vida. Para descobrir como andar com as próprias pernas. Criar seus processos, seus códigos de conduta, errar e aprender com esses erros. Errar até acertar e se orgulhar muito de toda a sua trajetória.
Se eu te convenci a embarcar no mundo louco do empreendedorismo, se liga nesse passo a passo que vai te ajudar a começar um negócio estruturado e a evitar dores de cabeça com coisas básicas.
Determine o nicho que você vai empreender
Antes de efetivamente criar um negócio você precisa escolher o nicho que vai atuar. Esse primeiro passo é muito importante, principalmente se você for o tipo de pessoa que têm vários interesses. Escolher seu nicho te ajudará a focar em apenas um.
P.s: se você não faz ideia do que seja nicho de mercado, volte alguns posts e leia este artigo sobre nicho para te ajudar a entender melhor. Se você sabe o que é nicho, continue a leitura.
Como escolher o nicho ideal pra mim?
Se você está em dúvida de qual nicho atuar, separamos algumas dicas para você encontrá-lo de maneira criativa e muito simplificada. Responda estas 03 perguntas abaixo:
- Você é apaixonada pela área que quer atuar?
- Tem o conhecimento necessário para atuar nessa área?
- Qual é o potencial do mercado que você quer atuar?
Agora faça um filtro e deixe apenas o assunto que você ama, tem conhecimento e pode ser rentável. Parabéns! Você encontrou seu nicho!
Encontre o nome ideal e pesquise a disponibilidade no INPI
Agora que você já sabe qual área você vai criar o seu negócio, pode começar a escolher um nome para ele.
Na hora de escolher o nome da sua empresa redobre a atenção em alguns pontos:
Opte por nomes em sua língua natal – ou na língua do seu público-alvo. Por que às vezes escolhemos um nome em inglês, no entanto nós e nosso público falamos português e isso pode dificultar que o negócio seja encontrado com mais facilidade.
Pesquise a disponibilidade do nome na internet e no INPI – acontece com alguma frequência durante a criação de negócios escolhas de nomes comuns. Na hora de escolher o nome da sua marca, anote algumas opções antes de tomar uma decisão definitiva. Pesquise para saber se já existem empresas com os nomes pensados.
Estude naming – o processo de criação de nomes para marcas. Para escolher um nome memorável para o seu negócio.
Leia também: Se você quer ser o seu próprio chefe, conheça o melhor curso de marketing digital: Código Milionário da Kethy.
Crie uma reserva de emergência
Guardar dinheiro parece uma missão impossível no mundo capitalista em que vivemos. Ainda mais criar uma reserva de emergência. No entanto, ter dinheiro guardado pode ser fundamental para realizar investimentos como criar o seu próprio negócio.
Ao começar a empreender, é possível que você demore um pouco para estabilizar a sua receita, por isso que você precisa criar um fundo de emergência para recorrer caso não consiga engatar as vendas de primeira.
Para criar a sua reserva de emergência, siga os passos descritos abaixo:
- Anote as suas despesas e receitas – pode ser em um caderno, planilhas ou em aplicativos. O importante é ter controle sobre os seus ganhos e gastos.
- Divida seu orçamento em fatias – determine uma porcentagem dentro do seu salário para cada categoria de gastos.
- Se eduque financeiramente – para empreender você precisará se educar financeiramente para não misturar o financeiro da empresa com o seu pessoal.
Compartilhe com a sua família seus planos
Quando você decidir começar a empreender de verdade, é legal conversar com a sua família. Principalmente se você dividir as despesas da casa para deixá-los preparados para eventuais imprevistos.
E sim, eu sei que às vezes nossa família tem o dom de nos jogar para baixo, dizer que não vamos conseguir. Mas lembre-se, isso é o medo e a insegurança deles falando mais alto. Acolha as críticas construtivas e siga a sua intuição.
Defina quais canais utilizará em seu negócio
Muitas pessoas acreditam que empreender é ter um negócio no Instagram. No entanto, ser dona do seu próprio negócio vai muito além de ter um perfil bombado e muitos seguidores curtindo suas fotos.
Empreender tem a ver com cativar pessoas – seguidores, clientes e colaboradores. E para isso você precisará criar conteúdos para se comunicar, não só no Instagram.
Você pode até escolher a rede social para começar, no entanto com o passar do tempo e conforme a sua empresa for crescendo, você precisará se comunicar com a sua audiência através de outros canais.
Desenvolva a identidade visual da marca
Uma das partes mais importantes na construção de uma empresa é a identidade visual. É através dela que as pessoas vão identificar de cara o seu empreendimento e diferenciá-lo dos demais.
Ao contrário do que muitos pensam, a identidade visual vai muito além de ter uma logo bonitinha. Ela representa a combinação de elementos visuais que refletem um nome, ideia, produto, empresa ou serviço. E tem o objetivo de fixar a marca na mente e na memória da audiência de forma rápida e objetiva.
Fazem parte da identidade visual, elementos como:
- Cores;
- Tipografias;
- Formatos;
- Frases (slogans);
Faça uma análise da concorrência
Um dos principais passos para empreender é entender como o mercado que você vai atuar funciona. Por isso, fazer uma análise da concorrência é uma pática muito comum.
Essa análise é feita não com o intuito de copiar o que marcas similares estão fazendo, mas entender quais são as estratégias que você pode adaptar para o seu negócio. E quais delas você nunca reproduzirá.
Como, por exemplo, quando encontramos marcas que tem posicionamentos duvidosos, avaliamos tudo aquilo que consideramos que a marca “faz de errado” para não reproduzirmos em nossos negócios.
Formalize-se
Para passar mais profissionalismo para seus clientes você precisa formalizar o seu negócio. Confira alguns benefícios de ser MEI:
Existem muitos benefícios de se formalizar a sua empresa. O primeiro deles é não correr RISCO de tomar uma multa ou perder seu negócio por que você está trabalhando na informalidade. Outros benefícios são:
- Ter um CNPJ e Alvará de Funcionamento sem custo e sem burocracia;
- Poderá emitir notas fiscais;
- Terá acesso a apoio técnico do SEBRAE;
- Pagará um tributo mensal (INSS, ISS ou ICMS) com valores fixos (e acessíveis);
- Terá acesso a produtos e serviços bancários como crédito;
- Poderá vender para o Governo.
Para formalizar a sua empresa confira esse guia passo passo para ser MEI.
Registre a sua marca e comece a empreender
Muitos empreendedores acreditam que para garantir a segurança da sua marca, basta criar um site com domínio próprio e abrir um perfil no Instagram. No entanto, ainda que você tenha ambos, você ainda pode perder a titularidade se alguém fizer o registro de marca primeiro.
No início do seu negócio, você pesquisou a disponibilidade do nome da sua marca. Agora está na hora de garantir a exclusividade dele.
Esse é um assunto burocrático que parece chato, mas é extremamente importante para o funcionamento da sua empresa. Ninguém quer construir um império e vê-lo indo pelo ralo por que algum espertinho decidiu te passar a perna.
Para garantir que o nome da sua empresa seja realmente seu você precisa registrá-lo no INPI.
A marca é um dos bens mais valiosos de uma empresa que pode gerar muito lucro de maneira direta e indireta. Uma marca bem cuidada, cria uma aproximação e identificação com os clientes. E é uma forma de se diferenciar e se destacar no mercado.
Por isso, ela pode ser entendida como diferencial de qualidade de determinado produto ou serviço.
Saiba como fazer o registro da sua marca nesse guia.
Chegou a hora de empreender e vender muito
Sua empresa está criada e pronta para encarar o mundo! Chegou a hora de realizar muitas vendas.
Se você ficou com alguma dúvida sobre criar um negócio deixe um comentário aqui embaixo.
Siga-nos no Instagram @sejaceo | Entre em nosso canal do Telegram
Muito bom
Ótimo conteúdo! Acho que a reserva financeira é essencial para não ter que se preocupar com as contas e focar apenas em crescer o negócio online!