Você está pensando em viajar mais ainda não sabe o que fazer na cidade? Preparamos um roteiro de Foz do Iguaçu super rápido, barato e com todas as atrações essenciais, afinal, o passeio não acaba nas Cataratas!
O que você vai encontrar nesse post!
- Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu?
- 1° dia – Dia da chegada e Marco das Três Fronteiras
- 2° dia – Cataratas Argentinas
- 3° dia – Cataratas e Parque das Aves
- 4° dia – Usina de Itaipu, templo budista e noite em Puerto Iguazu
- Onde ficar em foz do Iguaçu?
Quantos dias ficar em Foz do Iguaçu?
Quatro dias é o tempo mínimo necessário para fazer as principais atrações correndo bastante, mas se você quer explorar a cidade de verdade e conhecer tudo com calma, pode separar por volta de 7 dias. Fiquei lá por 10 dias e tive coisas diferentes para fazer todos os dias sem falta, e acredite, ainda faltou coisa para fazer.
Com entre 7 e 10 dias você consegue fazer as principais atrações com calma, adicionar um segundo dia para as Cataratas Argentinas, que são enormes e ainda fazer atividades extras de ecoturismo e muamba compras no Paraguaí. Como o orçamento da maioria das pessoas não permite uma viagem tão longa, resolvi fazer um roteiro barato e rápido só com as atividades essenciais!
1° dia – Dia da chegada e Marco das três fronteiras
Se você conseguir deixar as malas no hotel e estar prontinho para passear até o meio dia, você pode fazer uma tarde árabe, com uma visita a mesquita islâmica, pausa na doceria árabe na frente da mesquita e um jantar árabe para finalizar a noite, no restaurante castelo libanês.
Se você só conseguir sair mais tarde, uma ótima opção de passeio é ir ao marco das três fronteiras ver o pôr do sol mais bonito de Foz do Iguaçu .
Chegue no marco pelo menos uma hora antes do pôr do sol, para conseguir conhecer a atração, tirar fotos a luz do dia e pegar um bom lugar para assistir o sol se pôr. Observe que eu disse chegar uma hora antes, não sair do hotel uma hora antes, porque se errar o timing corre o risco de perder o sol se pondo (eu sei que sempre tem uns atrasadinhos de plantão aqui)
Depois das 19h começam as apresentações culturais, que vão até às 11h, com dança e a lendas indígena das Cataratas.
Para conhecer saber tudo sobre o Marco com a programação das apresentações leia:
2° dia – Cataratas Argentinas
Aproveite que está nos primeiros dias de viagem e com bastante energia para fazer logo o passeio mais cansativo. O lado argentino das Cataratas do Iguaçu é sem dúvidas o maior e com mais trilhas, então você vai passar o dia todo por lá e ainda vai faltar tempo. Se você puder ter mais dias de viagem recomendamos visitar o Parque nacional del Iguazú dois dias seguidos, aproveitando o desconto 50% no ingresso do segundo dia.
O Parque Nacional del Iguazú é enorme e dividido em três trilhas principais que vão te dar diferentes ângulos das Cataratas. Vale destacar também que o processo de chegar lá é complicadinho, por isso recomendo ler o post específico sobre as Cataratas Argentinas com informações das trilhas e de como chegar
Cataratas do Iguaçu – conheça o passeio do lado argentino! (com preços)
3° dia – Cataratas lado brasileiro e Parque das Aves
Para ter a experiência completa você precisa visitar todas as partes das Cataratas! O lado brasileiro é bem mais estruturado para a recepção de turistas, porém sua trilha nas cataratas é bem menor, o que faz o passeio ser bem rápido.
O lado brasileiro também tem outros trilhas pagas à parte e o passeio macuco safari, um passeio de bote onde você pode se banhar nas quedas das cataratas. Se você quiser dar uma olhadinha nesse passeio deixamos um vídeo rapidinho abaixo
Já o Parque das Aves é um santuário de Pássaros que fica quase em frente ao centro de visitantes das Cataratas, que luta para preservar as espécies da Mata atlântica. Lá você vai encontrar viveiros enormes onde você pode ser imerso na vida dos animais , entrar em um borboletário e observar a sala dos filhotes, um lugar onde cuidam dos recém nascidos. Um dos passeios mais legais de Foz do Iguaçu, perfeito para crianças e adultos
Vale ressaltar que é uma ótima maneira de fazer as crianças terem contato com animais selvagens sem participar de atividades que envolve crueldade e maus tratos as animais. Leve seus filhos a um centro de preservação ao invés de um zoológico.
Um curiosidade é que os espelho no fundo do viveiro servem para ajudar na reprodução da espécie em cativeiro, pois os animais sentem que estão em bandos grandes assim com na natureza.
4° dia – Usina de Itaipu, templo budista e noite em Puerto Iguazú
A usina de Itaipu oferece muitos passeios super interessantes, porém como estamos com pouco tempo, no roteiro só fica o circuito especial que dá a volta por toda a parte externa e interna da usina, mostrando um pouquinho de sua construção e história. Esse passeio só acontece algumas vezes ao dia, então para ter certeza de conseguir vaga pela manhã você vai precisar comprar com antecedência em um agência ou no site oficial pela internet.
Se você quiser, ao invés de fazer só o circuito especial que é um passeio longo, pode combinar dois mais curtos, como o panorâmico e o refúgio biológico.
Veja todos os passeios disponíveis em Itaipu com preços , horários e dicas aqui –>Visita a usina de Itaipu – Guia completo
Saia de Itaipu até às 14h e parta para o templo budista, que fica à uns 20 minutos de carro. Se você quiser economizar o melhor jeito é chamar um UBER, que vai dar uns 9 reais até o templo. Bem melhor que tentar ir de ônibus, já que você vai ter que fazer uma baldeação meio chata e vai gastar quase a mesma coisa.
O templo fica no alto de um morro na fronteira com o Paraguaí. O lugar é lindo e charmoso e o passeio é super rápido, então lá pelas 16h você já pode estar partindo para Puerto Iguazú.
Puerto Iguazú
Saindo do templo você pega um ônibus para o terminal de transporte Urbano, ao lado dele você pode pegar o ônibus internacional para Argentina.
Em Puerto Iguazú todas as lojas fecham depois do almoço e só reabrem às 16h, por isso não precisa ter pressa para sair do templo. Lá você vai encontrar uma feirinha com diversos produtos típicos, aproveite que é o último dia de viagem para comprar várias comidinhas locais para levar para casa (talvez eu tenha voltado com muitas azeitonas, salames, alfajores e doce de leite para casa, talvez kkkkk)
Lá você também vai encontrar um ótima gastronomia e é claro, o famoso sorvete argentino (fantástico por sinal). Para quem curte uma baladinha, lá também tem baladas de Reggaeton, como a famosa Cuba libre que fica a uma quadra da Feirinha.
Vale destacar que o ônibus para o Brasil para às 19:30h, então volte cedo ou separe dinheiro para o táxi.
Onde ficar em Foz do Iguaçu
Se hospedar perto da Usina de Itaipu é furada, já que ela fica bem isolada da cidade. Os melhores lugares para se hospedar são o centro da cidade, arredores e a avenida das Cataratas, uma das principais da cidade onde habitam os melhores hotéis e Resorts
A região central possui uma vida noturna interessante, com muitos barzinhos e restaurantes com gastronomia excelente.
Eu sei que escolher um lugar para ficar é complicado, sempre bate aquele medo de ficar em um lugar sujo, mal localizado, sem nada por perto, por isso, eu fiz um curadoria de hotéis para vocês com o link para reserva pelo booking.com
Bom e barato
Esse foi o lugar que escolhi para me hospedar e adorei! A diária dele é super baratinha e a estrutura é ótima, com piscina, sala de cinema, cozinha e uma área de convivência fantástica. Perfeito para jovens de alma que querem se entrosar e conhecer outros viajantes!
Reservar com o melhor preço pelo booking!
Melhor custo benefício
Um lugar meigo, bem localizado e cheio de charme! O dono é super simpático e conquista todos os vistantes, deixando o lugar com cara de casa.
Se você busca um bom preço e um lugar super agradável essa é sua melhor opção!
Reservar com o melhor preço pelo booking!
Conforto é prioridade
Se você é aquela pessoa que não se importa de pagar um pouco mais para ter mais conforto e qualidade, esse é o seu hotel.
Boas camas, café da manhã completo e piscina são só algumas das coisas que esse hotel tem a oferecer
Reservar com o melhor preço pelo booking!
Luxo e resorts
Nenhum outro hotel no mundo pode te oferecer uma experiência como essa, eu te garanto!
Esse hotel de super luxo fica ao lado das Cataratas do Iguaçu, com entrada privada em qualquer horário do dia, complementado com todo requinte e sofisticação no interior do hotel, uma experiência única na vida!
Reservar com o melhor preço pelo booking!
Eai, gostou do nosso roteiro? Fizemos com muito carinho para vocês! Tentamos fazer o roteiro mais completo possível considerando o número de dias de viagem, mas o ideal é ficar mais tempo.
Foz do Iguaçu é uma cidade muito completa e é muito fácil de se locomover por ela. É um dos destinos que não tem erro, toda as idades vão amar! Comente se ficou alguma dúvida!