Todo mundo que mora em São Paulo sabe que a capital paulista oferece muito mais que uma tarde no mercadão, um passeio pelo centro histórico ou uma visita pela manhã ao Parque Ibirapuera. Essas são algumas das mais famosas e concorridas atrações turísticas da cidade. Por isso separamos uma lista com 4 roteiros alternativos em São Paulo para você conhecer a cidade sob uma nova perspectiva.
Mas um lugar com a magnitude da capital paulista traz passeios para todos os gostos, bolsos e perfis em seu cardápio de opções. Seja para se aventurar pela primeira vez ou quem sabe para visitar com a intenção de comprar apartamento em São Paulo, separamos esse roteiro alternativo para você descobrir um pouco mais do que os guias turísticos têm a oferecer. Aproveite!
Roteiros alternativos em São Paulo
Instituto Tomie Ohtake
O distinto edifício em listras verdes e rosas localizado em Pinheiros, bairro da Zona Oeste de São Paulo foi construído em 2001 com o objetivo de realizar exposições de artistas nacionais e internacionais nas áreas de design, artes plásticas e arquitetura.
Pelas salas do Instituto já passaram obras de Salvador Dalí, Yayoi Kusama e Louise Bourgeois, além de uma variedade de nomes importantes do segmento artístico dos últimos 60 anos. Além das mostras, o lugar conta com loja de design, restaurante, livraria e café para tornar sua experiência mais completa. A entrada é gratuita!
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 201, Pinheiros
Roteiros alternativos em São Paulo: Região do Pacaembu
Um dos locais mais charmosos da cidade, o vale do Pacaembu é a casa do Estádio Municipal (onde também fica o Museu do Futebol) e da Praça Charles Miller, utilizada como estacionamento em dia de jogo. Às terças, quintas, sextas e sábados, toda a energia do futebol dá lugar a uma feira orgânica onde é possível saborear um dos pastéis mais saborosos de São Paulo.
Para completar, não deixe de conhecer a europeia Vilaboim. Trata-se de uma “mini-Vila Madalena” no bairro de Higienópolis com sofisticados estabelecimentos como o Bistrô Paris 6 e o Restaurante Otto, além de uma pracinha bastante arborizada para você descansar durante o seu passeio.
Endereços: Praça Charles Miller, s/n, Pacaembu / Bistrô Paris 6: Praça Vilaboim, 55, Higienópolis / Restaurante Otto: Praça Vilaboim, 49, Higienópolis.
Casa Jardim Secreto
Inspirando-se nos ideais de economia colaborativa, o Grupo Jardim Secreto traz ao público diversas iniciativas de mercado independente. Uma delas é a Casa, situada no bairro da Bela Vista.
O espaço oferece aos visitantes 3 aconchegantes ambientes: o Nano Cafés Especiais, a Sala Casulo (com terapias alternativas, eventos e cursos) e a loja colaborativa – além de ser o lar de pequenos produtores que vendem suas mercadorias na Feira Jardim Secreto, outro projeto do Grupo.
Endereço: Rua Conselheiro Carrão, 374, Bela Vista
Samba da Praça Dom José Gaspar
São Paulo é uma das capitais do samba, ninguém pode negar. Nomes como Paulo Vanzolini, Dona Inah, Adoniran Barbosa e os Demônios da Garoa ajudaram a criar a cultura do samba na cidade e hoje não é difícil achar uma roda com cerveja gelada e feijoada quentinha em qualquer dia da semana.
O samba da Praça Dom José Gaspar, ao lado da Praça da República, chama atenção por sua alegria e a linda vista para a praça, onde também fica outro lugar que merece a sua visita – a Biblioteca Mário de Andrade. O evento acontece aos sábados e é organizado pela Cachaçaria do Rancho, um delicioso restaurante com o melhor da culinária paulistana.
Endereço: Praça Dom José Gaspar, 86, República
Em sua próxima visita, não deixe de conhecer o que mais a cidade pode oferecer além dos roteiros turísticos mais famosos. Além disso, programe-se e procure se informar de como esses lugares estão funcionando devido às medidas restritivas de combate ao coronavírus.
Bom passeio!
Pegue mais dicas no Pinterest @sejaceo | E siga-nos no Instagram @sejaceo