Os senadores dos Estados Unidos estão mirando no TikTok, com uma nova lei projetada para proibir a plataforma de mídia social. O projeto de lei está sendo apresentado pelo principal republicano do Comitê de Inteligência do Senado, Marco Rubio, que está trabalhando com “um par bipartidário” de representantes da Câmara (Mike Gallagher R-Wisconsin, Raja Krishnamoorthi, D-IL).
A legislação do projeto de lei proposto “bloquearia e proibiria todas as transações” de empresas de mídia social que tenham pelo menos um milhão de usuários baseados ou sob “influência substancial” de países considerados adversários estrangeiros dos Estados Unidos. Essa lista inclui Rússia, Irã, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela e China, que é onde a empresa-mãe da TikTok, ByteDance, está sediada. Na verdade, ByteDance é especificamente nomeado no projeto de lei que Rubio está propondo
Marco Rubio divulgou um comunicado sobre o projeto de lei, dizendo:
“O governo federal ainda não tomou uma única ação significativa para proteger os usuários americanos da ameaça do TikTok. Não se trata de vídeos criativos – trata-se de um aplicativo que coleta dados de dezenas de milhões de crianças e adultos americanos todos os dias . Sabemos que é usado para manipular feeds e influenciar eleições. Sabemos que responde à República Popular da China. Não há mais tempo a perder com negociações sem sentido com uma empresa fantoche do PCC. É hora de banir o TikTok controlado por Pequim para Boa.”
O representante Krishnamoorthi também fez uma declaração, expressando a natureza bipartidária do projeto de lei:
“Em um momento em que o Partido Comunista Chinês e nossos outros adversários no exterior buscam qualquer vantagem que possam encontrar contra os Estados Unidos por meio de espionagem e vigilância em massa, é imperativo que não permitamos que poderes hostis controlem potencialmente redes de mídia social que poderiam ser facilmente armada contra nós. A Lei ANTI-SOCIAL do PCC bipartidário é um passo forte na proteção de nossa nação da nefasta vigilância digital e operações de influência de regimes totalitários. Revelações recentes sobre a profundidade dos laços do TikTok com o PCC destacam a urgência de proteger os americanos de esses riscos antes que seja tarde demais.”
O governo dos EUA pode proibir o TikTok?
Este projeto de lei certamente está provocando uma briga com as duas potências na China, bem como toda a comunidade da plataforma de mídia social, que é indiscutivelmente a dominante na atual geração de usuários.