Nem sempre é fácil de explicar para uma criança que ela não pode viajar com você, ainda que seja uma viagem “chata” de trabalho. Mas apesar disso, é necessário explicar para seu filho e deixar as crianças com alguém durante esses dias. Ou, por outro lado, se os pequenos precisam viajar com você, precisa se organizar para fazer sua viagem a trabalho com crianças. Então, se você também for mulher, mãe e empreendedora, vou te ajudar com o que fazer com as crianças durante suas viagens a trabalho.
Explique o que você vai fazer na viagem
Antes de resolver o que fazer com as crianças, é preciso explicar pra elas como vão ser seus dias lá na viagem, para que ela não crie expectativas de que você está indo para se divertir. Além disso, se você estiver fazendo essa viagem sem eles, também é importante criar um espaço para que seus pequenos entendam que você também pode sair sem levá-los às vezes, por prazer ou necessidade.
1 – Como lidar com a viagem a trabalho sem as crianças?
Se seu filho não puder viajar com você, ele precisa ter com quem ficar. Recomendo que você deixe seu filho com seu marido, namorado, namorada ou esposa, pois são pessoas que eles têm intimidade, conhecem bastante e provavelmente convivem grande parte do tempo. Mas se isso for inviável, se você for mãe ou pai solo, veja se é possível que ele fique na responsabilidade um avô, de uma avó, ou de um tio ou até mesmo na casa de um amigo.
Uma coisa que você deve sempre ter em mente é que o seu filho não pode ficar sozinho na sua casa, ainda que ele já seja um pré-adolescente.
Dica: mantenha a rotina
Quanto mais novo seu pequeno, mais cuidado com a quebra de rotina você precisa ter. Ou seja, se seu filho é bem jovem, o ideal é que ele passe os dias que você estiver longe dentro da própria casa. Ou seja, ainda que ele fique com a vó ou com uma babá, é importante não mudar tanto a rotina dele. Então instrua essas pessoas para que elas mantenham os horários de acordar, dormir e comer o mais dentro do padrão possível.
Uma quebra de rotina pode deixar as crianças estressadas e desobedientes. Mas se a única solução for deixar na casa de outra pessoa, desencane. Explique como funciona a sua rotina e, se possível, deixe tudo anotado, principalmente horários de remédios e compromissos, se tiver.
Como lidar com a saudade?
Se seu pequeno ficar em casa (e principalmente você não estiver acostumada a viajar sem ele), pode ser difícil lidar com a saudade, mas para tudo tem jeito! Uma dica é fazer uma chamada de vídeo com eles pelo menos uma vez ao dia para conversar. Mesmo que você pense que seu filho é muito pequeno para isso, essa conexão é por você. Fale como foi seu dia, pergunte sobre o dia dele e demonstre interesse em seus assuntos, ainda que esteja cansada (cansado).
2- Como lidar com a viagem a trabalho com as crianças?
Antes de programar a viagem com o seu filho ou afilhado lembre-se que a sua prioridade é o trabalho nesse caso e que ambos precisam estar preparados para uma rotina bem diferente da de uma viagem a lazer. Provavelmente você estará ocupada com reuniões, encontros com clientes e não terá tanto tempo para brincar com seus filhos.
O que levar para distraí-los:
Uma boa saída para os momentos em que você tiver que levá-los em reuniões ou em algum encontro com cliente é sempre deixar os entretidos com algum brinquedo que eles gostam. portanto tenha sempre em mão uma pelúcia, uma boneca, um carrinho ou até mesmo um tablet se seu filho gostar de jogar joguinhos ou assistir filmes (e se fizer sentido para você!).
Separe sempre uma boa quantidade de coisas para seu filho se distrair e leve em uma mochila. Saiba exatamente como montar essa sua mala de viagem, mas não se esqueça do que levar na sua mala a trabalho! Se a criança ainda for pequena, deixe tudo com você e verifique se seu bebê não precisa ser alimentado, trocar fralda, etc. Parece óbvio, mas no ambiente de trabalho em que você está acostumada a não ter ele com você é comum esquecer que seu pequeno não está na creche ou sob os cuidados da avó ou babá.
Tire um tempo livre para passear
Mesmo que você tenha poucos dias apenas para a sua viagem a trabalho, é importante fazer um esforço extra para levá-lo em algum lugar legal. Assim você aproveita e já tem um tempo de qualidade juntos, fazendo alguma coisa que os dois gostem muito. Por exemplo: visitar um museu, conhecer uma praia, ir num restaurante legal ou até um passeio no shopping. Importante lembrar que só de estarem juntos em um lugar diferente é o suficiente para aproximar os dois e criar uma conexão entre mãe (pai) e filho.
Conclusão
Eu sei que ambas as situações parecem difíceis de se lidar principalmente se você nunca passou por isso, mas existem vantagens em ambas por exemplo:
Vantagens do meu filho em casa:
- Você pode se concentrar totalmente no seu trabalho e aproveitar para fazer contatos, como já mencionei no post: “O que ninguém te conta sobre viajar a trabalho”
- Vocês dois aprendem sobre a independência;
- Você passa a entender que o seu filho é capaz de se virar muito melhor do que você imaginava ( é verdade, acredite).
Vantagens de uma viagem a trabalho com criança:
- Os dois aproveitam um tempo de qualidade juntos;
- Se seu filho uma criança mais velha, ele será capaz de entender a sua rotina e ver como funciona seu trabalho o que é muito valoroso para ele;
- Seu filho se sentirá muito orgulhoso por estar te ajudando com o trabalho, isso ajuda a criar memórias e responsabilidade.
Existem diversas outras vantagens em ambos os lados, mas com essas já é possível mensurar o quão valioso é cada uma dessas situações. Independente do tipo de viagem a trabalho que você vai fazer, seja levando seus filhos ou não, saiba que vai ser muito bom para ambos os lados: para você e para o seu filho.
Espero que com esse post você tenha conseguido ficar tranquila com a ideia de viajar a trabalho com filhos, levando eles com você ou não. Não esqueça de nos seguir no nosso Instagram @sejaceo! Lá falamos muito sobre empreendedorismo, viagens, vida pessoal e minha experiência de como eu concilio minha vida com minha filha e meu dia a dia como mulher empreendedora.
Boa tarde, como resolver legalmente isso. Eu e meu esposo viajando a trabalhista Portugal como proceder para levar nossa filha de 10 anos e não ter problema?